Bem-estar

10 promessas de Ano Novo que valem a pena fazer

Canva

Atualizado em 22.11.22

Entra ano e sai ano e as promessas de Ano Novo parecem ser sempre as mesmas. Já reparou nisso? Uma das formas de mudar um pouco esse padrão e tentar realmente levar adiante essas decisões de mudança de vida é procurando ideias que tenham um significado pessoal. Isso é, que não sejam baseadas em expectativas da sociedade ou do seu círculo social.

É muito mais difícil cumprir decisões que não são coisas que seu coração realmente quer. Mas, quando você toma decisões por conta própria e se dedica de verdade, tudo se torna possível. Por isso, que tal mudar um pouquinho as suas promessas de Ano Novo desta vez? Veja sugestões de coisas que valem a pena prometer:

1. Parar de fazer algo no próximo ano

iStock

Em vez de adicionar mais uma tarefa para fazer no ano que vem, que tal retirar uma e focar com mais qualidade nas outras? Talvez isso seja exatamente o que você precisa deslanchar nas suas atividades.

2. Dar uma trégua para as pessoas

Muitas vezes, as pessoas querem ajudar e acabam sendo muito “duras” com aqueles com quem se preocupam. Às vezes, é bom dar uma trégua, criticar menos e deixar a pessoa fazer o que acha melhor. Isso também vale para inimizades e rancores. É hora de deixar isso de lado e focar em coisas boas.

Publicidade

3. Reconhecer as coisas que as pessoas fazem no seu dia a dia

iStock

Agradeça pelo almoço que sua mãe preparou, pela carona que seu irmão te deu, por aquele favor enorme que sua amiga fez e não pediu nada em troca. Agradeça ao caixa do mercado pelo atendimento, agradeça a quem te der passagem no trânsito. Essas pequenas atitudes vão dar ainda mais energia para o seu Ano Novo.

4. Informar-se melhor antes de compartilhar notícias nas redes

Em tempos de crise, informar-se corretamente é um dever de todo cidadão. Não espalhe notícias falsas. Verifique suas fontes em jornais de grande escala e confira se a fonte não é duvidosa.

5. Aprimorar-se em algo que você já sabe fazer

iStock

Se você já sabe tocar um instrumento, que tal investir em elevar seu nível de conhecimento nele? Praticar mais, estudar mais? A ideia vale para qualquer atividade. Natação, automaquiagem, idiomas… Enfim, invista em algo que você já conhece, mas tem a possibilidade de melhorar ainda mais.

6. Não ser “espertona(ão)” e não passar por cima de leis e pessoas

Essa é uma promessa muito importante e que pode mudar a vida de muita gente. Muitas vezes, parece que a única forma de conseguir as coisas é sendo o esperto, aquela pessoa cheia de truques para chegar primeiro a qualquer lugar.

Publicidade

Mas isso é uma atitude nobre? Não seria melhor ser verdadeiro, honesto e seguir as leis e regras como todo mundo? Por exemplo, não usar o caixa preferencial se você realmente não faz parte do grupo que tem direito a usá-lo. Reflita sobre isso.

7. Ouvir para entender e não apenas responder

iStock

Geralmente, as pessoas ouvem o que o outro tem a dizer apenas para poder respondê-lo. Muitas vezes, até mesmo já tendo a resposta antes de ouvir o que a pessoa vai falar. Mas e se, em vez disso, você realmente ouvisse o que a pessoa está dizendo para tentar entender – e não só reagir?

8. Não ser irresponsável com seus gastos

Quer iniciar o ano bem? Então já comece sendo mais responsável com a forma como gasta o seu dinheiro. Não gaste mais do que tem, poupe pelo menos uma parte do que ganha e evite fazer compras parceladas – principalmente itens que não são de grande necessidade, como roupas da moda do momento.

9. Parar de se importar tanto com aparência e bens materiais

iStock

E se você se deixar se soltar um pouco do status e curtir a vida sem se preocupar tanto com aparência, carros, roupas etc? Quando você foca nisso, nada parece ser suficiente. Sempre haverá alguém que tem mais, que mostra mais. Não vale a pena investir apenas em bens materiais. Curta sua vida e se deixe levar.

10. Prometer menos, fazer mais

Apesar de ser uma ideia um pouco irônica para uma lista de sugestões de promessas de Ano Novo, ela realmente faz sentido e é importante. Em vez de dizer “vou fazer isso”, que é uma frase que gera muita ansiedade e expectativas, apenas vá e faça. Não fale para ninguém, não precisa prometer nem para si mesma. Apenas faça.

Prometer e conseguir cumprir não é tão fácil, mas, se essas decisões realmente fazem sentido para você, não será tão difícil. Se os sonhos e as promessas são seus, a tendência é que as coisas ocorram mais naturalmente. Se você é supersticiosa e quer atrair apenas coisas boas para o próximo ano, aproveite e dê uma olhada nestas simpatias de Ano Novo!

Publicidade

Uma ariana típica que adora viagens, Star Wars, maquiagens, Senhor dos Anéis, pizza, cantar e séries, especialmente Breaking Bad, Dexter e Game of Thrones. Entre e fique à vontade!