Qual é a melhor maneira de repor o colágeno para uma pele linda?

Entenda como fazer o organismo continuar produzindo essa proteína quando começamos a envelhecer

Escrito por Daniela Hueb

Foto: Thinkstock

O colágeno é uma proteína superimportante pra manter a pele firme e, claro, linda! Isso porque a principal função do colágeno (que representa cerca de 25% de toda a proteína do nosso corpo) é manter as células firmes e unidas, dando sustentação à pele, além de deixar os cabelos e as unhas mais firmes, ajudar no funcionamento do intestino e manter a hidratação da pele.

Desde que nascemos, nosso organismo produz o colágeno que necessitamos, com a ajuda de uma alimentação balanceada, obviamente. Mas conforme a gente envelhece, o corpo vai perdendo a capacidade de fabricar colágeno. Depois dos 50 anos, por exemplo, o organismo fabrica apenas 35% da quantidade que necessitamos. Por isso que envelhecemos e a pele vai perdendo a sustentação, o cabelo fica mais fraco e por aí vai.

É possível reverter o quadro?

Fazer com que seu corpo produza o colágeno que produzia aos 20 anos é impossível, alguns efeitos do tempo são complicados de reverter completamente – o que é natural.

Mas com o avanço da indústria farmacêutica e da medicina estética, há inúmeras opções de medicamentos e tratamentos que fazem com que sua pele produza mais colágeno e sua aparência fique rejuvenescida. Veja quais são:

Tratamentos estéticos

Peelings, lasers e cia. ajudam a pele a fabricar mais colágeno nas áreas tratadas e assim você consegue ganhar uma pele mais bonita em pouco tempo. Você pode combater rugas, estrias, manchas e celulite quando a pele produz mais colágeno e se rejuvenesce.

Pergunte ao seu dermatologista: afinal, há várias opções de tratamentos e seu médico ainda pode combinar mais de uma opção para que o efeito seja mais poderoso.

Os suplementos de colágeno

Há opções de diversas marcas e nos mais diferentes formatos para que você acrescente o colágeno à sua alimentação: em pó, barras, cápsulas, injeções ou até em forma de shake, mas não adianta muito tomar por conta própria.

O que é certo é que ainda existem poucos estudos sobre o benefício do suplemento de colágeno, por isso o ideal é que o suplemento seja indicado por seu nutricionista, depois de avaliar como é sua alimentação e sua rotina. É fato que quanto melhor for a sua alimentação e seus hábitos diários, mais fácil será a absorção do colágeno.

Por exemplo, alguns fatores influenciam bastante este processo de reposição: presença de vitamina C e D na alimentação, beber bastante água, além de fazer atividade física e se expor ao sol com moderação e com os cuidados certos (leia-se: muito protetor solar e fugir do sol no horário mais crítico, das 10h às 16h).

A melhor opção: o colágeno hidrolisado é um dos mais indicados, pois é mais facilmente absorvido pelo sistema gastrointestinal.

Nunca tome colágeno por conta própria

Isso mesmo! Ir à farmácia e comprar sozinha não é uma boa opção, pois o consumo de suplemento pode ter efeitos colaterais, ainda mais se você possui alguma restrição alimentar, já que os produtos disponíveis em farmácias são feitos a partir do colágeno de bovinos e suínos.

O ideal é que você tome o suplemento com prescrição médica, só assim você terá a certeza de que ele vai fazer o efeito que você deseja. Um nutricionista pode lhe receitar também uma receita manipulada, mais específica às suas necessidades. Por isso é tão importante a consulta.

Afinal, não adianta nada se automedicar sem garantias do efeito desejado ou, pior ainda, sofrer com algum efeito colateral. Uma coisa é certa, por mais que você se informe sobre o assunto, precisa de um médico pra ter certeza de que não fará a escolha errada, esse profissional ainda avalia todos os seus hábitos pra poder indicar o tratamento mais preciso. Não dá pra brincar com sua saúde, concorda?

Assuntos: Pele, Rugas

Dicas pela Web