32 receitas de picolé para refrescar seu dia com muito sabor

Escrito por Carol Romani

iStock

Em estações mais quentes, um picolé refrescante pode salvar o seu dia. Um picolezinho é uma ótima forma de deixar o verão ainda mais divertido, pois seu preparo é simples, prático e delicioso. Além disso, existem diferentes combinações de sabores e ingredientes para soltar a criatividade na hora de fazer o picolé. Veja algumas receitas que vão te deixar com vontade de fazer e provar estas delícias:

Receitas de picolé com chocolate

1. Picolé de brigadeiro: já imaginou aquele delicioso chocolate derretido, em forma de sorvete? Este picolé de brigadeiro é superfácil de fazer e deixa os amantes de um bom chocolate ao leite com água na boca. A cobertura do picolé também é de chocolate derretido, com granulado para finalizar e ficar ainda mais sensacional.

2. Picolé de Nutella: um picolé cheio de sabor, fácil de fazer e com poucos ingredientes. Esta receita leva leite, creme de leite e Nutella (ou outro creme de avelã de sua preferência). Basta bater tudo no liquidificador e colocar para congelar com um palito. Você também pode incrementar o picolé com amendoim, avelã ou nozes trituradas para deixá-lo mais crocante.

3. Picolé Chicabon: para quem gosta de uma receita fácil, mas bem elaborada, este picolé de Chicabon é uma ótima opção. O segredo desta receita é o doce de leite, que junto com o chocolate faz uma combinação cremosa, com textura e sabor incrível.

4. Picolé de prestígio: a base deste picolé de prestígio é feita com leite condensado, creme de leite, leite de coco, coco ralado e leite. Depois de congelado, derreta chocolate meio amargo para mergulhar o picolé e deixe esfriar para que fique uma camada de chocolate envolvendo o picolé. Se preferir, você pode jogar coco ralado por cima do picolé pronto, fica uma delícia.

Leia também: Sorvete de morango: 14 receitas deliciosas para mandar o calor embora

5. Picolé de Chokito: se você ama o chocolate Chokito, vai amar sua versão refrescante em forma de picolé. A crocância dos flocos de arroz com o chocolate em calda é sensacional. A receita é simples e pode ser feita em alguns minutos. Uma dica é fazer com copinhos descartáveis e um palito, fica fácil para desenformar depois. Mas se você tiver forma de picolé, também dá certo.

6. Picolé de coco com brigadeiro: que tal uma paleta mexicana de coco recheada com brigadeiro em calda, bem cremoso? Para fazer este picolé, faça primeiro a mistura do picolé de coco, depois coloque para congelar deixando um espaço no meio da paleta para colocar o recheio depois. Com o brigadeiro pronto, e a primeira parte do picolé já congelada, recheie o meio da paleta com o chocolate derretido e cubra com mais uma camada do picolé de coco. Volte ao congelador e depois é só desenformar e aproveitar esta explosão de sabor.

7. Picolé Tablito: esta receita de Tablito caseiro é espetacular. O picolé de Tablito é feito com três camadas: um recheio de chocolate meio amargo, a base de leite condensado com leite Ninho e uma cobertura maravilhosa de chocolate branco com coco ralado. Esta receita leva um tempo mais longo para ser preparada, pois deve ir ao congelador três vezes, mas o resultado vale a pena e fica delicioso.

8. Picolé sensação: quem não ama a combinação do morango, leite condensado e chocolate ao leite? O picolé de sensação é perfeito para aqueles que gostam desta bomba de sabor e querem consumir algo fresquinho em dias quentes. O segredo desta receita é colocar um pacote de suco de morango em pó para preparar a base do picolé, além dos pedaços de morango para um recheio superdelicioso.

9. Picolé de leite Ninho com recheio de Nutella: o queridinho de todos os tempos em forma de picolé, é de arrasar. O picolé de leite Ninho com Nutella é ótimo para aqueles que gostam da combinação diferenciada do chocolate branco com o chocolate preto. O recheio é feito com Nutella e a base com massa de leite Ninho. A receita é simples e o resultado fica impecável.

Leia também: 20 receitas de drinks sem álcool pra se jogar na farra sem remorso

Receitas de picolé de frutas

10. Picolé de morango: um picolé de fruta é excelente para se refrescar e consumir frutas de um jeito diferente. Com ingredientes simples, você faz um delicioso picolé com o sabor marcante do morango batido no liquidificador com vinagre balsâmico. A calda de açúcar é essencial para dar o toque doce ao picolé.

11. Picolé de amoras: esta receita surpreendente é fácil de fazer e rende até 6 porções pequenas. Você pode fazer em copinhos descartáveis com palitos de picolé, é prático e fica com uma aparência maravilhosa. São poucos ingredientes: amoras, açúcar e água. Bata tudo no liquidificador e depois é só levar para congelar.

12. Picolé de melão: para quem gosta de um sabor mais leve, o picolé de melão é uma ótima opção. Se o melão estiver bem docinho, você nem precisa acrescentar açúcar. Basta bater a fruta sem sementes e com água no liquidificador e colocar para congelar.

13. Picolé de kiwi: uma receita para quem gosta de praticidade e de ser natural. Este picolé pode ser feito apenas com água, ou água de coco, e kiwi. Uma dica para incrementar é colocar algumas folhas de hortelã, fica ainda mais fresquinho e delicioso.

14. Picolé de abacate: este picolé cremoso de abacate leva também limão e leite condensado, para deixar a receita ainda mais saborosa. Se quiser uma versão menos calórica, mas ainda cremosa, é só bater o abacate com leite desnatado e colocar um pouquinho de açúcar ou adoçante.

Leia também: 14 receitas de sorbet para refrescar os dias mais quentes

15. Picolé de limão e kiwi: um picolé que agrada tanto na aparência como no sabor. Nesta receita, o kiwi é cortado em rodelas e colocado inteiro para congelar, junto com o suco de limão e folhas de manjericão batidas. O frescor e o sabor deste picolé são maravilhosos.

16. Picolé de mousse de maracujá: quem não ama um picolé cremoso, ainda mais feito de mousse de maracujá? Mas o melhor ainda está por vir: ganache aerada de chocolate branco e sorvete de morango com morangos picados. Este picolé em camadinhas surpreende em cada ingrediente. A paçoca para finalizar é de arrasar o coração e o paladar.

17. Picolé de caju com gengibre: se você gosta de sabores diferenciados, vale a pena apostar nesta receita simples e deliciosa de picolé feito com suco de caju e gengibre ralado. Aposte no gengibre, ele é a chave da receita para dar mais frescor ao picolé.

18. Picolé de creme de abacate: esta receita de creme de abacate é perfeita em forma de picolé. Além de ser cremosa, fica ainda mais refrescante com o toque do limão espremido. Se você quiser incrementar, uma dica é usar leite de coco e leite condensado.

19. Picolé cremoso de manga com coco: um picolé saudável, funcional e superdelicioso. Esta receita leva apenas suco de limão, leite de coco, chia, água e manga. É só bater tudo e depois colocar em formas de picolé ou copinhos descartáveis com palito.

20. Picolé de pera com creme de caramelo: misturas inusitadas podem dar muito certo quando viram picolé, como esta receita de picolé de pera com creme de caramelo. Ele é um pouco mais elaborado e leva mais tempo para fazer, mas vale a pena pois o resultado é espetacular.

21. Picolé de melão e hortelã: para quem gosta de sabores frescos e marcantes, mas com uma leve doçura, este picolé é perfeito. Coloque a quantidade de hortelã conforme o seu gosto e bata com o melão cantaloupe e açúcar. É uma ótima opção para lanche da tarde em dias quentes.

22. Picolé de abacate com coco: se você quer uma receita saudável e prática de picolé, vale a pena apostar nesta maravilha de abacate com leite de coco e coco ralado. O abacate é ótimo pois apenas uma unidade rende até oito picolés médios.

Receitas de picolé especiais

23. Picolé de brownie: um picolé maravilhoso e recheado de sabor. Primeiramente, faça a massa do brownie. Depois, divirta-se com a montagem deste picolé especial, recheado de sorvete de caramelo salgado. A montagem é mais trabalhosa mas é divertida e o resultado é inexplicável.

24. Picolé de leite Ninho: esta receita simples fica ainda mais especial com a casquinha de chocolate branco que o envolve. A base do picolé de leite Ninho é superfácil de fazer, depois, é só derreter o chocolate branco com um pouco de óleo de coco e mergulhar o picolé já congelado nesta calda.

25. Picolé de paçoca: nesta receita, você deve preparar a base do picolé na panela, com leite condensado, creme de leite, amido de milho e leite em pó. Depois que tiver formado um creme homogêneo, acrescente paçoca esfarelada e leve ao congelador. Quando estiver pronto, finalize com mais paçoca, porque, afinal, paçoca nunca é demais.

26. Picolé de paçoca vegano: a versão vegana do picolé de paçoca é surpreendente. Esta receita leva leite de amendoim, essência de baunilha, açúcar, amido de milho para ficar mais encorpado e paçoca. Para preparar, a base é feita na panela e depois vai ao congelador. Esta receita rende até 7 picolés médios.

27. Picolé de kiwi com chocolate: nada como o amargo do kiwi com o doce do chocolate para fazer uma combinação de dar água na boca. É uma receitinha superfácil feita apenas com kiwi, óleo de coco e chocolate meio amargo, feito com a fruta inteira em rodelas.

28. Picolé de ruibarbo, baunilha e kirsch: que tal um picolé gourmet com sabores exóticos? Nesta receita, a base do picolé é de ruibarbo, com baunilha, kirsch e raspas de limão siciliano. A calda de açúcar dá o acabamento final, realçando o sabor deste picolé delicioso.

29. Picolé cheesecake sem lactose: cheescake já é bom, mas no picolé, é melhor ainda. Esta versão sem lactose não perde em nada no sabor e na textura. Além de ficar supercremoso, o recheio de cheesecake com goiabada cremosa é espetacular. Vale a pena testar esta receita e se surpreender.

30. Picolé de manga, gengibre e curry: para os amantes da culinária agridoce, aqui vai uma receita especial de picolé de manga, com tempero de curry e calda de gengibre. São poucos ingredientes e o preparo é mais demorado, mas é uma ótima opção para inovar na cozinha.

31. Picolé 100% fruta: sabe aquele picolé que só de olhar, dá vontade de devorar todos? Esta receita agrada na aparência e no sabor, além de ser refrescante por conter pedaços inteiro de frutas fresquinhas. Tem a opção também de fazer o picolé em camadas com as frutas batidas. São dois modos práticos e saudáveis de fazer um picolé com frutas e água de coco.

32. Picolé saudável: ainda na vibe do saudável, neste vídeo você aprende duas receitas de picolé caseiro, livre de conservantes e açúcar refinado. Um picolé de fruta, feito com suco de laranja, cenoura, manga e hortelã, e um picolé de chocolate, feito com bananas amassadas, cacau em pó e chocolate 85% cacau.

Um picolé geladinho é a cara do verão. Além de refrescar, você pode fazer com os ingredientes que você mais gosta, da forma como desejar. São receitas práticas para quem quer algo gostoso em pouco tempo e receitas mais elaboradas para quem gosta de usar a criatividade na cozinha. Escolha o seu favorito e arrase no seu picolé caseiro.

Assuntos: Alimentação

Para você