Prepare sua casa para venda

Dicas para você mostrar o que sua casa tem de melhor e conseguir uma venda de sucesso

Escrito por Andressa Dias

Ao decidir que você quer vender a casa onde mora, é preciso tomar alguns cuidados para que o possível comprador tenha uma boa primeira impressão dela e fique com vontade de compra-la. Veja algumas dicas de especialistas para que você não erre na hora de preparar a casa para venda.

Reparos e pintura

A primeira coisa a se fazer é verificar se a casa precisa de alguns reparos e se a pintura está em dia. Como esses serviços geralmente demoram um pouco e deixam bagunça e sujeira, é melhor fazer isso antes de organizar e limpar a casa para coloca-la a venda. Dependendo do tipo de reparo necessário você pode fazer você mesma, ou então pode contratar serviços especializados.

Organização e limpeza

Depois que foram feitos os consertos necessários e a pintura, você precisa organizar e fazer uma faxina completa na casa. Organize pilhas de objetos e não deixe muitas coisas espalhadas pela casa.

Se você tiver muitos objetos pessoais na casa, como porta-retratos, você pode guardá-los para que a casa fique mais impessoal. Assim, você evita que o comprador sinta que esse já é o lar já tem dono e o desanime de fazer negócio.

Tente organizar a casa de modo que os espaços fiquem mais clean, sem objetos amontoadas ou um exagero de itens decorativos. Reorganize os móveis se considerar necessário, é importante que o possível comprador perceba quanto há de espaço para ser usado, caso ele resolva adquirir a casa.

A parte de fora da casa não deve ser esquecida. Se você mora em apartamento, verifique em que estado está o seu tapete de entrada e se a porta não está suja ou com algum defeito. Quem mora em casa, deve cuidar bem do jardim e das calçadas e também verificar se o portão está bem conservado, assim como as paredes externas da casa.

Para ter certeza de que você já organizou e limpou o máximo possível, chame uma amiga para verificar se ela consegue ver oportunidades de melhorar ainda mais o visual da sua casa. Afinal, como você mora ali há tanto tempo, é possível que já não consiga mais perceber os pequenos defeitos.

Informações importantes sobre a estrutura

Tenha consigo todas as informações que o comprador possivelmente precisará, como as dimensões dos cômodos e dos móveis que serão vendidos com a casa. Outra coisa que pode ser interessante dizer ao possível comprador é em quais horários o sol bate em cada face da casa.

Pequenos detalhes fazem a diferença

Muito cuidado com o cheiro dos ambientes da casa, certifique-se de que a casa está com um aroma agradável. Coloque algumas flores na mesa da sala e em algum aparador (se houver) e não deixe de alinhar quadros que estejam um pouco tortos na parede. Também use e abuse da iluminação natural e do frescor que janelas abertas podem oferecer, deixar o ambiente agradável pode salvar sua venda. Afinal de contas, estes pequenos detalhes podem fazer com que o comprador se apaixone ou desanime de fazer deste imóvel a nova casa dele(a).

Faça algumas perguntas a si mesma

Analisar algumas questões do ponto de vista do comprador pode te ajudar a perceber se sua casa está mesmo pronta para ser vendida, isto é, se ela vai passar uma boa imagem para que a pessoa queira compra-la. Um dos aspectos que você também deve levar em consideração é o público-alvo: Qual é o perfil de pessoa que pode gostar de morar nesta casa? Solteiros? Famílias? Pense a respeito.

Confira algumas perguntas que você pode fazer a si mesma ou a uma amiga para analisar o potencial de venda da sua casa:

  • Eu compraria esta casa?
  • Será que esta casa vale mesmo o preço de venda?
  • Objetos como maçanetas e peças do banheiro estão em bom estado?
  • Como eu me sentiria entrando nesta casa pela primeira vez?
  • A vizinhança é barulhenta?
  • Existem restrições para os habitantes da casa? (regras de prédios e condomínios)

Caso acredite que já fez tudo que podia ser feito para melhorar o visual da sua casa, agora o próximo passo é anunciar. Anuncie com uma imobiliária, capriche em um placa de venda, coloque sua casa nos classificados ou até comece um blog para vender a casa. Mas não se esqueça de manter sempre o seu público-alvo em mente.

Assuntos: Organização

Dicas pela Web