10 receitas de picles para aproveitar todos os vegetais da geladeira

Escrito por
Em 15.10.21

iStock

Por                                
Em 15.10.21

Provavelmente você conhece o picles e até conhece alguém que pede para tirá-lo do hambúrguer porque não gosta do sabor. Sabia que ele é um modo de preparar diversos vegetais para aumentar a sua durabilidade? A seguir, conheça um pouco mais o que é picles e acompanhe as melhores receitas para fazer em casa.

Publicidade

O que é o picles

O picles é uma conserva de vegetais em uma salmoura de água, vinagre, sal e açúcar. Esse preparo é ótimo para aumentar a durabilidade dos alimentos e evitar o desperdício. Após colocar os vegetais na salmoura, é necessário esperar o tempo de fermentação para que o vegetal ganhe um novo sabor e permita outras possibilidades de consumo.

O picles de pepino é o mais conhecido e pode ser servido com sanduíches, saladas ou até mesmo puro, como um apetitivo. Muitas pessoas podem até se confundir e achar que o picles é sinônimo de pepino em conserva. A verdade é que é possível fazer esse preparo com outros vegetais. Na receita, você pode variar na quantidade dos ingredientes, principalmente do vinagre, para obter um picles mais doce ou mais ácido.

10 receitas de picles que vão dar um novo sabor aos alimentos

Quer saber como aproveitar os vegetais para fazer uma deliciosa conserva? A seguir, confira receitas incríveis e superpráticas de picles:

1. Picles de morango

Nesse vídeo, você vai aprender uma versão perfeita para ampliar seu cardápio! Utilizando as mesmas proporções de vinagre, açúcar e água, você vai preparar uma calda para a sua conserva. Espere esfriar, transfira para um pote, coloque os morangos, feche e aguarde alguns dias. Depois, é só aproveitar!

2. Picles de pepino

Essa é a receita é a versão tradicional e mais conhecida. Para fazê-la, você vai precisar preparar uma salmoura com água, sal e vinagre. Em seguida, basta colocar a mistura no pepino e aguardar fermentar por cerca de 4 a 5 dias. Se quiser um pepino um pouco mais docinho, adicione açúcar à salmoura e surpreenda-se com o sabor!

3. Picles de cebola

Outra receita muito popular é a conversa de cebola! Aqui, é necessário iniciar misturando as cebolas com o sal por cerca de 8 horas para que elas soltem bastante água. Já para o líquido da conversa, é só aquecer o vinagre, o açúcar, a pimenta calabresa, as sementes de mostarda e os grãos de pimenta-do-reino até o açúcar se dissolver. Para finalizar, é só cobrir as cebolas com o líquido e prontinho!

Publicidade

4. Picles de maxixe

Tem maxixe em casa, mas não sabe o que fazer? Que tal um picles? Assista ao vídeo para aprender a preparar essa deliciosa conserva. Você vai precisar de poucos ingredientes como vinagre de arroz, açúcar, sal, pimentas, alecrim e claro, o maxixe!

5. Picles de cebola-roxa

Semelhante as outras receitas, essa versão também prepara uma mistura a base de água, vinagre, sal e açúcar. O diferencial dessa receita é que o vegetal que será utilizado é a cebola-roxa, que tem um sabor mais suave e adocicado do que a cebola normal. Confira a aproveite o sabor!

6. Picles de rabanete

Amados por alguns e odiados por outros, o rabanete pode se tornar um queridinho nas suas refeições. Nessa receita de conserva, o vegetal vai para a fermentação com uma mistura de água, sal, vinagre de álcool ou vinho tinto e açúcar. Para dar um sabor e aroma especial, adicione alguns dentes de alho, folhas de louro e grãos de pimentas antes de fechar o pote.

7. Picles de chuchu

Nesse vídeo, a estrela da receita é o chuchu! Superprática, é só colocar em um pote o chuchu fatiado, as folhas desidratadas e as sementes de funcho, o alho, o açúcar, o sal e a pimenta. Acrescente água até a metade do pote e aguarde fermentar por cerca de 3 a 4 dias e aproveite!

8. Picles especial para pão

Essa receita é um ótimo acompanhamento para o lanchinho da tarde. Com as cebolas e os pepinos fatiados, é importante misturá-los com sal e esperar cerca de 2 a 12 horas para garantir um picles bem crocante. Em seguida, cozinhe os vegetais por 4 ou 5 minutos em uma mistura de vinagre, açúcar e temperinhos como açafrão, erva-doce, coentro e mostarda amarela. Transfira para potes individuais e está pronto para consumir!

Publicidade

9. Picles misto

Está com vários vegetais na geladeira e não saber o que fazer? Aproveite e faça uma versão de conversa mista! Cozinhe os vegetais da sua preferência até ficarem no ponto al dente e depois transfira-os para um pote. Acrescente sal e cubra com vinagre. Delicioso e prático de fazer!

10. Picles de vegetais com especiarias

Se você adora sabores marcantes, essa receita é para você! Aqui, as especiarias como zimbro, coentro em grão, mostarda em grão, pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino e folhas de louro vão dar um toque especial! É só fervê-las com vinagre, água, açúcar e sal por cerca de 20 minutos para apurar os sabores. Por fim, transfira para um pote com os vegetais da sua preferência picados e aproveite!

Curtiu essas receitas de picles? Separe já os ingredientes necessários e prepare uma deliciosa conserva em casa! Se você quiser aproveitar as frutas da estação, confira como fazer diferentes tipos de compotas.