Conheça os benefícios das pedras quentes e aproveite essa massagem

Escrito por                    
Atualizado em 20.05.22

iStock

Por
Atualizado em 20.05.22

Quem gosta de massagens, com certeza já ouviu falar das pedras quentes! Tradicionais, elas são muito usadas por massagistas de todo o mundo. Com inúmeros benefícios, essas pecinhas especiais ajudam a alinhar mente e corpo. Quer saber mais? Então, confira a matéria a seguir.

Publicidade

O que são as pedras quentes

iStock

De origem milenar, as pedras quentes foram criações dos monges tibetanos que, com o objetivo de manter a energia vital nos períodos de jejum, colocavam as pedras quentes em cima da região do estômago. A técnica, que segue os princípios da medicina oriental, é muito aplicada em consultório de massagem para atender os mais diversos tipos de demandas.

Geralmente, elas são feitas de basalto, uma rocha rica em ferro e que facilita a retenção de calor. As pedras são aquecidas na água, que precisa estar entre a temperatura de 45 °C a 50 °C. Após aquecidas, elas são colocadas em todo o corpo, o que ajuda a aliviar o estresse e tensão.

A massoterapeuta, Jessica Pagliarini, explica que as pedras “não são apenas colocadas em pontos específicos e depois retiradas, muito menos deixadas no corpo do paciente em uma sala sozinho, pois essa terapia vai muito além. Conciliamos movimentos de massagem ao procedimento em pontos específicos enquanto o deslizamento das pedras acontece”.

Jessica também ressalta que essa técnica precisa ser aplicada por profissionais devidamente capacitados e habilitados, como esteticistas, massoterapeutas ou fisioterapeutas para evitar queimaduras ou contusões.

Benefícios das pedras quentes

iStock

Mais do que uma simples massagem relaxante, as pedras quentes ajudam a promover o bem-estar e saúde do corpo! Quer saber o que essa técnica milenar pode te proporcionar de bom? Então, confira alguns benefícios apontados pela massoterapeuta:

  • Redução de estresse e sintomas de ansiedade: a correria do dia a dia sempre acarreta quadros de estresse e ansiedade, não é mesmo? Para aliviar esses sintomas, a dica é investir em uma boa massagem – e para quem gosta de inovar, a técnica com pedras quentes é maravilhosa!
  • Aumento na sensação de bem-estar: assim como todos os outros tipos de massagem, a opção com pedras quentes provoca bem-estar, pois relaxa o corpo e ajuda no combate do estresse.
  • Evita e combate insônias : quem tem problemas com insônia também pode apostar nessa técnica, pois ela ajuda na ansiedade, que está diretamente ligada aos problemas de sono.
  • Alivia dores musculares e articulares: por promover relaxamento muscular, as pedras quentes atuam de maneira direta nas dores da musculatura e articulações. Muito bom, né?
  • Melhora no processo de drenagem linfática do corpo: a drenagem linfática nada mais é do que uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. E as pedras quentes ajudam nesse processo, pois são aplicadas de forma conjunta com a massagem.
  • Auxilia a eliminar toxinas presentes no organismo: por promover a drenagem linfática, as pedras quentes auxiliam na eliminação de toxinas presentes no organismo, diminuindo a retenção de líquidos e estimulando o sistema imunológico.
  • Melhora a elasticidade da pele : quem gosta de estar com a pele bem cuidada e bonita, também pode investir em uma boa massagem com pedras quentes. Elas ajudam na elasticidade da pele, diminuindo a inflamação da camada de gordura e eliminando toxinas.
  • Alivio nas cólicas menstruais: quem sofre com cólicas menstruais, com certeza já colocou uma bolsa de água quente sobre a barriga para aliviar a dor. E as pedras aliadas à massagem seguem uma lógica parecida, que auxilia na diminuição daquele incomodo chatinho!
  • Aumento da circulação sanguínea: de vital importância para o corpo, o fluxo sanguíneo garante que os sistemas, órgãos e tecidos recebam o oxigênio e nutrientes necessários para funcionar corretamente. E as pedras podem auxiliar nesse processo, pois elas promovem o aumento da circulação sanguínea onde são colocadas.
  • Melhora o funcionamento do intestino: e se você tem problemas com digestão, então aposte em uma boa massagem com pedras quentes, que vão ajudar no aumento da absorção de nutrientes do trato digestório e na melhora das condições de absorção intestinal!

Viu só quantos benefícios para a mente e para o corpo? De questões emocionais a problemas físicos, as pedras quentes são ótimas aliadas como tratamento alternativo. Mas lembre-se de fazer a massagem sempre acompanhado por um médico e realizado por um bom profissional da área!

Publicidade

Contraindicações das pedras quentes

Apesar dos vários benefícios, as pedras quentes não podem ser aplicadas em todo mundo. Algumas pessoas podem ter reações adversas e que podem gerar diferentes problemas, como explica Jéssica. Ela reforça que “ao realizar a avaliação, deve-se preencher a ficha de anamnese e averiguar o estado de saúde do paciente”. Para garantir que a sua experiência com as pedras quentes seja segura, confira a lista de pacientes que não são indicados a fazer esse tipo de tratamento:

  • Pessoas hipertensas;
  • Pessoas diabéticas;
  • Pessoas com feridas, febre, asma aguda, infecções agudas e/ou cistite aguda;
  • Pessoas com câncer;
  • Gestantes.

E lembre-se, é claro, de sempre procurar um profissional de confiança e que faça uso de materiais de qualidade. Isso faz toda a diferença na massagem e garante que a experiência seja segura e pra lá de benéfica!

Onde comprar pedras quentes

iStock

Agora que você já sabe todos os benefícios e cuidados que deve ter ao usar as pedras quentes, que tal adquirir o seu próprio kit de peças para massagens? A lista a seguir, traz ótimas opções de kits para você fazer a sua compra e aproveitar o procedimento. Veja:

  • Americanas: quem adora cristais pode investir em um kit de pedras quentes com quartzo verde para massagem, aquecedor estek e diferentes tipos de cristais!
  • Americanas : se você prefere trabalhar com pedras diferentes, então a dica é apostar em kits com peças vulcânicas que podem ser aplicadas na hora da massagem e proporcionam um tratamento ainda mais completo.
  • Submarino : nada melhor do que uma boa massagem no pé, não é mesmo? Simples, ela pode ser feita em casa! E para isso, não deixe de usar um kit especial com pedras quentes que ajudam a deixar a experiência mega relaxante e gostosa!
  • Aliexpress : que tal aliar tecnologia com a técnica milenar das pedras quentes? Superversátil, o massageador elétrico com pedra natural é ótimo para quem adora inovar nos atendimentos, oferecendo um serviço diferente e incrível!

E aí? Gostou das técnicas e benefícios das pedras quentes? Aproveite e confira também essa matéria sobre massagem ayurvédica, uma técnica que promove a purificação do corpo e da mente!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Massagem