Pratique corrida

Dicas para você iniciar uma atividade física que promove o bem estar e benefícios ao corpo

Escrito por Alessandra Busko

A corrida é uma atividade física que fortalece os músculos, ossos, promove o bem estar e ainda traz vários benefícios para o nosso corpo. Entre os benefícios da corrida estão o favorecimento do processo de emagrecimento, condicionamento cardiorrespiratório, prevenção de diversas doenças, da insônia e liberação do estresse acumulado ao longo do dia.

Mas para iniciar uma atividade física e praticar uma corrida saudável e sem riscos, algumas dicas são fundamentais.

Faça uma avaliação física com um profissional para que ele possa verificar seu tipo físico, programar o tempo essencial para sua corrida e acompanhar os resultados. Para que o treino de corrida dê ótimos resultados, é preciso aliar o exercício a uma reeducação alimentar e seguir uma dieta balanceada.

A escolha do calçado utilizado para praticar corrida também pode fazer diferença. Escolha modelos de tênis que sejam apropriados para correr, de preferência com amortecedores e do tamanho correto, nada nem muito largo nem apertado.

O alongamento é indispensável antes e depois de qualquer atividade física. Caso sinta dores no corpo com muita frequência durante e depois de praticar corrida, é preciso procurar um médico especialista no assunto.

Comece alternando a caminhada com a corrida até atingir o tempo máximo de 30 minutos. Inicie a corrida devagar e vá acelerando o passo até quanto o seu corpo aguentar.

Lembre-se que atividade física em excesso e de forma inadequada pode ser prejudicial para a saúde e provocar graves lesões, por isso é aconselhável fazer apenas o adequado para o seu tipo físico.

Assuntos: Fitness

Dicas pela Web