Quais são os cuidados que gestantes devem ter com o cabelo?

Fazer hidratações caseiras e usar cosméticos indicados para o seu tipo de fio é essencial, veja mais dicas

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

A gestação é uma das épocas mais aguardadas pelas mulheres. Período de autoconhecimento feminino e claro, realização. E não é que o famoso ditado popular: “mulher grávida, fica mais bonita”, tem razão, afinal, a ação dos hormônios e os cuidados com a alimentação deixam a pele e os cabelos bem mais saudáveis.

Mas isso não significa que você deve deixar de lado alguns cuidados diários que são extremamente necessários para manter a saúde e a beleza da mulher. Os cabelos, por exemplo, são uma das partes do corpo que merecem atenção.

Durante a gestação, é comum haver mudanças nos fios: os que eram lisos, podem ficar secos ou vice versa. Isso acontece devido a atuação dos hormônios, mas em geral, os fios voltam ao normal após o término da gravidez.

Use xampu e condicionar para o seu tipo de fio

Escolher os cosméticos que são indicados para o seu tipo de cabelo é essencial para trazer hidratação e viscosidade aos seus fios. Isso porque esses produtos são fabricados para atender justamente as suas necessidades. “Não só as grávidas como também as não gestantes devem incentivar nos produtos certo para o seu cabelo. Alterar marcas, pelo menos, duas ou três vezes por mês também pode ajudar a trazer maior brilho e saúde para os seus cabelos”, explica a cabeleireira Juliana Campos.

Hidratações caseiras sim!

Hidratar os cabelos com babosa e as famosas receitas caseiras é recomendado. Juliana alerta que “os cremes feitos em casa são eficazes também. O ritual antigo da vovó de passar babosa nos fios é ideal e deixa os cabelos saudáveis e brilhantes”.

Apostar também nas hidratações com cremes indicados pelo dermatologista durante a gestação é essencial. “A gestante nunca pode usar cosméticos sem orientações médicas. É preciso ter o acompanhamento do dermatologista para que ele indique as melhores opções. No caso dos cremes hidratantes, recomendo usar, pelo menos, uma vez a cada 15 dias”, diz Juliana.

Não faça nada sem orientações médicas

O ideal é que gestantes não utilizem nenhum tipo de produto químico, pois os componentes podem trazer complicações ao feto e alergia à mamãe. Por isso, antes de aderir a qualquer produto ou até mesmo creme, não esqueça de pedir orientações do seu ginecologista. “As gestantes devem verificar se o produto ou cosmético que vai usar não causará nenhum problema futuramente”, comenta Juliana.

Assuntos: Gravidez

Para você