21 receitas de pudim de leite condensado que agradam a muitos paladares

Feita geralmente com leite condensado, leite, ovos, água e açúcar, esta sobremesa é prática e deliciosa

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / I could kill for dessert 

O pudim de leite condensado é, sem dúvidas, uma das sobremesas mais amadas entre os brasileiros. Mas, você sabia que é uma das heranças dos colonizadores portugueses? Tudo começou com o tradicional pudim de leite, inventado bem antes do leite condensado, tendo como base leite, açúcar e muitos ovos.

Depois, com a chegada do leite condensado no Brasil, em 1890, assinada pelo suíço Henri Nestlé, o produto virou sucesso entre as cozinheiras e logo “se fundiu” à receita do tradicional pudim de leite, deixando este doce mais “completo” e muito mais gostoso.

Hoje, o sucesso do pudim de leite condensado é indiscutível… Difícil encontrar alguém que resista esta sobremesa que, além de saborosa, é fácil de fazer e relativamente econômica (já que leva poucos ingredientes).

Na hora de fazer o pudim de leite condensado, apesar das receitas bem clássicas, cada pessoa tem suas preferências… Há quem o prefira “com furinhos”, há quem tenha truques para deixá-lo sem… Tem aqueles que gostam dele mais “firme”, assim como quem aprecie um pudim bem cremoso.

De toda forma, independentemente da receita, é fato que o pudim de leite condensado é uma sobremesa prática, saborosa e que agrada a muitos paladares! Então, inspire-se e escolha sua receita preferida!

Leia também: 10 receitas de iogurte grego caseiro para você se deliciar gastando menos

Pudins tradicionais e irresistíveis

Foto: Reprodução / Vai comer o quê? 

1. Pudim de leite condensado básico: uma receita supersimples, para fazer sempre que der vontade deste doce irresistível. Você usará apenas leite condensado, leite, ovos e açúcar para caramelizar.

2. Pudim de leite condensado perfeito: você precisará apenas de leite condensado, leite, ovos e açúcar cristal. Depois de pronto, o pudim deve ficar cerca de 8 horas na geladeira, então lembre-se de preparar com antecedência!

3. Pudim de leite condensado cremoso: para fazer esta delícia, você precisará de leite condensado, leite integral, essência de baunilha, ovos, açúcar e água. O preparo não tem segredos e o resultado é incrível.

4. Pudim de leite condensado delícia: se você gosta de um pudim supercremoso e sem furinhos, essa receita é pra você! Caso prefira com furinhos, é só bater os ingredientes no liquidificador e pular a etapa de passar na peneira. Mas seja com ou sem furinhos, este pudim fica maravilhoso!

5. Pudim de leite condensado no pote: você pode usar esta receita e preparar esse pudim de forma tradicional, mas a verdade é que fazê-lo no potinho deixa sua sobremesa muito mais charmosa e diferente. Boa pedida para fazer e encantar seu amor num dia especial!

Leia também: 22 receitas de torta de limão que vão deixar você morrendo de vontade de experimentar

6. Pudim de leite condensado aerado: é simples de fazer e uma verdadeira delícia! Tem furos por fora, porém, é denso e cremoso por dentro. Você usará apenas leite condensado, leite, ovos e açúcar cristal para caramelar a forma.

7. Pudim de leite condensado firme e brilhoso: um pudim que fica mais “durinho”, é cremoso e sem furinhos. Você usará leite condensado, leite, ovos caipiras e açúcar e água para a calda. O preparo não tem segredo!

8. Pudim de leite condensado do chef Flavio Frederico: aprenda a fazer pudim de leite condensado sem furinhos com um dos melhores chefs confeiteiros do país, Flavio Federico. Com certeza todos vão amar o resultado.

9. Pudim digno da ceia de Natal: o pudim perfeito para sua ceia de Natal ou qualquer outra ocasião especial. Você usará apenas água, açúcar, leite condensado, leite, ovos, pasta de baunilha (ou extrato ou fava de baunilha).

10. Minipudim de leite condensado com furinhos: pequenos, esses pudins deixam sua sobremesa muito elegante, além de deliciosa. Na receita foi usada forma para muffins grande, com 140 g em cada cavidade, mas você pode utilizar forminhas com 120 g cada e assim renderá 8 minipudins.

Leia também: 10 receitas saborosas e diferentes de arroz doce para alegrar toda a família

11. Minipudim de leite condensado sem furinhos: feitos em miniforminhas, esses pudins ficam deliciosos, além de lindos. Você precisará apenas de açúcar, água, leite condensado, leite, ovos e extrato de baunilha (ou fava de baunilha). O rendimento é de seis porções.

Pudins um tanto diferentes

Foto: Reprodução / Cozinha Legal 

12. Pudim de leite condensado de micro-ondas: tão bom quanto o feito tradicionalmente. Você pode fazer esta receita em uma caneca (ou duas dependendo do tamanho) ou em potinhos.

13. Pudim de leite condensado com coco: às vezes é bom dar um toque especial a uma receita que já é deliciosa, né? Este pudim ganha coco fresco ralado e fica bem diferente do original, mas muito gostoso.

14. Pudim de leite condensado com baunilha: nesta receita, o caramelo é feito só com açúcar. O processo é mais rápido e você pode mexer à vontade no açúcar enquanto carameliza. A única coisa importante é não deixar ele na panela depois de pronto, porque o caramelo endurece em questão de segundos.

15. Pudim de leite condensado com cream cheese: pudim de leite condensado já é uma delícia, imagina então quando ganha cream cheese na preparação?! Além disso, a receita é fácil. Vale a pena provar.

Leia também: 70 receitas de sobremesas maravilhosas para adoçar o seu dia

16. Pudim de leite condensado com ricota: esse pudim ganha o toque especial da ricota. Para deixar a textura um pouco mais firme, a dica da receita é adicionar um pouquinho de amido de milho, mas isso é opcional.

17. Pudim de leite condensado com coco e cream cheese: um pudim que fica delicioso, derrete na boca. Quem quiser pode substituir o cream cheese por requeijão cremoso, dá certo também. Boa dica pra quem gosta de variar as receitas!

18. Pudim de leite condensado com maisena: de preparo superfácil, este pudim leva apenas leite condensado, leite integral, ovos e uma colher de maisena, que dá um toque especial em relação à textura.

19. Pudim de leite condensando com castanha de caju: para ficar com “ar de festa” e mais irresistível, este pudim leva castanha de caju moída por cima. Você pode também substituir a castanha de caju por nozes, se preferir.

20. Pudim de leite condensado com abóbora: um pudim que fica muito cremoso. O gosto da abóbora nem é sentido, só sua cremosidade irresistível. Vale a pena acrescentar este ingrediente, todo mundo vai se surpreender com o resultado!

21. Pudim de leite condensado diet: para comer sem culpa! Você precisará apenas de adoçante de forno e fogão, ovos, leite condensado em pó diet, água, leite e favas de baunilha (opcional).

Tanto as versões tradicionais, quanto as mais elaboradas de pudim de leite condensado são simples de fazer, levam poucos ingredientes e agradam a maioria dos paladares! É a sobremesa certa para seu almoço de fim de semana ou outras ocasiões especiais!

Dicas pela Web