Piercing: uma arte que pede cuidado

É preciso escolher bem o local e ter disciplina após colocá-lo

Escrito por Daniela Hueb

Foto: Thinkstock

Os piercings já perderam faz tempo o estigma de rebeldia, que fazia com que as pessoas nem ousassem colocá-los. Hoje, eles se tornaram apenas mais uma forma de se diferenciar, viraram uma verdadeira joia. Mas o fato de terem se tornado quase um adereço banal não significa que mereçam menos cuidados ou menos empenho na hora de achar um estúdio respeitado para fazê-lo. Além disso, piercing envolve cicatrização e quem tem tendência a queloides pode não se dar bem nessa. Por isso, confira as dicas a seguir para colocar piercing sem colocar sua saúde em risco.

Qualquer um pode usar piercing?

Os mais jovens, com menos de 18 anos só podem colocar um piercing se tiverem uma autorização dos pais ou responsáveis – e isso é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os body piercers, as pessoas que fazem aplicação, devem respeitar isso, alguns até exigem até a presença dos pais no estúdio.

Essa é a única exigência legal. Agora, você tem que respeitar sua cicatrização. Se há qualquer dificuldade nesse quesito, marque com seu dermatologista para expor suas dúvidas e saber se seu corpo vai aceitar melhor esse procedimento.

Como escolher um bom estúdio?

Isso envolve um pouco de pesquisa. Troque ideias com quem conhece o estabelecimento, com quem já fez piercing no local e obviamente com o próprio dono.

Fique atenta e escolha um local que se mostre seguro e higiênico, com selo da Anvisa (dê uma olhada nas paredes, a certificação precisa estar evidente, senão pergunte a respeito), é mais do que básico ter um ótimo grau de limpeza e de esterilização, para que sejam eliminados os riscos de doenças e contaminações.

A qualidade, a segurança e a eficiência do serviço também contam pontos, é necessário você confiar no body piercer, que deve responder todas as suas dúvidas com paciência e ainda lhe dar dicas de cuidados. O preço é secundário, afinal, as complicações causadas por um piercing mal aplicado são terríveis.

A escolha da joia

Também não vale fazer economia nessa hora. Os materiais mais indicados são os de aço cirúrgico, titânio e ouro branco, já que oferecem menos chance de trazer infecções. E uma dica: sempre desconfie dos preços muito abaixo do mercado.

Depois de fazer…

Nesse momento, a boa cicatrização depende exclusivamente de você. Por isso, dê atenção ao que é preciso:

  • A dor, o sangramento e a secreção devem ter diminuído bem ou sumido por completo depois de uma semana. Caso contrário, volte depois de uma semana ao local para conversar com o body piercer.
  • A alimentação precisa ser bem mais regrada. É preciso evitar comidas com excesso de gordura, principalmente carne de porco e ovo, por um mês, pois podem dificultar a cicatrização. Chocolates, chantilly, doce de leite também pedem moderação.
  • Higienizar a peça e o local perfurado é superimportante. Limpe a joia com água e sabão, assim como o local perfurado. Você pode fazer isso durante o banho.
  • É preciso passar spray anti-séptico no local, mas a recomendação do número de vezes depende do local do piercing e do tipo do medicamento. Nesse caso, recorra também ao seu dermatologista, não apenas ao profissional que fez o piercing em você.
  • Tomar muito sol, ficar na piscina e no mar são outras atividades proibidas por um ou dois meses, já que você se torna alvo mais fácil de infecções.
  • Não fique mexendo muito no piercing. Se sua mão estiver só um pouco suja, pode fazer com que surja uma infecção.

O fator queloide

O queloide não é algo muito fácil de controlar, já que entra em cena o fator genético (observe a cicatrização dos parentes próximos antes de fazer o piercing). O fato é que a limpeza e a alimentação ajudam a cicatrizar, o que, por sua vez, diminui o risco do aparecimento de queloides. Se você observar um inchaço ou uma bolinha no local do furo, procure logo seu médico.

Depois de um mês – e pra sempre

Você deve seguir lavando seu piercing ao menos uma vez ao dia, pra não acumular sujeira ou células mortas. É preciso esperar pelo menos dois meses para trocar a joia e, nessa primeira troca, vale pedir ajuda ao profissional que a colocou, ok? Isso porque a região estará sensibilizada ainda.

Lembre-se sempre…

De que a pele é o nosso maior órgão de defesa. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos expondo nosso interior a germes que causam doenças ou infecções, por isso é tão importante encontrar profissionais bem conceituados para fazer o piercieng. Sua pele é sagrada, merece sempre os melhor profissionais.

Tatuagem também é assunto sério

Assim como os piercings, as tatuagens também necessitam de cuidados específicos e cautela na hora de escolher o profissional. Dedicação e disciplina garantem uma tatuagem bonita por mais tempo e uma pele saudável e livre dos riscos possíveis que a técnica envolve.

Galeria: 10 tatuagens femininas para você se inspirar

As tatuagens escritas no pulso são delicadas e você pode optar por alguma palavra que signifique algo importante para a sua vida. A escolha da letra é essencial para que o efeito final saia como o esperado.
A famosa frase latim "Carpe Diem" significa aproveite o dia. Essa é uma frase interessante para quem deseja expressar liberdade através da tatuagem. Escolha bem o lugar do corpo a ser tatuado e incremente a frase usando pequenos desenhos, como pássaros.
O coração é um dos símbolos mais tatuados entre as mulheres. Você pode escolher o braço para tatuar um coração, por exemplo. E o desenho fica delicado e meigo. Outra sugestão é tatuar as iniciais de algém que você ama dentro do coração - como seus pais ou o seu filho.
A estrela é também um símbolo delicado e comum entre as tatuagens femininas. O tornozelo é um exemplo de lugar para tatuar com estrelinhas. Sequência de 3 estrelas de diferentes cores também é uma ideia legal de tatuagem delicada.
As frases são ótimas opções de tatuagens para quem deseja escrever algo que tenha significado para sua vida. Para que a frase fique delicada é importante que a escolha da letra seja feita de acordo com a parte do corpo escolhida para ser tatuada. Partes maiores podem ser tatuadas com letras maiores e mais expressivas, enquanto partes menores pedem mais delicadeza.
É importante verificar a ortografia e gramática da frase escolhida antes mesmo de tatuá-la, pois se perceber o erro depois, pode ser difícil corrigi-lo ou disfarça-lo. Tome ainda mais cuidado se o texto for em língua estrangeira. Não confie apenas em programas de tradução.
Tatuagens com gaiolas e passarinhos estão em alta entre as mulheres e meninas. Quando se trata dos pássaros, as andorinhas são as mais indicadas, pois são bonitas, delicadas e expressam liberdade.
Outra ideia de tatuagem feminina delicada é o simbolo do inifinito. Ele pode ser tatuado na falange, entre os dedos ou até mesmo no pulso.
Essa é uma tatuagem especial para quem gosta ou vive de música. Aproveite a tatuagem para homenagear o seu instrumento, música ou artista preferido.
O pássaro significa liberdade. Aposte em desenhos sombreados para dar movimento ao desenho. Tatuar um grupo de pássaros voando, em vez de um só, também é uma opção.

Assuntos: Pele

Dicas pela Web