Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Por que é importante mastigar bem?

Entenda a influência da mastigação no processo digestivo e na estimulação da saciedade

em 02/03/2012

O processo digestivo começa na boca. Este é um dos principais motivos que tornam a mastigação tão importante. No dicionário, mastigar significa triturar com os dentes. Portanto, ao reduzir os alimentos em pedaços menores, a mastigação facilita a ação das enzimas digestivas sobre eles e ainda evita alguns transtornos frequentes, como azia, má digestão e sonolência após a refeição.

Boa parte dos problemas digestivos pode ter origem na mastigação insuficiente, já que engolir alimentos em pedaços grandes exige maior esforço do estômago no processo digestivo.

Comer com pressa também é prejudicial. Quem come com pressa, ao final da refeição fica com aquela sensação de peso no estômago, sente-se empanturrado. O melhor mesmo é comer com calma, dando tempo para o organismo assimilar os nutrientes.

Mas não é apenas no processo digestivo que a mastigação auxilia. Ela também pode ajudar a controlar o quanto comemos. Ou seja, uma boa mastigação estimula a saciedade, um controle do cérebro que serve para regular a quantidade de alimentos ingeridos. Isso é importante para quem precisa controlar a ingestão da comida para controlar também o peso na balança.

Outra questão importante, é quanto ao jeito de mastigar. Um dos principais erros que as pessoas cometem sem perceber é o de mastigar usando só um lado da boca ou de mastigar somente abrindo e fechando a boca, sem fazer movimentos horizontais. A mastigação precisa ser intensa, mas não adianta só mastigar várias vezes. É preciso mastigar com calma, de um lado de outro para evitar dores e outros problemas, como desalinhamento dos dentes.

Comentários
Dicas relacionadas