Passo-a-passo para preparar e dar banho no seu bebê

Veja quais são os cuidados necessários para higienizar seu filho com carinho

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

A hora do banho do bebê, um momento de intimidade entre pais e filhos, pode ser muito especial. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos para que o banho do bebê seja agradável tanto para ele, quanto para você. Por isso, confira o passo-a-passo para preparar e dar banho no seu filho.

Prepare tudo com antecedência

A primeira medida a ser tomada é preparar com antecedência tudo o que você precisa para dar banho no seu filho. Escolha um local adequado: o melhor lugar é sempre aquele onde você consegue montar a banheira, movimentar-se para dar banho no bebê e, se possível, onde consegue organizar todo o material de troca de roupa.

Feche portas e janelas para evitar correntes de ar, deixe tudo o que precisa, toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, roupas limpas, preparado e jamais, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho durante o banho. Além disso, prefira dar banho no seu bebê no horário mais quente do dia.

Banheira

Outro passo importante, é higienizar a banheira com água e sabão ou álcool antes e depois do banho. A água, cuja temperatura deve ser cuidadosamente verificada (a temperatura ideal é em torno de 36 graus), deve ocupar cerca de dois terços de seu volume. Não é preciso trocar a água da banheira durante o banho, já que os bebês não possuem tanta sujeira a ponto de comprometer a água. Entretanto, se a criança regurgitar, defecar ou urinar durante o banho, é preciso limpá-la e trocar a água da banheira para que se possa iniciar tudo novamente.

Produtos de higiene

Os sabonetes mais usados são os dois em um, que agem como sabonete e xampu. Eles são suaves, têm cheiros deliciosos e são oferecidos por várias marcas de produtos infantis. No entanto, grande parte dos dermatologistas recomenda o uso de sabonetes neutros, a fim de evitar quaisquer riscos de alergia. Não há a necessidade de usar esses produtos em recém-nascidos. O produto pode ser usado depois dos 6 meses e em pequena quantidade. É importante ressaltar que, seja qual for o produto escolhido, ele deve ser específico para bebês.

Por onde começar?

Sugere-se iniciar o banho lavando a cabeça do bebê. Coloque-o na banheira e comece lavando os cabelos e o rosto do seu filho. O banho do bebê começa pelos cabelos por uma questão de higiene. O couro cabeludo é um dos lugares onde há mais sujeira. Ao lavá-lo por último, ela passará pelo corpo do bebê, que já está limpo. A lavagem dos cabelos pode ser deixada de lado nos dias mais frios, mas faça isso apenas se o couro cabeludo estiver limpo, sem restos de leite, comida, pomada ou crostas que costumam aparecer, principalmente, nos primeiros meses de vida. Deixe os genitais e o bumbum por último.

Frequência dos banhos

Segundo especialistas, não há um número exato de banhos. O ideal é que os bebês tomem banho todos os dias. Porém, não há nenhum perigo em pular o banho desde que você faça, ao menos, uma limpeza superficial, utilizando paninhos umedecidos ou algodão, antes de dormir.

Assuntos: Bebês

Dicas pela Web