Moda e Beleza

Piercing na língua: dicas profissionais para colocar e cuidar do seu

Klaudia Kamila Lecter

Atualizado em 19.06.23

Para as pessoas que gostam de um estilo alternativo, o piercing na língua pode ser uma forma de diferenciar e complementar os looks. Por se tratar de uma perfuração, esse piercing precisa de alguns cuidados. Para sanar as principais dúvidas a respeito desta aplicação, a body piercer Nickoli Caldas explica quais são os tipos de piercing ideais para esta região, responde às dúvidas mais frequentes e traz dicas de cuidados após a perfuração.

Tipos de piercing na língua

No mercado existem muitas opções de piercing na língua e, de acordo com a body piercer, “algumas não são recomendadas, nem por profissionais e nem por dentistas, pois podem causar danos à saúde bucal”. Por este motivo, confira quais são as indicações de perfuração da profissional:

Dicas de Mulher

Middle tongue piercing: aplicação tradicional, no centro da língua.

Venom piercing: quase igual a aplicação tradicional, porém há duas perfurações nos dois músculos da língua, um ao lado do outro.

Publicidade

Aplicações que podem causar danos não são proibidas de serem colocadas, mas se você deseja um furo mais seguro, seguir as dicas dos profissionais pode ser uma ótima ideia. Para te preparar ainda mais para o momento, confira algumas dúvidas frequentes respondidas pela profissional.

Dúvidas mais comuns sobre o piercing na língua respondidas pela especialista

É muito comum ter questões na mente antes de colocar um novo piercing, por isso a profissional respondeu a algumas das principais dúvidas relacionadas a perfuração na língua, veja só:

Dicas de Mulher – Dói para colocar o piercing na língua?

Nickoli Caldas: essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam fazer este tipo de aplicação. Mas apesar de a maioria achar que a perfuração na língua dói, ela é uma das menos dolorosas.

Qual a média de preço para furar a língua?

Antes de mais nada, é importante lembrar que os valores podem mudar bastante de acordo com o profissional escolhido. Entretanto, a média de aplicações com joia em titânio variam de R$ 120,00 a R$ 250,00 hoje em dia. No caso, titânio é o melhor material para esse tipo de perfuração.

Publicidade

Como é a cicatrização?

O início do processo de cicatrização é marcado por uma fase mais inflamatória. Ela é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias. Assim, as sensações de rubor, calor, edema e dor são resultados da resposta celular e bioquímica no local. Na segunda fase do processo, que pode levar algumas semanas, as principais características são as formações do tecido de granulação, que são as casquinhas.

Por fim, a fase de maturação é caracterizada pela deposição organizada de colágeno. No processo de cicatrização, essa fase é a de maior importância clínica, pois é quando a ferida recebe maior suporte. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.

Quanto tempo leva para cicatrizar?

O tempo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Mas normalmente pode levar de 4 a 10 meses.

Quais são os riscos do piercing na língua?

Como qualquer procedimento invasivo, o piercing na língua possui riscos se não forem tomados os cuidados necessários. Dentre os principais riscos, infecção por procedimento contaminado é a mais comum e acontece por causa da falta dos cuidados após a aplicação. Há também o risco de sangramento e até mesmo engolir o topo (a bolinha), caso não seja preso da forma correta.

Já para as aplicações que não são recomendadas, como o snake eyes, é possível quebrar os dentes da frente, perda da sensibilidade na ponta da língua, rasgar a pele, retração gengival e impossibilidade de movimentação dos músculos independentes da língua.

Publicidade

O que pode comer após a aplicação?

É importante saber quais alimentos são mais indicados após a perfuração. Neste caso, alimentos ricos em vitamina C, fígado, carnes vermelhas, leite, ovos, água de coco, sucos naturais, cereais, tomate, manga, beterraba, açaí e morango são alimentos que devem ser ingeridos com frequência no período de cicatrização.

Quanto tempo depois da aplicação pode beijar?

Por ser um local que precisa de sérios cuidados para não inflamar, a troca de fluidos só pode ser feita após 3 semanas, para não ter risco de contaminação.

Se você ainda está com dúvidas, não hesite em perguntar para o seu profissional de confiança antes de fazer a perfuração. Além disso, fique por dentro das dicas de cuidado para quem deseja colocar o piercing na língua.

Cuidados com o piercing na língua

Caldas explica que os cuidados com o piercing na língua começam após a aplicação e alguns deles precisam ser mantidos mesmo após o período da cicatrização. Veja a lista de orientações dividida entre períodos após a aplicação e após a cicatrização:

Cuidados após a aplicação

  • Evitar comidas sólidas, quentes e apimentadas nas primeiras 24 horas;
  • Evitar fumar;
  • Não trocar fluidos por pelo menos 3 semanas para evitar infecções;
  • Falar apenas o necessário, pois a movimentação da língua faz com que o inchaço perdure por mais tempo;
  • Usar uma escova de dentes nova;
  • Escovar a boca após todas as refeições e usar enxaguante bucal sem álcool.

Cuidados após a cicatrização

  • Ir ao retorno, que vai ser agendado pelo seu piercer, para fazer a troca da haste por uma mais curta. Esse procedimento se chama ‘downsize’ e serve para deixar a joia mais acomodada à perfuração, evitando que o ângulo mude com o passar do tempo;
  • Fazer a escovação bucal diária;
  • Trocar de escovas de dente a cada 3 meses.

Agora que você já sabe todos os cuidados necessários para ter um piercing como este, confira dicas de onde comprar uma joia para enfeitar a sua língua.

Onde você pode comprar o piercing na língua

No momento da aplicação você deve levar em conta as orientações do profissional responsável e utilizar a joia mais indicada por ele. Porém, após a cicatrização, no momento do retorno mencionado pela body piercer anteriormente, você pode levar a sua joia para realizar a troca.

No entanto, Nickoli recomenda que a compra da joia para atualização seja feita apenas com profissionais que realizam esse procedimento, já que as joias devem ser acompanhadas por um laudo de procedência. Isso evita diversos riscos que podem ser ocasionados pela falta de biocompatibilidade de joias de aço inoxidável e bijuterias com o corpo humano. Por isso, o material mais indicado, tanto para perfurações quanto para atualizações, é o titânio.

Com essas dicas, em breve você estará com uma pitada a mais de estilo com seu piercing na língua! Aproveite que ainda não fez a aplicação e confira alguns vídeos sobre pessoas que tem este piercing no próximo tópico.

Experiências de quem tem um piercing na língua

É muito importante conferir relatos de pessoas que já passaram pelo momento de aplicar o piercing na língua. Confira a seleção de vídeos com dicas e avisos importantes:

Dicas, preços e cicatrização do piercing na língua

A youtuber responde perguntas e comenta sobre como foi a cicatrização do seu piercing na língua. Ela traz dicas que não recebeu quando fez a sua perfuração, que foi há mais de 10 anos. Além disso, ela orienta sobre formas de cuidado que podem ajudar bastante após a sua aplicação. Por fim, ela comenta alguns preços da perfuração na região em que ela mora.

Experiência de quem furou a língua três vezes

No vídeo, Lara conta como foi sua experiência com 3 perfurações de piercing na língua e comenta sobre o período pós aplicação, na qual ela usou muito gelo e salmoura para ajudar a cicatrizar. Ela também fala sobre o valor que pagou na aplicação e orienta realizar o furo com um profissional para que você não corra riscos.

Uma experiência sofrida com piercing na língua

Iris revela como foi a sua experiência dolorosa com o piercing na língua. Ela comenta que não se arrepende da aplicação, mas conta que o processo foi complicado. Ela fala sobre os medicamentos que teve que usar para amenizar a dor, como foi para comer e sobre o inchaço na língua. Confira!

Elas já passaram por todo processo e agora pode ser a sua vez! Independentemente da sua escolha, veja a seguir algumas imagens de piercing na língua e todo o estilo que essa aplicação traz para a região da sua boca.

8 fotos de piercing na língua que vão te deixar apaixonada por essa perfuração

Dentre as perfurações indicadas pela profissional, a seleção seguinte traz 8 fotos para você conferir como ficam as joias na língua. Escolha o seu estilo de perfuração favorito, veja:

1. O piercing na língua vai reforçar a sua personalidade

2. E vai fazer muito sucesso na troca de beijos

3. Você pode optar pelo furo tradicional, o middle tongue

4. Ou aplicar dois de uma vez, o venom tongue

5. Existem joias para todos os gostos

6. E por que não fazer os dois formatos de furo?

7. Apenas certifique-se de realizar o procedimento com um profissional

8. Evite problemas e inove seu estilo com um novo piercing na língua

Muito estilo, né? Se você deseja aplicar o piercing na língua, vá em frente! Lembre-se sempre de realizar a perfuração com profissionais qualificados para não enfrentar sérios problemas. Aproveite para ver também a perfuração do piercing na boca. Quem sabe você decide aplicar ele também!

Redatora, escritora de poesias que talvez, um dia, sejam publicadas. Amante de cachoeiras, praias e gatos. Gosta muito de dançar, vaguear pela cidade de bicicleta, saladas e aprender através de conversas.