Isso é o que acontece com o seu corpo depois de um mês comendo duas bananas por dia

A variedade de nutrientes presentes nas bananas oferecem diversos benefícios para a saúde. Veja a lista completa!

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

A banana é considerada um alimento completo e com potencial para ser a próxima grande revolução da saúde, por estar cheia de nutrientes. Mas, muitas vezes, a subestimamos.

A fruta é rica em açúcares naturais, sacarose e frutose, minerais, vitaminas e fibras e seu consumo regular é capaz de proporcionar excelentes benefícios à saúde, inclusive no combate ao câncer. Isso acontece especialmente depois que estão maduras, quando começam a surgir na casca algumas manchas marrons.

Essas manchas são formadas por uma substância que bloqueia a propagação e o crescimento das células tumorais e são ricas em antioxidantes que podem aumentar o sistema imunológico. Por isso, na hora de escolher, fique atento às frutas mais maduras.

O ideal é comer duas bananas ao dia e, ao longo de um mês, os resultados já estarão surgindo. Veja alguns dos mais importantes benefícios do consumo para a saúde e o bom funcionamento do organismo:

1. Combatem a azia

Foto: iStock

As bananas atuam como antiácidos, aliviando o refluxo ácido e a azia, e todos os sintomas desagradáveis relacionados. Apenas uma banana é capaz de fornecer resultados imediatos em caso de azia. Também auxiliam contra a constipação, pois seu conteúdo rico em fibras leva a movimentos intestinais regulares.

Leia também: Bananas: benefícios e dicas sobre o amadurecimento da fruta

2. Aumentam a energia

Foto: iStock

Comer uma ou duas bananas antes do treino diário vai garantir a energia necessária por até 1 hora. Além disso, são ricas em minerais, vitaminas, e têm altas quantidades de potássio e baixo índice glicêmico, o que vai aumentar sua resistência e evitar cãibras musculares.

3. Reduzem a pressão sanguínea

Foto: iStock

As bananas podem efetivamente reduzir a pressão arterial elevada e prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, porque reduzem o sódio. E o potássio ajuda a promover a saúde do coração.

4. Tratam a úlcera

Foto: iStock

A fruta é excelente para as úlceras de estômago, porque não causam dor e sua textura suave ajuda a cobrir o revestimento do estômago. Assim, evitam irritações e ácidos corrosivos.

5. Controlam a temperatura do corpo

Foto: iStock

As bananas são capazes de regular de forma eficiente a temperatura corporal e são extremamente úteis no caso da febre.

6. Combatem a depressão

Foto: iStock

O triptofano é um dos ingredientes da banana que, ao entrar no corpo, é transformado em serotonina, que é um neurotransmissor cerebral. Isso leva ao relaxamento e ao humor melhorado, ajudando em casos de depressão.

Leia também: 12 frutas com poucas calorias para você comer à vontade

7. Tratam a anemia

Foto: iStock

A fruta fornece ao corpo o ferro necessário, aumentando o suprimento de sangue, pois estimulam a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina.

Além de todos esses benefícios, as bananas também são ricas em vitamina B, que acalma o sistema nervoso, relaxa o corpo e a mente, e alivia casos de estresse.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web