Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Proteja-se dos perigos escondidos nos salões de beleza

A higiene dos instrumentos usados para cuidar da beleza é assunto sério, conheça alguns cuidados que podem evitar doenças

em 16/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Frequentar o salão de beleza é ótimo para mudar o visual, deixar a depilação em dia, caprichar nas unhas e ainda colocar a fofoca em dia. Mas poucas mulheres se dão conta sobre os perigos escondidos nos salões de beleza, já que são ambientes aparentemente inofensivos.

A falta de higiene e o uso de equipamentos inadequados para a esterilização das ferramentas podem levar tanto clientes como as próprias manicures a contrair doenças. Entre elas, a hepatite C, que causa uma inflamação do fígado que pode provocar cirrose hepática e câncer.

O alicate é o grande vilão. Procedimentos como remover as cutículas e manipular unhas encravadas são os que mais oferecem riscos. Quando a pele dessa região é removida, fica exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus que podem causar micoses e infecções.

Para evitar o problema, certifique-se de que os alicates do salão são esterilizados da forma adequada a uma temperatura de 170 graus.

Outras soluções são levar seu próprio alicate de casa ou remover somente os excessos da cutícula, empurrando o restante com uma espátula. As lixas de unha e palitos de madeira precisam ser obrigatoriamente descartáveis, já que entram em contato com a pele e não podem ser esterilizados.

As bacias com água usadas para amaciar a pele das mãos e dos pés devem ser revestidas com um plástico descartável. Depois, os recipientes precisam ser bem lavados e desinfetados. Quando se trata de depilação, observe se a cera é descartável e se a cama é forrada com papel ou tecido, que precisa ser trocado a cada nova cliente.

Na hora de cuidar das madeixas, a preocupação deve com a limpeza das escovas e pentes, que retêm fios de cabelo de partículas da descamação natural do couro cabeludo. Se forem usadas em várias pessoas sem a higiene adequada, podem causar caspa. Os cuidados são simples: é só lavar escovas e pentes com muita água e sabão.

Mesmo com os cuidados de higiene, o ideal é que o salão forneça instrumentos individuais para as clientes. Para driblar esses riscos, monte um kit particular e carregue sempre na bolsa.

Comentários
Dicas relacionadas