18 receitas de pastel de forno tão gostosos que até os vizinhos vão querer um pedaço

Salgado ou doce, com o recheio que você desejar, ele é sempre uma boa alternativa para evitar frituras

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Salgado ou doce, tradicional ou integral, frito ou assado… De qualquer maneira, o pastel é uma comida popular que agrada a maioria das pessoas, podendo ser encontrado em qualquer barzinho, mercadão ou feira de rua.

Difícil encontrar quem resista a um bom pastel, ainda mais se for feito na hora, bem fresquinho. Mas, é fato que comer pastel frito com frequência não é nada recomendado! Neste sentido, o pastel assado (ou pastel de forno) torna-se uma ótima opção!

Versátil, o pastel de forno pode se tornar prato principal de um jantarzinho rápido, acompanhando apenas uma salada, ou ainda, ser servido como entrada num jantar entre amigos, por exemplo.

Quando se está com pressa, nada melhor do que comprar a massa pronta e rechear o pastel com seus ingredientes favoritos e/ou aqueles que você tem em casa. É possível também caprichar, fazendo recheios diferentes, utilizando, por exemplo, carne seca ou camarão etc.

Para as amantes de doces, um pastel de forno de chocolate, por exemplo, também cai muito bem! Mas estes são apenas exemplos, pois as possibilidades são inúmeras, e abaixo você confere receitas deliciosas para preparar pastéis assados incríveis!

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

Salgadas

1. Pastel de frango: boa dica para quando se vai receber amigos em casa. É bem versátil (você coloca o recheio de sua preferência), fácil e rápido de fazer. Pode ser feito também para aniversário ou qualquer outra festinha… Você só precisa montar uma bandeja bem bonita com os pasteis.

2. Pastel de pizza: boa dica para um lanche saboroso. Para o recheio você usará presunto, queijo prato ou mussarela, tomate sem semente, cebola e orégano. O preparo da massa também não tem segredo, o que torna a receita no geral bem prática.

3. Pastel de carne seca: a combinação de mussarela e carne seca fica deliciosa. Boa dica pra quando se quer inovar no recheio! Para a massa você precisará de leite, fermento, açúcar, sal, óleo, ovo e farinha de trigo.

4. Pastel de ricota, bacon e ervilha: um recheio diferente e muito saboroso. O melhor de tudo é que o preparo do pastel é rápido. E, caso sobre, você pode guardar na geladeira, pois fica uma delícia também no outro dia, é só esquentar.

5. Pastel de ricota e espinafre: uma versão mais saudável, para quem não quer “fugir da dieta”. O preparo não tem segredo, você usa a massa de pastel já pronta, e, para o recheio, pica folhas de espinafre, mistura a ricota e coloca um pouco de creme de leite ou requeijão só para dar liga.

Leia também: 30 receitas fáceis e deliciosas de palha italiana

6. Pastel de alheira e espinafre: uma sugestão simples e leve. Os pasteis podem servir como uma entrada ou até mesmo ser prato principal, quando acompanhados de uma boa salada.

7. Pastel de atum: saboroso e prático. Para o recheio você precisará de atum, tomate, cebola, sal, pimenta, orégano e creme de ricota só para dar liga. Se você não achar ou não gostar de creme de ricota, pode substituir por requeijão cremoso.

8. Pastel de camarão: receita fácil e muito gostosa para quem adora camarões. Os pasteis ficam com uma textura muito boa. Para a massa você só precisará de óleo, manteiga, ovos, leite, parmesão ralado, sal, farinha de trigo.

9. Pastel de peito de peru, cream cheese e damasco: está sem ideia do que fazer para o jantar? Vai receber amigos em casa? Estes pasteizinhos de forno são fáceis e rápidos de fazer. São “semicaseiros”, porque você usa a massa pronta, tornando tudo muito mais prático.

10. Pastelão de forno: é feito com massa de pastel daquelas de rolo, e você só precisa de uma pequena habilidade para fechá-la. A dica é não usar recheio muito úmido ou que solte líquido, para não deixar a massa mole.

Leia também: 41 receitas deliciosas de festa junina para tornar seu arraiá um sucesso

11. Pastel de palmito integral: a receita da massa é bem simples, leva apenas farinha de trigo branca, farinha de trigo integral, água, óleo vegetal e sal. Para dar uma incrementada, você pode utilizar um pouco de chia, mas é meramente opcional.

12. Pastel funcional: uma versão saudável de pastel. Você usará, basicamente, farinha de coco, mix de farinha de linhaça e de chia, ovos, manteiga ghee e água. O recheio fica a seu critério.

13. Pastel integral de couve e grão de bico: receita vegana que resulta em pasteis crocantes e deliciosos. Para o recheio você usará, basicamente, grão de bico, cebola, salsa, cebolinha, pimentão vermelho, couve, sal, pimenta e óleo vegetal.

Doces

14. Pastel de chocolate: uma receita prática, mas muito diferente e saborosa. A massa folhada é comprada pronta. Os demais ingredientes são somente chocolate, canela e açúcar.

15. Pastel de doce de leite e banana: você já compra a massa de pastel pronta, aí só caprichar no recheio. Na hora de comprar, prefira os doces de leite mais firmes. E quando for comer, cuidado, porque os pasteis quentinhos são uma delícia, mas o doce de leite está fervendo e pode te queimar.

16. Pastel de Nutella e banana: receita que encantará quem adora Nutella. Afinal, Nutella+banana é uma combinação que dá supercerto. Boa ideia para um lanchinho rápido, quando dá aquela vontade de comer doce!

17. Pastel de Nutella e leite ninho: perfeito para acompanhar um café! O recheio desta receita é com creme de avelã (Nutella), mas, para variar, você pode colocar o que preferir – doce de leite, goiabada com queijo etc.

18. Pastel Romeu e Julieta: uma receita simples, mas muito saborosa. Você pode fazer os pastéis para um lanche, para um café da tarde, ou mesmo fazer uma bandeja de pasteizinhos para um aniversário. De toda forma, a receita com certeza fará sucesso.

Inspire-se com as receitas e crie sua versão de pastel de forno com seus ingredientes prediletos! Ele é ótima dica para quando se tem vontade de uma comidinha prática e muito saborosa.

Para você