Moda e Beleza

Piercing inflamado: a perfuração está pedindo cuidados

Canva

Com colaboração da Dermatologista Dra. Silvana Coghi

Atualizado em 11.03.24

O visual fica mais estiloso, a joia diz sobre a nossa personalidade, porém ninguém merece piercing inflamado. Dói, incha, provoca febre e acumula secreção. Quando isso acontece, algo deu errado no processo de cicatrização. A dermatologista dra. Silvana Coghi, do Hospital São Camilo, esclarece dúvidas, além de orientar sobre como identificar e tratar a inflamação.

Conheça a especialista

Dra. Silvana Coghi é médica dermatologista (CRM 83078). Especialista em dermatologia clínica, cirúrgica, estética e laser.

Como saber se o piercing inflamou?

Assim que você sentir um certo desconforto no piercing, ligue o alerta. Geralmente, a inflamação é mais comum no processo de cicatrização, entretanto ela pode ocorrer a qualquer momento. A dra. Silvana orienta a observar os seguintes sinais:

  • Vermelhidão (eritema)
  • Inchaço (edema)
  • Dor no local
  • Mau cheiro
  • Febre
  • Secreção na perfuração
  • Acúmulo de células mortas ao redor do piercing

A inflamação é uma etapa comum do processo de cicatrização, pois a pele lesionada está em regeneração. O problema começa quando surgem os sinais citados acima. Se o piercing não for cuidado corretamente, há o risco de desencadear uma infecção grave, queloides e granulomas.

Publicidade

Causas do piercing inflamado

iStock

O que foi que eu fiz para o piercing inflamar?! Se a gente soubesse o que causa a inflamação, certamente, evitaria determinadas ações. Na maioria dos casos, é possível passar pelo período de cicatrização sem complicações.

Segundo a dermatologista, uma das principais causas do piercing inflamado é a má higienização. O processo de limpeza deve ser realizado duas vezes ao dia com sabonete antisséptico e soro fisiológico. Lembre-se de secar bem a perfuração. Evite o uso de pomadas e cremes.

Quando o piercing entra em atrito com roupas, toalha de banho e lençóis, há um maior risco de inflamação. Na hora de dormir, tente não pressionar a perfuração sobre a cama. Outro ponto que merece atenção é a joia escolhida. Muitos materiais causam alergias. O indicado é usar aço inoxidável.

A alimentação gordurosa é inimiga da cicatrização, pois ela causa um processo inflamatório no corpo. Então, evite o consumo de frituras. Também vale ficar atenta ao manuseio do piercing. Às vezes, sem pensar, a gente mexe na joia com a mão suja. Isso aumenta o risco de contaminação.

O que fazer quando o piercing inflama?

O primeiro passo para cuidar do piercing inflamado é lavar muito bem as mãos! Nada de tocar na joia ou na perfuração com as mãos que você acabou de chegar da rua. Queremos evitar uma infecção. Em seguida, siga as orientações da dra. Silvana:

  1. Higienize o local: a higienização é importante antes, durante e após a perfuração. Para tratar a região inflamada, o soro fisiológico é uma ótima opção, pois possui minerais que ajudam na recuperação da derme.
  2. Seque bem: a perfuração não deve ficar úmida em hipótese alguma. Se possível, utilize um pano de algodão ou uma gaze para evitar atritos.
  3. Mantenha o furo arejado: nem pense em fazer um curativo em cima do piercing, achando que isso ajudará a cuidar da inflamação. Ao deixar a região bem arejada, você evita a proliferação de bactérias.
  4. Compressa de soro fisiológico: para lidar com o inchaço e a secreção, faça uma compressa de soro fisiológico. Basta molhar uma gaze no soro morno e aplicar delicadamente na região.
  5. Redobre o cuidado alimentar: os alimentos ricos em açúcar, como doces, carboidratos e bebidas alcoólicas são inflamatórios para o organismo e pioram a inflamação.
  6. Cuidado com o atrito: além de desencadear a inflamação, o atrito pode piorar a situação. Então, use roupas largas, não durma em cima do piercing e evite qualquer situação que possa friccionar o furo.
  7. Use cremes e pomadas: se a inflamação estiver em um nível grave, será preciso usar pomada ou creme com antibiótico no local, preferencialmente, combinado com corticosteroide, por 2 a 3 dias.
  8. Use medicamentos orais: quando a inflamação se transforma em infecção, um médico poderá indicar anti-inflamatórios ou antibióticos orais para aliviar a dor e o inchaço.

Em alguns casos, mesmo seguindo as orientações acima, a inflamação persiste. A dica da dermatologista é: “se não melhorar ou se houver uma piora, como aumento de dor e de secreção no local, é necessário procurar um serviço médico”.

Publicidade

Dúvidas sobre piercing inflamado

Na internet, há receitas milagrosas para tudo, entretanto, cuidado! A orientação profissional é essencial para evitar que a inflamação evolua. Confira mais dicas e esclarecimentos da dra. Silvana:

1. Como evitar que o piercing inflame?

Faça o piercing em um local confiável, pois materiais contaminados aumentam os riscos de inflamação, infecções graves e transmissão de doenças. Então, siga corretamente as orientações do profissional que realizou a perfuração.

2. Quando o piercing inflama é necessário retirar a joia?

A joia deve ser retirada se a inflamação não melhorar com os cuidados orientados. Em casos graves, os médicos também costumam pedir para retirar a joia. Se você estiver com muita dor, mesmo sem orientação profissional, retire.

3. Pode passar álcool 70 no piercing inflamado?

O álcool é um ótimo antisséptico, porém é um produto forte que pode aumentar a irritação (dermatite) e a dor local. Por isso, não é indicado para tratar inflamações, principalmente em áreas sensíveis, como o rosto.

Publicidade

4. Pode colocar gelo no piercing inflamado?

A compressa gelada ajuda a aliviar o inchaço e a dor. Entretanto, não aplique o gelo diretamente sobre a perfuração, pois pode causar irritações. Se não tiver uma bolsa de gelo, envolva-o em um pano de algodão.

Higienização correta é a palavra-chave para evitar inflamações, principalmente se for um piercing na boca. Essa perfuração é toda estilosa, há várias possibilidades de furo, no entanto exige cuidados específicos. Aprenda sobre o assunto!

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.