Pole dance: a atividade capaz de mudar sua autoestima

Escrito por Gabriela Monteiro

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O pole dance é uma ótima alternativa para quem deseja se exercitar de forma divertida e investindo na sensualidade. Sua prática envolve a queima de calorias, o fortalecimento e a flexibilidade, pontos positivos seja qual for a atividade esportiva. Sua prática é indicada para qualquer idade e todos podem desenvolver habilidade na área com alguns meses de treino.

Que tal apostar nessa dança diferente para melhorar sua autoconfiança, saúde física e diminuir o estresse? O pole dance pode ser a pedida certa para substituir a monotonia da academia e trazer animação para sua rotina.

O que é pole dance?

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Pole dance é uma atividade que trabalha o condicionamento físico e o equilíbrio de quem pratica por meio da dança ao redor de uma barra de metal polido, com sua essência na sensualidade. Sua origem está na Índia e nas atividades circenses dos Estados Unidos da década de 1920. Sua história no Brasil possui marco em 2008, ano em que a primeira escola especializada foi aberta no país, em Curitiba.

Os movimentos envolvem acrobacias como, por exemplo, subidas, descidas e saltos na altura da barra, colocando em jogo o grau de mobilidade do praticante. A atividade empresta gestos do ballet, da ginástica olímpica e da dança contemporânea, exibindo posições estáticas e ágeis, com ou sem a barra como apoio.

Seus treinos exigem força e flexibilidade, além de promoverem a tonificação muscular e o ganho de massa magra por meio do desenvolvimento de força em todo o corpo, com foco na região das costas e do abdômen. A música também é presença confirmada nessa prática, influenciando com seus ritmos nos movimentos de dança que tornam as aulas ótimos espaços para se expressar.

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Benefícios do pole dance

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O pole dance é muito divertido e recheado de benefícios para o atleta. Suas vantagens vão desde a queima de calorias até o alívio do estresse psicológico. Confira alguns dos ganhos que a aluna Ana Isadora Meneguetti indicou como característicos desse esporte:

Melhora na flexibilidade

Se você é daquelas que não consegue nem mesmo abaixar para pegar uma moeda, o pole dance pode ser de grande ajuda. Ele exige que você melhore sua flexibilidade e contribui para que seu corpo esteja em constantes mudanças físicas.

Melhora do sono

Atividades esportivas colaboram para que o corpo se sinta mais cansado fisicamente, situação a qual te leva a dormir melhor, uma vez que você gastou a quantidade de energia armazenada durante o dia. Após uma série de boas noites de sono, você perceberá as mudanças positivas em seu dia.

Queima de calorias

Um dos melhores benefícios do pole dance é a queima de calorias. Cada aula de uma hora e meia chega a consumir 600 calorias. O resultado será a diminuição de suas medidas e alguns quilos a menos na balança.

Melhora na autoestima

Qual tal ganhar confiança e elevar sua autoestima por meio dessa atividade? É o que proporciona uma aula de pole dance. Como essa prática possui raízes na sensualidade, a pessoa acaba descobrindo qualidades que nem imaginava. A superação de novos desafios todas as aulas possibilita grandes conquistas pessoais e isso é ótimo para sua saúde mental.

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Fortalecimento muscular

O pole dance trabalha tanto o aeróbico quando o fortalecimento dos músculos do corpo, como na musculação da academia tradicional. Assim, após algum tempo de aula você perceberá um aumento da massa magra, devido aos trabalhos dos músculos e obviamente também notará uma perda de gordura e tonificação do físico.

Ganho de musicalidade

A prática de esportes que envolvem a música é maravilhosa para melhorar suas noções de musicalidade. Essa qualidade representa suas habilidades de criar ou executar música e também uma maior sensibilidade para contemplar melodias.

Melhora no equilíbrio

Práticas que obrigam o atleta a alçar voos exigem também que o equilíbrio esteja em grau elevado. Quando mais confiante você estiver de que seu corpo não possui quaisquer oscilações ou desvios, melhor será o movimento e maior serão seus benefícios.

A quantidade de pontos positivos desse esporte é impressionante. Tantos benefícios fazem do pole dance uma opção perfeita não só para quem quer cuidar do corpo físico, mas também para quem se preocupa com outros aspectos da saúde.

Quem pode praticar?

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Não existem restrições de idade para quem deseja se exercitar com o pole dance. Segundo a praticante de pole dance, Ana Isadora Meneguetti, é possível encontrar turmas especiais destinadas para o pole sensual, fitness, contemporâneo, exótico e artístico, buscando abranger todos que possuem interesse na atividade.

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Para começar a treinar, basta se matricular e iniciar a execução com os professores, sendo indicadas uma ou duas aulas por semana para os iniciantes. O ganho de desempenho varia de acordo com a predisposição de cada um, dependendo de diversos fatores. Porém todos possuem capacidade para atingir elevados graus de dificuldade, a regra é se dedicar.

Precauções

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Seja qual for a atividade, se precaver é extremamente importante. Nesse caso não é diferente, existem regras e alguns cuidados que devem ser seguidos. Os principais foram destacados pela professora de pole dance, Cris Silva:

  • Não pratique a atividade se estiver lesionado. A intensidade dos movimentos pode agravar problemas como, por exemplo, hérnia de disco;
  • É prudente evitar a prática se estiver passando por uma crise de labirintite. Os giros característicos do esporte podem piorar as tonturas causadas pela doença;
  • Se estiver em estresse elevado, é recomendado que busque uma forma de aliviar a tensão antes de se exercitar na barra. O enrijecimento dos músculos, causado por altos níveis de estresse ou ansiedade pode prejudicar os movimentos;
  • Sempre aqueça seu corpo antes de se exercitar para que seu desempenho seja o melhor possível.

Atentando-se aos aspectos de segurança, os riscos de lesões diminuem significamente. Seguindo essas dicas não vai ter erro, certo?

Conheça mais sobre o pole dance

Com tantas informações, a curiosidade de qualquer um para saber mais sobe essa prática fica aflorada. Confira alguns vídeos para conhecer melhor os movimentos dessa atividade cheia de benefícios:

Movimentos de aquecimento e alongamento para o pole dance

Para praticar o pole dance, é necessário seguir uma sequência de alongamentos e movimentos de aquecimento que variam de acordo com a aula. Uma hora de exercícios, por exemplo, exige cerca de 15 minutos de preparação.

Competição de pole dance

Existem diversos campeonatos dessa prática ao redor do mundo. Neles, os participantes competem em categorias divididas de acordo com o grau e o tipo das atividades. Os movimentos são surpreendentes!

Treinos de força

O pole dance exige muita força física dos praticantes. Que tal conferir alguns movimentos responsáveis por impulsionar esse trabalho de fortalecimento? Parece difícil, mas quem treina narra que com a devida dedicação é possível atingir os mais complicados níveis.

Coreografias no pole dance

O pole dance pode ser seu passaporte para o mundo da dança. Um dos pontos mais bacanas dessa atividade é o envolvimento com o universo musical combinado aos elementos do treino com a barra. Aventurar-se nas coreografias pode ser muito divertido!

É impossível não se admirar diante de demonstrações dessa prática tão encantadora. Malhar com a possibilidade de se divertir e desenvolver ainda mais sua sensualidade ao mesmo tempo em que ganha saúde é tudo de bom.

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