Pizza de abobrinha: 11 receitas para uma refeição mais leve e nutritiva

Rica em vitaminas e sais minerais, a abobrinha é uma alternativa pouco calórica para compor o recheio ou massa da pizza

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Originária do continente americano, indo do Peru ao sul dos Estados Unidos, a abobrinha pertence a mesma família que o pepino, a melancia, o melão e a abóbora. Possuindo cor verde viva, é um alimento leve, de fácil digestão.

No nosso país existem dois tipos mais comuns: a abobrinha menina, a qual possui um fruto com “pescoço”, e a abobrinha italiana, tendo seu corpo alongado. Suas cores podem variar, indo desde o verde mais escuro, ao mais claro, com manchas brancas.

Possuindo alto valor nutricional, a abobrinha é rica em vitaminas C, A e do complexo B, além de sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio, manganês e fósforo. Também possui cerca de 18,2 calorias em uma porção de 100 g cozida, tornando-se uma boa opção para uma dieta para perda de peso e low carb.

Suas formas de preparo são as mais variadas e funciona bem tanto para o preparo de receitas salgadas como de tortas e outros pratos.

E com a pizza não poderia ser diferente. Fazendo as vezes de massa e tornando-se a base da pizza, ou ainda sendo utilizada como um dos ingredientes da cobertura, a abobrinha garante maior valor nutricional a este prato tão querido mundo afora. Confira a seguir uma seleção de deliciosas pizzas de abobrinha e escolha sua favorita para testar:

Leia também: Este é o jeito correto de esquentar pizza (e não é no micro-ondas nem no forno)

1. Super pizza de abobrinha

Foto: Reprodução / Cozinha Fit & Fat

Após ralar a abobrinha, é necessário retirar o excesso de água com um pano limpo. Este processo irá garantir a crocância da “massa”. Depois, basta misturá-la com os ovos, alho ralado e farinha de arroz flocada. Agora é só espalhar a massa na assadeira e assá-la por 20 minutos em forno médio. Por fim, adicione os ingredientes desejados para o topo e leve ao forno por mais 10 minutos.

2. Mini pizza de abobrinha com pesto de pimentão

Foto: Reprodução / Sabores da Vida

Utilizando abobrinha italiana, esta receita é ideal para servir como entrada quando receber visitas. Além de linda, ainda possui preparo prático e fácil. A base da mini pizza é uma fatia de abobrinha cortada com aproximadamente 1 centímetro de largura. Basta temperá-la com sal pimenta e azeite e adicionar a cobertura desejada. A autora sugere molho pesto de pimentões vermelhos com mussarela e orégano salpicado.

3. Mini pizza de abobrinha com tomate e queijo

Foto: Reprodução / Delícias da Marchi

Seguindo os mesmos preceitos da receita anterior, aqui as rodelas de abobrinha foram cobertas com molho de tomate caseiro, tomate picado em cubos, queijo frescal, sal e orégano a gosto. O tempo de forno será de cerca de 25 minutos, com a temperatura de 180 °C.

4. Mini pizza de abobrinha margerita

Foto: Reprodução / Contos de Exclamação

Mais simples, impossível. Apesar de também utilizar rodelas de abobrinha como base da mini pizza, esta receita leva menos ingredientes: tomates em rodelas, queijo ralado e manjericão. O truque é dourar as fatias com um fio de azeite na frigideira antes da montagem. Não necessitando ir ao forno, basta montar a mini pizza na frigideira mesmo e tampá-la, mantendo em fogo baixo até o queijo derreter.

5. Pizza integral de abobrinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

Aqui a abobrinha não é a encarregada da base da pizza. No lugar, uma massa pronta caseira irá receber os ingredientes da cobertura. Dentre eles, molho de tomate light, queijo ralado, abobrinha cortada em fatias médias e orégano polvilhado sobre a pizza. Basta levar a pizza ao forno e aguardar até que o queijo esteja completamente derretido.

Leia também: 29 receitas de massa de pizza perfeitas para qualquer ocasião

6. Pizza integral de abobrinha crocante

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

A massa integral caseira foi preparada com uma mistura de farinha de aveia, farinha de trigo integral e branca, linhaça, sal, fermento em pó, açúcar, azeite e água morna. Já a cobertura, foi iniciada com uma camada de molho de tomate caseiro, seguido por queijo parmesão ralado e fatias de abobrinhas pré-cozidas no micro-ondas.

7. Pizza de abobrinha com ricota

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

Com a massa caseira, o formato não convencional desta pizza encanta. Sem levar molho de tomate como cobertura, conta somente com as abobrinhas cortadas em fatias finas, ricota esfarelada e temperos como pimenta do reino moída, alecrim e sal. Para finalizar, basta regar com azeite de oliva e levar ao forno por cerca de 15 minutos.

8. Pizza de “pepperoni” de abobrinha

Foto: Reprodução / Veganana

A massa base nesta versão também é caseira, feita com mix de farinhas sem glúten, água, sal, azeite e fermento. Já o “pepperoni” de abobrinha da cobertura não é nada mais do que as próprias abobrinhas cortadas em fatias finas, assadas em forno pré-aquecido em 160 °C por 10 – 15 minutos, marinadas por uma noite em um molho picante com tamari e vinagre balsâmico. Para acompanhá-las como cobertura, molho de tomate e queijo vegano.

9. Pizza de abobrinha, tomate e bacon

Foto: Reprodução / Panelaterapia

De formato inusitado, esta massa pronta de pizza é quadrada, encantando quando pronta. Tanto a abobrinha cortada em cubos quanto os tomates cerejas cortados ao meio devem ser levados ao forno em uma assadeira forrada com papel alumínio, regados com azeite, sal, pimenta, orégano, manjericão e tomilho, por cerca de 30 minutos à 200 °C. Para montar a pizza, basta adicionar uma camada de molho de tomate, queijo mussarela, as abobrinhas e os tomates, creme de ricota e bacon desidratado no micro-ondas.

10. Pizza de abobrinha e brócolis

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

Aqui a massa também foi preparada de forma caseira. Já a cobertura da pizza leva molho de tomate caseiro batido com folhas de manjericão, abobrinhas cortadas em rodelas e cozidas com azeite, sal, e pimenta-do-reino, cebola em rodelas, brócolis cozidos no vapor, tomates cerejas cortados ao meio e queijo mussarela.

Leia também: 30 dicas para fazer uma pizza caseira saudável e saborosa

11. Pizza light de abobrinha

Foto: Reprodução / Mosaico de Receitas

Até a massa possui ingredientes mais leves em seu preparo. Contando com leite desnatado, margarina light, sal, fermento em pó e farinha de trigo, deve ir ao forno à 200 °C até ficar dourada. Depois, basta cobri-la com uma camada de molho de tomate caseiro, seguido por abobrinhas cortadas em rodelas e escaldadas por 2 minutos em água salgada, queijo parmesão light ralado e temperos como sal, pimenta, azeite e orégano a gosto.

Rica em vitaminas e sais minerais, a abobrinha é um vegetal rico em nutrientes e possuidor de baixa calorias, se tornando o ingrediente ideal para saborear aquela deliciosa pizza sem peso na consciência. Escolha seu preparo favorito e bom apetite!

Dicas pela Web