Picnogenol: conheça o aliado no combate ao envelhecimento precoce

Escrito por
Em 26.04.22

Envato

Sendo de grande ajuda no tratamento de doenças devido aos seus impactos positivos, como o controle aos níveis de colesterol, o picnogenol (ou pycnogenol) é um medicamento bastante indicado. A partir disso, a dermatologista Viviane Boccanera esclarece dúvidas pertinentes ao assunto ao decorrer do post. Portanto, confira os tópicos salientados por ela a seguir!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o picnogenol e qual o seu efeito

Segundo a doutora Viviane, “o pycnogenol é o extrato da casca do pinheiro francês (Pinus pinaster), que tem efeito antioxidante potente e uma ação protetora contra a radiação ultravioleta. Por esse motivo, tem sido utilizado como uma opção de tratamento oral para melasma, condição extremamente frequente na prática dermatológica.”

Qual é a função do medicamento?

picnogenol

Envato

A doutora explica que a função exercida pelo picnogenol está ligada a diferentes aspectos, os quais propiciam diversos benefícios ao organismo, como a prevenção ao envelhecimento precoce devido à minimização dos danos advindos dos radicais livres.

Para tal, ela diz que “o pycnogenol tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antimelanogênico, pois atua regulando a síntese de melanina (pigmento que dá cor a pele) e a produção de radicais livres.”

Benefícios e efeitos colaterais causados pelo picnogenol

O picnogenol promove impactos positivos a quem o utiliza, dentre os quais, pode-se citar o controle diante do envelhecimento precoce e a prevenção e auxílio no tratamento de doenças. Além disso, o medicamento se mostra realmente eficaz, como aponta a dermatologista: “o pycnogenol tem demonstrado ser efetivo e seguro, com baixa incidência de efeitos colaterais.”

6 principais benefícios do picnogenol

picnogenol

Envato

  • Garantia de fotoproteção;
  • Clareamento de manchas;
  • Efeito antirrugas;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Auxilia na redução das dores musculares;
  • Controla os níveis de colesterol.

Efeitos colaterais e contraindicações

Conforme dito pela doutora, o picnogenol acarreta resultados seguros e possui baixos índices de efeitos colaterais no seu uso. Todavia, o medicamento pode resultar em problemas estomacais em alguns casos, assim como dor de cabeça, feridas na boca e tonturas.

Entre as principais contraindicações do item, pode-se citar que seu uso deve ser dispensado para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação e por pessoas alérgicas aos extratos de Pinus pinaster ou a qualquer outro componente presente na fórmula.

Publicidade

Assim, entenda que o uso do picnogenol é algo seguro e pode propiciar mais qualidade de vida a você. Logo, mantenha-se atento a todas as especificações e busque acompanhamento médico para incluir o medicamento à sua rotina.

Como usar o picnogenol corretamente

Envato

Aconselha-se tratar de detalhes ligados ao modo de uso do picnogenol diante da presença médica de um dermatologista. Nesse sentido, Viviane ressalta que “geralmente ele é usado em forma de comprimido, por via oral, mas a dose e a frequência do uso devem ser estabelecidas em consulta médica, com dermatologista”.

Comumente, o preço para um frasco com 30 capsulas do medicamento sofre variações que se mantêm em torno de 30 e 40 reais.

Dessa forma, preze por marcar uma consulta médica antes de decidir utilizar um medicamento como o picnogenol. E não deixe de considerar as vantagens que poderá obter por meio dele, como o efeito antirrugas.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.