Pudim de pão tem nome estranho mas fica delicioso: veja receita

Escrito por Isabella Tamaki

Foto: iStock

Apesar do nome diferente, o pudim de pão é uma receita prática que, como o nome sugere, utiliza pão na massa. O pudim é a sobremesa querida dos almoços de família e você pode surpreender a todos com essa receita de dar água na boca.

O pudim de pão simples é feito de ingredientes como ovos, leite, leite condensado e pedaços de pão amanhecido. Além de prática, essa receita evita desperdícios e é perfeita para quem sempre deixa sobrar alguns restos de pão. Para saber como fazer um pudim de pão irresistível, acompanhe as receitas e se delicie!

Pudim de pão rápido e fácil

Foto: iStock

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 240 ml de leite
  • 2 latas de leite condensado (395g)
  • 2 pães franceses

Passo a passo:

  1. Em um liquidificador, adicione os ovos, o leite, o leite condensado e, por fim, o pão francês. Com o auxílio de uma colher, empurre os pedaços de pão até que eles estejam molhados com o resto dos ingredientes
  2. Abaixe a tampa do liquidificador e deixe bater por 5 minutos
  3. Em uma forma já preenchida com calda caramelizada, despeje os conteúdos já batidos no liquidificador
  4. Cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 1 hora e 10 minutos
  5. Quando a massa estiver fria, é só desenformar e está pronto!

Prático e superfácil de fazer, é uma sobremesa perfeita para os almoços em família. Fica uma delícia servir acompanhado de sorvete!

Outras receitas de pudim de pão

Além da receita bem simples que você viu acima, há outras deliciosas que também utilizam a massa feita com pão, ovos e leite. Se você gosta de pratos mais elaborados e cheios de sabor, veja algumas receitas de pudim de pão.

Pudim de pão com frutas vermelhas

Foto: Reprodução / Vai comer o que

Essa receita é sofisticada e demanda certo tempo de preparo. O que torna essa sobremesa especial são as frutas vermelhas e o creme, ambos montados juntos com a massa deliciosa feita com pedaços de pão e croissant. Há três etapas principais nessa receita: a preparação da geleia de frutas, a elaboração do creme e a montagem do prato. É necessário deixar a massa coberta na geladeira por 8 horas para então assar. Acesse a receita completa.

Leia também: 10 receitas de pudim Romeu e Julieta para os fãs desta combinação perfeita

Pudim de pão com especiarias e passas

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

Similar com a base da receita tradicional, a deste pudim é feita com ingredientes simples como leite, ovos e pão. O sabor especial está nas especiarias, como a baunilha, o cravo, o rum e é claro, as passas. Essa sobremesa é prática e perfeita para fazer nas festas de fim de ano. Acompanhe o passo a passo.

Pudim de pão e caramelo

Foto: Reprodução / Diga Maria

Com a base tradicional feita com leite, ovos e pão, esse pudim conta com um creme caramelizado especial. Nessa receita o pão é mantido em pedaços, resultando em duas consistências: uma mais macia, e outra crocante e dourada por cima. Para a preparação do creme de caramelo, a receita pede açúcar e creme de leite, fica irresistível! Acompanhe a receita completa.

Pudim de pão de maçã

Foto: iStock

Também conhecida como “apple bread pudding”, essa receita é simples e deliciosa e você pode fazê-la em uma tigela individual. A sobremesa leva ingredientes como o açúcar refinado e o mascavo, além de frutas secas como a uva passa e a maçã para o gostinho especial. Leva apenas 30 minutos para cozinhar e pode ser servido com sorvete e creme. Confira o passo a passo.

Pudim de pão salgado

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

E se você prefere salgado, essa é uma alternativa de pudim de pão para você. Prática, você pode fazê-la com ingredientes que já tem na sua geladeira, como salsicha, queijo, cebola, tomate e ovos. Feita a base de pão, leva apenas 20 minutos para assar no forno a 180º. Confira os ingredientes e o passo a passo detalhado.

É fácil fazer um pudim delicioso, e você pode inventar novas receitas adicionando ingredientes de sua preferência, como frutas ou até mesmo queijo. Não tenha dúvidas de que você vai impressionar a todos com essa receita.

Leia também: 19 receitas de pudim gelado que arrasam em qualquer ocasião

Assuntos: Alimentação

Para você