Moda e Beleza

Piercing na boca: aplicação com mais segurança

Mirella

Com colaboração da body piercer Marli Kosloski

Atualizado em 24.10.23

O piercing na boca reflete atitude e autenticidade. Entretanto, é preciso tomar uma série de precauções para evitar complicações com o procedimento. A body piercer Marli Kosloski falou sobre os riscos e cuidados após a perfuração. Confira!

Conheça a especialista

Marli Kosloski é body piercer há cinco anos e proprietária do Studio Kosloski desde 2012. Ela é formada em biossegurança e primeiros socorros na Cruz Vermelha. Já participou de workshops pela Associação Brasileira de Body Piercer.

Tipos de piercing na boca: conheça o nome das perfurações

O piercing na boca é aplicado nos lábios, gengivas, bochechas ou na língua. Marli explica que existem várias opções de furos para essas regiões. “No geral, o piercing labret vertical (no meio dos lábios) e o spider bites (no canto da boca) são os mais populares”. Conheça as perfurações:

Dicas de Mulher

Marli enfatiza que é importante procurar um body piercer qualificado e “um estúdio com licença da vigilância sanitária. Isso garante praticamente 99% dos requisitos necessários” e mais segurança no procedimento. Baixe a imagem acima e mostre para o profissional a perfuração que você deseja realizar.

Publicidade

Quais são os riscos do piercing na boca?

A especialista alerta que, assim como outras perfurações, o piercing na boca apresenta riscos. Por isso, antes de realizar a perfuração, “deve-se fazer uma boa ficha de anamnese” para conhecer o histórico de saúde da pessoa. Abaixo, Marli aponta os riscos mais comuns:

  • Infecções: uma ferida aberta em um local propenso à proliferação de bactérias, como a boca, aumenta o risco de infecções. O piercing na língua, por exemplo, está mais suscetível a bactérias, pois a área acumula micro-organismos facilmente. Em casos graves, pode gerar uma infecção generalizada — quadro difícil de ser contido.
  • Ferimentos na gengiva: alguns hábitos, como morder ou movimentar o piercing na boca, podem ferir a gengiva, causando lesões que geram dor e desconforto.
  • Danos aos dentes: “dependendo da perfuração e modelo do piercing, pode causar atrito nos dentes, danificando o esmalte. Isso acontece, principalmente, com o piercing smile. O recomendado é retirar a joia”.
  • Reação alérgica: “podem ocorrer reações alérgicas ao material da joia, então, não recomendo as peças cromadas, banhadas ou em aço cirúrgico. A cada 1000 pessoas que utiliza o titânio, apenas uma apresenta reação. Enquanto a rejeição às joias em aço cirúrgico é bem maior, sendo uma a cada 100 pessoas”.

A body piercer informa que é possível realizar o processo de anodização para deixar o acessório de titânio dourado ou em outros tons. Assim, melhora o brilho e traz um aspecto espelhado ao acessório.

Dúvidas sobre o piercing na boca

Se você deseja colocar um piercing na boca, é importante esclarecer todas as dúvidas para se sentir mais segura. Abaixo, a especialista esclarece outros pontos importantes sobre a perfuração:

Dicas de Mulher – Qual a melhor joia para perfurações na boca?

Marli Kosloski – Sempre indico a joia de titânio, pois é um material leve e resistente. O titânio é próprio para implantes, portanto minimiza o risco de rejeição. Dependendo do procedimento, deve-se usar uma joia um pouco maior devido ao inchaço e trocá-la após 15 dias.

Qual o nível de dor da perfuração na boca?

Não costuma doer, pois eu limpo a região externa com antisséptico. Em seguida, aplico um pouquinho de pomada anestesia, usada pelos dentistas.

Publicidade

Quanto tempo demora cicatrizar?

Aproximadamente, três meses para cicatrizar. Entretanto, em pessoas que tomam antidepressivos e anticoagulantes, geralmente, o processo demora mais.

Quando é possível trocar a joia?

Mesmo as joias em titânio desgastam com o tempo devido ao atrito, então, eu indico trocá-las após quatro anos.

É perigoso fazer piercing na boca?

Sim, pois existe uma veia que se for perfurada pode até mesmo levar a óbito. Como é um piercing localizado em uma região onde estamos sempre comendo e bebendo, ela fica úmida o tempo todo e está propensa às bactérias. Portanto, os cuidados devem ser redobrados.

O que fazer caso o piercing na boca esteja infeccionado?

Primeiramente, é necessário ir ao body piercer que fez a aplicação para avaliar. Se tiver um nódulo e pus, encaminho para o médico, pois será preciso tratar com antibióticos. Nem sempre retiro o piercing, às vezes, a perfuração inflama devido à alergia ao aço cirúrgico. Se remover a joia, o furo irá fechar, sendo necessária cirurgia para remover o pus.

Publicidade

Piercing na boca: cuidados necessários

A boca abriga uma quantidade numerosa de micro-organismos, alojados principalmente na língua e gengiva. O piercing inflamado gera dor, inchaço e, às vezes, a presença de secreção que pode causar febre. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados logo após a perfuração e mantê-los permanentemente. Abaixo, veja quais são:

Cuidados logo após a perfuração

  • Não toque no piercing: “as mãos contêm bactérias, então, oriento a não mexer e girar a joia para não infeccionar”.
  • Higienização: “oriento a lavar a região externa no banho com shampoo neutro e utilizar soro fisiológico”. Além disso, “deve-se evitar o uso de antisséptico, álcool e água oxigenada, pois são substâncias fortes que retiram a casquinha responsável pela cicatrização”. Também “faça gargarejo com água e um pouco de sal”.
  • Cuidados com a alimentação: “evite o consumo de carne de porco, embutidos e mariscos por, pelo menos, duas semanas após a perfuração, bem como comidas quentes e apimentadas”. Se possível, “tome sorvete e bebidas geladas para diminuir o inchaço”. Também, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas para não prejudicar a cicatrização.

Cuidados permanentes

  • Troque a joia: “mesmo as joias fabricadas com titânio se desgastam devido ao atrito, então, eu indico trocá-las pelo menos a cada quatro anos”.
  • Evitar o atrito: “o atrito com o piercing pode machucar o local da perfuração, contribuindo para inflamá-lo”. Portanto, é importante tomar cuidado, principalmente na hora de escovar os dentes.
  • Manter a higiene: “pessoas que fazem esportes costumam tirar a joia antes de treinar e colocá-la em qualquer lugar. Depois, recolocam com as mãos sujas e sem limpar o local da perfuração. Dessa forma, empurra bactérias para a região desenvolvendo granulomas”.

A especialista explica que os granulomas surgem quando o corpo bloqueia a entrada de bactérias, formando uma bola de sangue ao redor do furo. “As pessoas confundem com queloide, mas não é. Ainda assim, é dolorido e leva cerca de uma semana para tratar”.

Piercing na boca: mais informações

Quer saber mais sobre o piercing na boca? Nos vídeos abaixo, você encontrará informações e dicas essenciais. Assim, você estará preparada para se cuidar após o procedimento:

Piercing na boca e outras regiões

Nesse vídeo, a profissional da Viper Tattoo responde às dúvidas gerais, não só sobre o piercing na boca, mas também em outras regiões. Ela fala sobre os cuidados ao escolher um body piercer e o estúdio para a perfuração. Assista ao vídeo.

Piercing na boca com granuloma: o que fazer?

A especialista Kah Zombie fala sobre a importância da escovação para evitar infecções e o desenvolvimento de granuloma, mesmo após a cicatrização do furo. Ela também dá dicas extras de higienização bucal e cuidados para tratar o problema. Assista!

Escolha um profissional qualificado e siga todas as orientações à risca para garantir resultados satisfatórios. Entre as perfurações na boca, o piercing Monroe é popular e charmoso. Não esqueça de se cuidar para preservar o seu bem-estar!

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.