15 perguntas que você deve se fazer antes de terminar um relacionamento

Você quer terminar mesmo ou está apenas pensando em dar um susto no parceiro?

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Ninguém (ou quase ninguém em sã consciência pelo menos) começa um relacionamento pensando em terminá-lo. Porém, com o tempo, às vezes percebemos que a outra pessoa não era exatamente aquilo que pensávamos.

Além disso, é normal que, conforme amadurecem e passam por novas experiências, as pessoas mudem suas opiniões e valores, de forma que um antigo relacionamento pode se tornar inadequado à sua nova visão de mundo.

Mesmo assim, tomar a decisão de terminar pode ser muito difícil, seja porque ainda existem sentimentos, porque você não quer que a outra pessoa sofra ou simplesmente porque você não gostaria de ficar sozinha.

Se você está nessa situação e não consegue chegar a uma conclusão, sugerimos que você leia as perguntas abaixo e tente respondê-las da forma mais sincera possível, pois elas podem te ajudar a refletir melhor sobre o que você realmente deseja:

  1. Meu parceiro ou minha parceira me critica, me desvaloriza ou falta com respeito comigo com frequência?
  2. Meu parceiro ou minha parceira me liga ou manda mensagens o tempo todo para me monitorar ou chega a ir até minha casa ou trabalho para saber se realmente estou lá?
  3. Estou me sentindo insegura, intimidada ou ameaçada nesse relacionamento?
  4. Meu parceiro despreza meu jeito de ser, meu trabalho, meus amigos ou minha família?
  5. Ele ou ela é capaz de assumir a responsabilidade por seus erros ou sempre coloca a culpa em outra pessoa ou acontecimento?
  6. Eu expus claramente minhas expectativas ou apenas assumi que meu parceiro deveria percebê-las sozinho?
  7. Esse relacionamento está ajudando os dois a crescer de alguma forma?
  8. Meu parceiro ou minha parceira é uma pessoa financeiramente responsável?
  9. Meu parceiro e eu temos valores parecidos e objetivos compatíveis com uma vida juntos no futuro?
  10. Estou muito brava por alguma coisa que ele fez e só quero dar um susto nele ou realmente quero terminar?
  11. O que estou deixando de viver por estar em um relacionamento?
  12. Um rompimento seria melhor para a minha vida? E para a vida da outra pessoa?
  13. Estou pronta para romper de verdade ou já sei que vou terminar e voltar daqui a algum tempo?
  14. Estou apaixonada por outra pessoa e tenho certeza sobre esse sentimento?
  15. Vou me sentir melhor comigo mesma se decidir terminar a relação?

Por que é tão difícil terminar?

Foto: iStock

Para pessoas casadas e com filhos, um rompimento se torna muito difícil por razões óbvias como o bem-estar das crianças, compromissos financeiros em comum e decisões como o que fazer com a casa onde moram.

Porém, um término é complicado mesmo para quem está apenas na fase de namoro e não tem tantas responsabilidades compartilhadas. Isso acontece porque os sentimentos podem ser conflitantes (você está insatisfeita, mas ainda gosta da pessoa), porque é mais fácil continuar ao lado de uma pessoa que você já conhece e porque não queremos perder todo o “investimento” que fizemos nessa relação.

O fim de um namoro ou casamento representa uma perda tanto da pessoa com quem você estava quanto do funcionamento dessa relação, e é inevitável viver um período de luto até assimilar as mudanças – mesmo quando você não vê a hora de se ver livre.

Porém, diferente de uma morte real, quando não existe mais o que fazer, um término ainda pode deixar portas abertas, as quais funcionam como armadilhas que dificultam ainda mais a decisão de colocar um fim na relação.

Se você se identifica com essa situação e não consegue sair dela, pode ser interessante conversar com uma amiga próxima, pessoas mais experientes ou mesmo procurar ajuda profissional para que você consiga enxergar melhor o que deseja para a sua vida. Lembre-se de que os relacionamentos devem contribuir para a nossa felicidade, mas não podem substituí-la.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web
Comentários