Qual o melhor horário para malhar?

Os exercícios devem ser feitos no período em que o corpo se adapta melhor, mas cada horário tem suas vantagens e desvantagens

Escrito por

Continua após o anúncio

Quando o assunto é atividade física, não existe um horário ideal. Há quem prefira pular da cama bem cedinho para levantar peso ou correr no parque, outros preferem reservar um tempo à tarde ou à noite para praticar esportes ou ir para a academia.

A escolha do melhor horário para malhar depende do espaço na agenda, da rotina de estudos e dos compromissos de cada um. Outro fator que deve ser considerado é o seu ritmo e gostos pessoais, se prefere atividades mais intensas ou mais tranquilas. Afinal, cada pessoa conhece seu relógio biológico e sabe como o corpo reage em cada situação.

Embora não exista comprovação de que um período ou outro seja melhor para malhar, cada um apresenta vantagens e desvantagens que podem influenciar nos resultados dos exercícios e também na saúde.

Por isso, antes de decidir qual o melhor horário para malhar é preciso conhecer os prós e contras de cada um para saber lidar melhor com eles. Isso também ajuda a aproveitar ao máximo os treinos na parte da manhã, tarde ou noite.

Manhã

Encarar a malhação logo cedo tem a vantagem de acelerar o organismo no início do dia, espantar o sono e ter mais disposição para o restante das tarefas. Além disso, o organismo tem mais chances de se recuperar com as refeições ao longo do dia.

Por outro lado, é preciso ter atenção especial quanto à alimentação ao malhar de manhã. A atividade física acelera o consumo de açúcar no sangue e se a pessoa estiver mal alimentada, pode ter enjoos, fraqueza e até desmaios.

Portanto, a dica é tomar um café da manhã nutritivo, com carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e esperar ao menos uma hora antes de ir para academia ou sair para a caminhada. Isso porque o corpo precisa de um tempo para fazer o processo de digestão e força-lo depois de comer pode causar náuseas e refluxo gástrico.

Tarde

Malhar à tarde é bom para quem sente sonolência no período da manhã e não consegue ir à academia no período da noite por conta do cansaço. Outra vantagem é que, por diversos fatores, o metabolismo intensifica a potência física do corpo na parte da tarde.

Além da força, outro fator que pode colaborar é a temperatura do corpo, que costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. Mas essa vantagem do treino vespertino não vale para atividades aeróbicas, como correr ou pedalar, só se aplica aos exercícios anaeróbicos, como a musculação.

Continua após o anúncio

Noite

Fazer exercícios à noite não é recomendado para quem precisa dormir cedo ou tem dificuldades para pegar no sono. A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, que gera euforia e mantém a pessoa acordada. Mesmo assim, há quem consiga dormir tranquilo depois de do treino.

O movimento menos intenso nas academias e as temperaturas mais amenas são as principais vantagens de malhar à noite.

A alimentação antes do treino deve ser bem equilibrada, tanto na qualidade quanto na quantidade dos alimentos para evitar estoque de energia na forma de gordura.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Fitness

Para você