Casa e Decor

16 tipos de plantas para banheiro para dar um toque verde ao ambiente

Archco

Atualizado em 09.11.23

Todos os ambientes da casa merecem atenção na decoração e também no paisagismo. Se você é adepta a essa ideia e está procurando por plantas para banheiro, veio ao lugar certo. Abaixo, você confere espécies que podem ser usadas tranquilamente nesse espaço e também fotos para dar uma cara nova ao seu cantinho.

16 plantas para banheiro fáceis de cuidar para complementar a decoração

Na lista a seguir, você confere quais espécies conseguem sobreviver ao banheiro, que é um ambiente úmido. Além disso, também há dicas e cuidados para você ficar de olho. Acompanhe

Dracaena

Fácil de cuidar, a dracaena não gosta de luz direta, mas precisa de iluminação indireta. A irrigação pode ser feita apenas uma vez por semana. Além disso, você pode optar entre folhas verdes ou com listras amarelas.

Begônia

Doma Arquitetura

Publicidade

Com mais de mil espécies, a begônia é encontrada em versões com apenas folhas, como a maculata na imagem acima, e também outras com flores. Como ela gosta de umidade, a rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco, mas sem encharcar. Ela gosta de sombra, por isso, deixe-a longe do sol direto.

Zamioculca

Essa é uma planta que vive bem tanto a meia-sombra quanto em sombra plena, que não gosta de luz direta. Como ela gosta de umidade, vive bem em um ambiente como o banheiro. Porém, o solo deve ser drenado para que não fique molhado em excesso.

Costela-de-Adão

Com uma aparência bem tropical, a costela-de-Adão sobrevive bem em um ambiente com luz indireta ou com claridade em apenas um período do dia. O solo deve ser drenado e fresco. A rega deve ser feita duas vezes por semana ao longo do ano, diminuindo a frequência para a cada 15 dias durante o inverno.

Astromélia

Atp41 Arquitetura

Publicidade

Com lindas flores delicadas, a astromélia pode ser encontrada em uma grande variedade de cores. Ela gosta de umidade, por isso, as regas devem ser feitas diariamente. Em relação à iluminação, ela se dá bem a meia-sombra ou em sol pleno.

Suculentas

Extremamente fáceis de cuidar, as suculentas só precisam ser regadas quando a camada superficial da terra estiver seca. Como elas gostam de sol, vale a pena deixar esse tipo de planta no local mais iluminado do seu banheiro.

Cactos

Não tem o dedo verde? Não tem problema! Os cactos não precisam de muita manutenção. Porém, eles devem ficar no local mais iluminado do seu banheiro. Já as regas podem ser feitas entre 15 a 20 dias. Para saber exatamente quando molhar a terra, basta checar para ver se ela está seca.

Samambaia

A samambaia é uma ótima pedida de planta para compor uma prateleira ou ficar pendurada em um gancho. Ela gosta de pouca claridade e bastante água. Deve ser regada entre uma a duas vezes por semana, mas com cuidado para não encharcar o solo.

Espada-de-São-Jorge

iStock

Publicidade

Como cresce na vertical, essa é uma planta que não precisa de espaço, então pode se adequar até mesmo em banheiros pequenos. Ela vive bem a meia luz e precisa ser regada uma vez por semana, quando o tempo está ameno, e duas vezes por semana, quanto a temperatura está mais alta. De quebra, ela ainda ajuda a purificar o ar.

Peperômia

Essa é uma planta que precisa de pouca água e luz natural, fatores que fazem com que ela seja uma ótima pedida para o banheiro. Encontrada em diversas variedades, é possível escolher por versões grandes ou pequenas da peperômia. Regue uma vez por semana.

Orquídea

Além de ser bela, a orquídea é uma planta que requer cuidados simples. Ela precisa de iluminação indireta, substrato seco e regas entre duas a três vezes por semana. Além disso, é preciso deixá-la longe da janela, pois é uma planta delicada. Seguindo essas dicas, você manterá a orquídea com uma linda aparência.

Jiboia

A planta jiboia é bem adaptável, por isso, pode se desenvolver muito bem no banheiro. Ela vive bem tanto recebendo sol direto quanto a meia-sombra. Além disso, faça as regas duas vezes por semana ao longo do ano, aumentando essa quantidade no verão.

Asplênio

Essa é uma planta que adora calor e umidade, mas não se dá nada bem com o sol direto. O asplênio precisa ficar em um local com iluminação indireta. Aqui, a dica é evitar molhar as folhas no centro. Uma boa sugestão é utilizar um borrifador.

Bambu-da-sorte

Está procurando por uma planta feng shui para compor a decoração do seu banheiro? O bambu-da-sorte é uma boa pedida, já que é usado para atrair prosperidade e felicidade. Para obter o formato em espiral, como da foto, é preciso cultivá-lo em um vaso com água, que deve ser trocada semanalmente. Se você preferir plantá-lo na terra, faça regas frequentes para sempre deixá-la úmida.

Dinheiro-em-penca

Com pequenas e densas folhas, o dinheiro-em-penca se adapta muito bem a ambientes úmidos. Ele deve ficar a meia-sombra e a rega deve ser com frequência, mas com cuidado para não encharcar o solo.

Bromélia

À esquerda na foto, você vê o exemplo de uma das várias espécies de bromélia. Como o sol pode queimar suas folhas, deixa-a em um local em que ela não receba iluminação direta do sol. Regue as folhas a cada dois dias para mantê-las saudáveis.

Imaginava encontrar tantas opções de plantas para banheiro? Como você pode perceber, a quantidade de espécies para decorar esse ambiente é bem variada.

20 ideias de plantas para banheiro para tornar esse ambiente mais agrável

Agora, veja ideias de plantas para banheiro que vão te motivar transformar esse ambiente. São muitas opções e uma delas pode te agradar. Acompanhe:

1. As plantas para banheiro podem ficar em um vaso no chão

2. O que é uma ótima pedida para espécies grandes

3. Como mostra este exemplo

4. Também vale usar um banquinho

5. E, é claro, a bancada da pia

6. Outra sugestão é apostar na decoração em prateleiras

7. Ou seja, qualquer cantinho do seu banheiro é válido

8. Mas é importante prestar atenção na necessidade das plantas

9. Samambaias ficam bem suspensas

10. E ela é um tipo de planta feng shui

11. Vale apostar nas naturais

12. E até em plantas artificiais

13. Isso facilita decorar o banheiro com plantas

14. Pois abre um leque enorme de opções

15. Que possam ser desde pequenas suculentas

16. Até uma linda parede verde

17. Então, vale salvar as ideias que mais te agradaram

18. E ficar de olho nos cuidados necessários

19. Para ter plantas lindas e saudáveis no banheiro

20. Transformando esse ambiente em um local muito mais charmoso!

Com tantas opções maravilhosas de plantas para banheiro, fica até difícil escolher só uma, não é mesmo? O bom é que você pode combinar diferentes espécies nesse cantinho. Confira modelos de cesto de crochê que podem te ajudar a decorar e organizar sua casa.

Jornalista pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Viciada em comida, séries, filmes e música. Apaixonada por livros, sempre compra mais do que consegue ler.