Pão de mel: 29 receitas que vão conquistar seu paladar

Para consumo próprio ou para vender, encontre a receita perfeita para você

Escrito por Ananda Almeida

Foto: Reprodução / Dani Noce

Se tem uma coisa com gostinho de infância que se mantém saborosa pelo resto da vida é o pão de mel.

Não importa se hoje em dia ele é menos glamuroso que o bem-casado, para muita gente, nada substitui a massa fofinha com sabor de especiarias e de açúcar mascavo coberta por uma camada de chocolate.

Embora para muita gente falar em pão de mel remeta a exatamente isto: uma massa de especiarias coberta com chocolate ao leite, no máximo com uma camada de doce de leite no recheio, hoje em dia a receita ganhou diversas variações, como recheio de brigadeiro, cobertura de chocolate branco e até versão em ovo de Páscoa! Confira algumas dessas receitas a seguir!

Receitas de pão de mel tradicionais

Foto: Reprodução / Flamboesa

1. Pão de mel original: esta é a receita clássica, isto é, só a massa coberta com chocolate. Entre as especiarias utilizadas estão a noz-moscada, o cravo-da-índia, a canela e um toque especial de raspas de laranja. Além da facilidade de não precisar rechear, outra vantagem desta receita é que ela está disponível tanto na versão escrita quanto em vídeo.

2. Pão de mel com recheio de doce de leite: mesmo não sendo a versão original, esta é, possivelmente, a versão mais famosa do pão de mel. Além do recheio de doce de leite, outros diferenciais desta receita são o leite infusionado com especiarias para dar mais sabor, e o fato do pão de mel ser finalizado em um palito, o que dá um charme todo especial.

Leia também: 15 receitas imperdíveis de brigadeiro de paçoca

3. Pão de mel sem glúten e sem lactose: com versão escrita e em vídeo, esta receita é um alívio para quem é alérgico ao glúten ou à lactose e pensou que nunca mais poderia comer pão de mel. Nela, a farinha de trigo é substituída por fécula de batata, farinha de grão-de-bico e farinha de amêndoas, enquanto a água quente entra no lugar do leite.

4. Pão de mel integral: também sem leite na massa, esta receita é mais nutritiva porque leva farinha integral no lugar da farinha de trigo tradicional. Além da noz-moscada, da canela e do cravo-da-índia, ela tem, ainda, um toque de gengibre em pó, que adiciona uma camada a mais de sabor. Outra coisa bacana da receita é que ela propõe uma finalização simplificada, com o chocolate apenas na cobertura.

5. Pão de mel vegano: para quem é vegano ou se incomoda com o sabor pungente de especiarias, esta é a receita ideal. Isso porque ela dispensa o uso de cravo, canela, cravo-da-índia e noz moscada, utilizando só a glucose de milho em vez do mel para dar sabor à massa. Outro diferencial é que, enquanto as outras receitas são feitas no liquidificador, esta pode ser batida à mão.

6. Pão de melado de cana: seja para você ou para vender, esta receita é legal por ser vegana e bastante parecida com a original. O melado, claro, vai no lugar do mel. Mas a receita também tem de diferente o fato de levar leite de amendoim no lugar do leite convencional.

7. Pão de mel trufado: é perfeccionista ou faz doces para casamento? Nesse caso, você precisa desta receita aqui, que propõe um acabamento perfeito para o pão de mel com a ajuda de forminhas de bombom. Apesar de soar trabalhoso, não é uma receita demorada, já que você pode aproveitar o tempo que a massa está no forno para fazer e gelar as casquinhas de chocolate nas forminhas. Depois, é só rechear com as duas camadas de massa e com o doce de leite, cobrir novamente com o chocolate e está pronto.

Leia também: 13 receitas de pudim de micro-ondas para uma sobremesa rápida

8. Pão de mel insuflado: outra receita que utiliza formas de bombom ou de pão de mel para um acabamento mais perfeito, esta tem de especial o fato de incorporar o mel na massa só no fim da receita e de maneira bem suave, como se fosse uma clara em neve. O resultado é que, assim, o mel não emulsifica os demais ingredientes e a massa perde sua característica “puxenta”.

Receitas de pão de mel diferentonas

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

9. Pão de mel de frigideira: até agora você deve ter notado que todas as receitas têm um preparo parecido. Não é o caso desta aqui! Depois de misturar todos os ingredientes com a ajuda de um fouet, despeje o conteúdo em uma frigideira untada com óleo, tampe e deixe em fogo baixo até a massa firmar. Quando isso acontecer, vire do outro lado e pronto, é só colocar a calda de chocolate.

10. Pão de mel com doce de leite e ameixa: não se assuste com esta receita que leva maionese – isso mesmo, maionese – no preparo. É ela quem dará a maciez e cremosidade da massa. Já o recheio é daquelas ideias que nos fazem questionar por que não pensamos nisso antes. Afinal, doce de leite e ameixa é mais uma dessas combinações escritas nas estrelas.

11. Pão de mel na travessa: está sem ideias para a sobremesa do almoço em família do domingo? Que tal um pão de mel servido na travessa? Além de ser bastante rápida e prática, esta receita também é legal porque ninguém fica constrangido de pegar mais um pouquinho. E, acredite, vai dar vontade de repetir!

12. Pão de mel no potinho: montada em um pote de vidro, daqueles de geleia, esta ideia atende perfeitamente quem deseja vender pão de mel com uma apresentação mais refinada, assim como quem deseja servir uma sobremesa elegante em um jantar especial. A receita da massa é bem tradicional, a diferença está na cobertura, que é feita de ganache.

Leia também: Drip cake: aprenda 7 receitas do bolo queridinho do momento

13. Pão de mel de caneca: enquanto a maior parte das receitas de pão de mel rende quantidades generosas, esta aqui é para aqueles momentos em que você só quer matar sozinha a vontade de comer o doce. Depois de infusionar o leite com o cravo, tudo o que você precisa fazer é bater todos os ingredientes na caneca mesmo e levá-la ao micro-ondas por três minutos. Com a massa pronta, abra um furo no centro para rechear com doce de leite. Depois disso, é só cobrir com chocolate e se jogar nessa delícia.

14. Pão de mel na marmita: se o objetivo é ganhar dinheiro vendendo pão de mel, poucas receitas serão tão práticas quanto esta aqui. Isso porque, depois de bater a massa no liquidificador, você só terá o trabalho de colocar uma pequena quantidade dela em marmitas de 9 cm, colocar o doce de leite, fazer mais uma camada com a massa e levar as marmitas ao forno. Espere 40 minutos até que ele fique pronto. Enquanto a massa esfria, prepare a cobertura de ganache. Coloque sobre os bolos e feche as marmitas.

15. Pão de mel de unicórnio: a moda do unicórnio chegou ao pão de mel com esta receita que, além das especiarias, do leite, da farinha e do mel, ainda leva leite condensado – no lugar do açúcar mascavo. A maior diferença desta receita, no entanto, está na finalização, com glacê real ou ganache de chocolate branco. Feita em quatro cores diferentes, é essa cobertura que deverá ser moldada, com a ajuda do bico de confeiteiro, a fim de formar crina, chifre, orelhas e demais partes da cabeça do unicórnio.

16. Pão de mel do Mickey Mouse: mais uma opção excelente para decorar ou servir de lembrancinha para festas, este pão de mel precisa estar com o formato bem certinho para dar certo. A boa notícia é que, apesar do uso de forminha de pão de mel, a cobertura de chocolate, os discos de massa e o recheio são colocados todos de uma vez, sem a necessidade de fazer primeiro uma casca de chocolate e de gelar para só depois montar o pão de mel. Com eles bem redondinhos, o que dará o formato de Mickey é o trabalho feito em glacê real.

17. Pão de mel de corte: não tem muito segredo. Utilizando uma receita tradicional de pão de mel como base, tudo o que você precisa fazer de diferente é assar a massa em uma forma de calha ou de bolo inglês. Asse por 40 minutos ou até o palitinho ou garfo sair seco. Prepare a ganache e cubra o bolo com ela quando a massa estiver fria.

Leia também: 11 ideias de como ganhar dinheiro na internet

Receitas com pão de mel

Foto: Reprodução / Dani Noce

18. Ovo de Páscoa recheado com pão de mel: já que a casca de chocolate é uma das características principais do pão de mel, por que não montá-lo como um ovo de Páscoa? Depois de temperar o chocolate, colocá-lo na forminha e aguardar a secagem, monte o pão de mel com a massa assada e com o recheio, que pode ser o tradicional de doce de leite ou algo mais ousado, como uma pasta de damasco.

19. Brigadeiro de pão de mel: apesar do nome, o brigadeiro desta receita é todo diferente, com base feita apenas de doce de leite e chocolate picado. Aqueça em fogo baixo mexendo sempre, aproveitando para acrescentar as especiarias de sua preferência e um pouco de mel. Em um frigideira, você também deverá tostar fatias de bolo de chocolate. Pode ser inclusive de bolo pronto. Depois, é só fazer a montagem em uma cumbuca, intercalando brigadeiro, doce de leite e massinha tostada.

20. Bolo pão de mel:conhece alguém que ama pão de mel? Surpreenda essa pessoa não com uma pequena unidade, mas com um bolo todo no sabor. A receita é superprática. Enquanto a massa fica no forno por 40 minutos, prepare a ganache que servirá de cobertura e o doce de leite, que pode ser feito com leite condensado cozido na pressão./p>

21. Bombom de pão de mel: mais uma opção legal para vender para festas mais requintadas e casamentos, o bombom de pão de mel dá um pouco mais de trabalho, mas compensa no visual. Além de fazer e assar a massa, é preciso temperar o chocolate e, com ele, preparar as casquinhas nas forminhas de acetato, deixando gelar por pelo menos 15 minutos antes de começar a montagem. O recheio de doce de leite é de leite condensado cozido.

22. Chocolate quente de pão de mel: já que o segredo do sabor de pão de mel está nas especiarias, esta receita inova ao aproveitá-las em uma bebida que, ainda por cima, é bastante rápida e prática. Depois de bater o chantilly com doce de leite, leve leite ao fogo baixo com açúcar mascavo, pau de canela, dente de cravo, mel e noz-moscada até a mistura levantar fervura. Remova as especiarias, coloque chocolate e amido de milho, cozinhando até engrossar.

23. Rocambole de pão de mel: outra opção para servir o pão de mel de maneira farta. O rocambole é legal porque acaba fazendo com que nenhuma mordida venha sem recheio. Para melhorar, esta receita ainda é feita com massa para bolo pronta sabor pão de mel, ou seja, você só precisa acrescentar a ela ovos, leite e manteiga.

24. Waffles de pão de mel: no café da manhã ou no chá da tarde, esta receita com pão de mel é um sucesso. Os ingredientes são praticamente os mesmos das receitas de pão de mel tradicionais, a diferença é que a eles você também vai acrescentar claras em neve que deixarão a massa aerada. Ah, e outra diferença importante: a receita toda fica pronta em meia hora.

25. Sorvete com pão de mel: esta é uma das receitas mais fáceis com pão de mel. Isso porque, além do sorvete napolitano, ela leva também pão de mel pronto, daqueles mais durinhos comprados no mercado. Com esses ingredientes e mais a cobertura de ganache, é só fazer a montagem, intercalando sorvete e pão de mel. Leve para gelar por pelo menos 4 horas e a receita está pronta para servir.

26. Minibolo vulcão de pão de mel: excelente opção para servir em festas, esta receita é menos trabalhosa porque dispensa a cobertura de chocolate, compensando na abundância do doce de leite. O segredo está em usar miniformas de silicone com furos no meio que, além de deixarem espaço para o doce de leite, fazem com que o tempo de forno caia de 40 para 15 minutos graças ao seu tamanho reduzido.

27. Cone de pão de mel: para quem achava que não tinha como o pão de mel ter mais cara de infância, esta receita está aqui para provar o contrário! Para fazer, você deverá preparar um pão de mel recheado normal para ser colocado dentro da casquinha de sorvete coberta de chocolate.

28. Pavê de pão de mel: o que dizer desta receita que combina dois doces irresistíveis? Além do sabor, outra coisa bacana do pavê de pão de mel é que ele tem uma apresentação bonita, ideal para servir aos convidados como sobremesa. Pra fazer, você só precisa de um creme de pão de mel feito com leite infusionado em especiarias, ganache e bolacha champagne.

29. Bolo no pote de pão de mel recheado com beijinho: fácil e rápida, esta receita é mais uma que utiliza massa pronta de pão de mel no preparo. Por levar brigadeiro na cobertura e beijinho no recheio, ela é ideal para agradar crianças e apaixonadas por doce em geral. No vídeo, a apresentação é feita em uma taça de sorvete, mas você pode adaptar para potinho de vidro ou de plástico caso tenha a intenção de vender.

Já ficou com água na boca? Então corre para a cozinha para testar uma receita! Lembrando que você sempre pode comer um (ou alguns) e usar o restante para ganhar uma renda extra ou para presentear.

Assuntos: Alimentação

Para você