Moda e Beleza

Conheça todos os segredos do pó de arroz

iStock

A maquiagem é composta por diferentes ativos e conhecê-los é importante para evitar alergias, inclusive quando falamos de produtos menos utilizados, como o pó de arroz, também conhecido como pó translúcido. Por isso, para saber quais são os benefícios e o uso desse cosmético, conversamos com as dermatologistas Renata Marques (CRM 814717 | RQE 20486) e Francine Belinetti (CRM 30732 | SBD | RQE 20352). Acompanhe na matéria!

Para que serve o pó de arroz

O pó de arroz pode ter elementos diferentes em sua composição. Segundo a doutora Francine, o cosmético, utilizado há mais um século, era feito a partir de um mineral chamado Caulim. Ela também nos explicou a função da maquiagem: matificar e uniformizar a pele. Por outro lado, a doutora Renata contou que o pó também é feito a partir do arroz triturado, principalmente agora, em que existe uma preocupação com a entrega de produtos naturais e plant based.

Benefícios incríveis do pó de arroz

iStock

Ainda em dúvida se incluirá o cosmético no seu kit de maquiagem? Confira os benefícios citados pela doutora Renata.

Publicidade

  • Ilumina a pele naturalmente;
  • Diminui a oleosidade do rosto;
  • Ajuda na proteção solar;
  • Disfarça manchas;
  • Possui propriedades calmantes;
  • Não deixa os poros obstruídos;

Esses são seis benefícios incríveis do pó translúcido. A dermatologista ainda ressalta que você pode usá-lo em áreas específicas ou em todo o rosto, mas sempre com a pele limpa ou sobre a base líquida.

3 máscaras de pó de arroz para você fazer em casa

Selecionamos alguns vídeos que ensinam como fazer o pó de arroz em casa. Se você prefere produtos mais naturais, vai gostar de seguir as sugestões. Vem ver:

Pó de arroz com amido de milho

Aqui, o arroz é batido no liquidificador e, depois, misturado com amido de milho e um pouco de pó compacto para dar uma cor (passo que é opcional). Simples, né?

Pó de arroz com pó banana

O diferencial na receita está em acrescentar um pouco de pó banana e de pó compacto caseiro para dar uma cor ao cosmético, sem perder o efeito translúcido. Ideal para quem não deseja o pó tão branco.

Publicidade

Pó de arroz com iluminador

São apenas três ingredientes, mas você vai precisar de um iluminador e um pó compacto, que serão misturados com amido de milho. Não precisa de liquidificador e fica pronto bem rapidamente, misturado com a ajuda de um pincel.

Gostou das receitas? Como você viu, todas usam poucos ingredientes e dão o mesmo efeito matificado do pó translúcido comprado nas lojas de maquiagem. Então, pode fazer o seu e aproveitar todas as vantagens do cosmético.

Cuidados e contraindicações

Ambas as dermatologistas comentaram que o pó de arroz não possui nenhuma contraindicação grave. O único cuidado envolve as alergias de pele, neste caso, o ideal é evitar o produto. Além disso, a doutora Francine também ressaltou que o cosmético inclui outros ativos em sua composição, que podem ser responsáveis pelas irritações na pele. Ainda assim, explicou que o Caulim, se estiver presente na maquiagem, tem baixo potencial irritativo.

Depois de conhecer um pouco mais sobre o pó de arroz, você já sabe quando poderá utilizá-lo. Caso tenha ficado alguma dúvida, procure conversar com uma dermatologista, especialmente se existe tendência a alergias ou irritação da pele. Agora, aproveite para conhecer também a rotina de skincare para pele oleosa.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.