Picolinato de Cromo pode reduzir a vontade de comer doces e carboidratos

Mas, atenção! O uso desse produto em excesso pode prejudicar sua saúde, por isso é essencial o acompanhamento especializado

Escrito por

Foto: Thinkstock

Continua após o anúncio

Com o objetivo de emagrecer e, muitas vezes, já desanimadas com a dificuldade em perder peso, algumas pessoas procuram produtos que possam auxiliar nesse processo e dar um “empurrãozinho” na dieta.

Atualmente, é possível encontrar no mercado muitas opções que realmente podem ajudar. Mas é importante que a pessoa tenha em mente que a perda de peso só é possível com uma boa reeducação alimentar associada a hábitos de vida saudáveis.

Dentre os suplementos que têm feito muito sucesso entre as mulheres que buscam emagrecer, o Picolinato de Cromo tem chamado bastante a atenção. Mas será que ele é mesmo eficaz? Como ele age no organismo? Pode ser tomado por qualquer pessoa? Abaixo a nutricionista Sabrina Lopes responde as dúvidas mais comuns sobre o produto.

O que é Picolinato de Cromo?

Conforme explica a nutricionista Sabrina, o Picolinato de Cromo é um suplemento dietético, conhecido como a melhor forma de absorção de cromo pelo organismo. “E o cromo tem como função primordial potencializar no organismo os efeitos da insulina, reduzindo assim os níveis de gordura corporal, além de dar sensação de saciedade e diminuir o apetite da pessoa por carboidratos e doces”, acrescenta.

Dessa forma, fica claro porque tem sido muito procurado pelas mulheres, especialmente por aquelas que não conseguem emagrecer por consumir altas quantidades de doces.

O Picolinato de Cromo é mesmo eficaz em dietas de perda de peso?

A nutricionista Sabrina frisa que o uso de nenhum suplemento vai garantir emagrecimento. O que, de fato, garante bons resultados é a prática de atividade física regular associada à reeducação alimentar.

“Porém, o Picolinato de Cromo, enquanto suplemento, pode sim auxiliar na perda de peso, porque diminui o apetite por carboidratos e doces, garantindo que a pessoa não os consuma fora de hora e de forma exagerada. Assim, fica mais fácil manter a dieta”, explica a profissional.

Há contraindicações?

Não há contraindicações para o uso do Picolinato de Cromo. “Porém, vale lembrar que não podemos abusar do consumo, porque esse mineral em excesso pode ser nocivo à saúde e causar efeitos colaterais, como dores de cabeça, insônia, diarreia, vômitos. Em caso mais graves, pode levar a danos hepáticos, insuficiência renal e anemia profunda”, diz a nutricionista Sabrina. “Por isso, o ideal é procurar um profissional para indicar a suplementação correta para o seu caso e também o tempo certo de uso de determinado suplemento”, acrescenta.

Como comprá-lo?

O Picolinato de Cromo pode ser encontrado em farmácias e também em muitos sites da internet. Porém, isso não significa que deve ser comprado sem nenhuma orientação profissional.

Continua após o anúncio

“Antes de comprar procure um nutricionista ou médico para saber se você realmente necessita dessa suplementação”, lembra Sabrina Lopes.

Alimentos ricos em cromo

É possível encontrar esse mineral nos alimentos que fazem parte da nossa dieta? A nutricionista Sabrina Lopes explica que sim.

“Também é possível encontrar alimentos ricos em cromo, como nozes, cereais integrais, maçã com casca, ameixa, brócolis, espinafre, fígado, cogumelos, levedo de cerveja e vinho”, finaliza a nutricionista.

Então, antes de sair para comprar um potinho de Picolinato de Cromo, lembre-se de que é indicado contar com a orientação do seu médico ou nutricionista. Somente esses profissionais poderão indicar o que é melhor para o seu organismo. E, dessa forma, com certeza você terá muito sucesso no processo de emagrecimento!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.