10 receitas de pudim de maria-mole para uma sobremesa irresistível

Pudim que não vai ao forno? Isso mesmo! Aprenda a fazer essa sobremesa deliciosa e de poucos ingredientes!

Escrito por Nicole Dias

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

Muito tradicional na mesa brasileira, a maria-mole nada mais é do que um doce cujos ingredientes principais são açúcar, claras em neve e gelatina incolor. Pode ser comprada pronta, em caixinhas de sabores variados, ou preparada em casa mesmo.

A maria-mole é uma invenção de Antonio Bergamo, descendente de italianos que fabricava doces em São Paulo. Ele procurava um jeito de aproveitar as claras de ovos, e ao acrescentar gelatina à mistura, viu que o resultado foi um doce que não endureceu. Foi daí que surgiu o nome maria-mole. Legal, né?

Utilizando a maria-mole você pode fazer um delicioso pudim que não vai ao forno e precisa de poucos passos para ser preparado. É daquelas sobremesas rápidas e que todo mundo ama.

O pudim de maria-mole pode apresentar diferentes versões e sabores. Tendo a mesma base de ingredientes, é possível colocar a imaginação para funcionar e misturar os sabores que mais agradam ao seu paladar. A calda também pode ser do que você preferir, do tradicional açúcar caramelado até geleia de frutas ou raspas de chocolate. É de ficar com água na boca!

Confira 10 receitas de pudim de maria-mole mega simples de fazer. A parte mais difícil vai ser esperar pelas horas que o pudim precisa ficar na geladeira – mas a espera é recompensada, pode ter certeza!

Leia também: 10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Pudim de maria-mole tradicional: essa aqui é daquelas sobremesas que derretem na boca, sabe? O pudim em si não precisa de forno nem fogão, apenas liquidificador e geladeira. Já a calda consiste em açúcar e água, que são cozidos juntos até virar um caramelo.

2. Pudim de maria-mole com coco: pudim saboroso, com textura gostosa e fácil de fazer. Como não amar? Dissolva a maria-mole em leite quente, bata os ingredientes no liquidificador, leve para gelar até endurecer. Polvilhe coco ralado e deguste. 😉

3. Pudim de maria-mole com caramelo: pudim que não vai ao forno? Sim! Para quem ama uma receita prática, essa é ideal! O segredo desse pudim é a calda caramelada, feita com uma xícara de açúcar em fogo baixo.

Foto: Reprodução / Prato Fundo

4. Pudim de maria-mole com caramelo e coco: procurando por uma receita bem rápida e gostosa? Achou! Para preparar você precisa de essência de baunilha, coco ralado, uma caixa de maria-mole, leite quente, açúcar, uma caixa de creme de leite e uma de leite condensado.

5. Pudim de maria-mole com toque de baunilha: uma receita, duas versões. O que muda é a sua preferência: mais baunilha ou mais coco? Spoiler: as duas opções são cheias de sabor e mega práticas.

Leia também: 12 receitas de danoninho caseiro com gostinho de infância

6. Pudim de maria-mole com calda de maracujá: que tal apostar em uma calda diferente para o seu pudim de maria-mole? Nessa receita, a autora colocou uma geleia de maracujá com menta em banho maria, para amolecer, e espalhou por cima do pudim. Hmmmmm!

7. Pudim de maria-mole com calda de chocolate: receita que leve chocolate como ingrediente é garantia de sucesso! A calda é feita com leite e chocolate meio amargo. Para fazer o pudim, você pode substituir o creme de leite por iogurte.

8. Pudim de maria-mole de chocolate: para os apaixonados por chocolate, uma deliciosa opção. Caso você não queira utilizar a maria-mole em caixinha, pode trocar por gelatina sem sabor e chocolate em pó. Capriche na decoração enfeitando o seu pudim com raspas de chocolate branco.

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

9. Pudim de maria-mole com calda de ameixa: essa receita também pode ser chamada de manjar de coco. No entanto, ela não precisa ir ao fogo! Se você não gosta de ameixa, pode experimentar fazer a calda em outro sabor, ou derramar um pouco de leite condensado por cima do pudim, polvilhando com coco ralado. Fica especial!

10. Pudim de maria-mole fake: o mesmo sabor que um belo pudim de leite, mas sem precisar levar ao forno. Aplaudindo de pé! E para o seu pudim ficar ainda mais bonito, experimente preparar em mini forminhas. Fica um charme na hora de servir a sobremesa.

Leia também: 10 receitas de iogurte grego caseiro para você se deliciar gastando menos

Curtiu essas receitas? A melhor parte é que são todas muito simples e até quem não está muito familiarizado com a cozinha pode preparar. Experimente em casa e se refresque com essa delícia!

Para você