19 receitas de pão de alho para deixar seu churrasco mais gostoso

Feitos de forma mais simples ou elaborada, pães de alho caseiros são sinônimo de economia e muito sabor

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Para muitos brasileiros, fim de semana é sinônimo de churrasco! E foi-se o tempo em que ele era feito somente com carne assada, e pronto! Hoje, os churrascos são muito mais completos, tendo opções, inclusive, para quem não consome carne.

E, é fato: o pão de alho já é um clássico dos churrascos. Acompanha muito bem os mais variados tipos de carne, além de poder ser consumido por vegetarianos… Ou seja, agrada à maioria das pessoas!

Porém, comprando uma boa quantidade de pão de alho em supermercados, o preço pode ficar meio “salgado”. Por isso, fazê-lo em casa é a melhor opção, ainda mais se a proposta é servi-lo para um grande número de pessoas.

Além disso, fazer pão de alho em casa é também uma oportunidade para incrementar a receita, fazendo-a da maneira que mais gostar, como, por exemplo, com queijos, com ervas finas e o que mais sua criatividade permitir! Confira algumas receitas:

Versões simples

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

1. Pão de alho no pão francês: para você economizar na hora do churrasco, afinal, comprar pão de alho pronto nos supermercados não sai muito barato, né? Esta receita é fácil e o resultado é ótimo. Se preferir, você pode assar os pães de alho no forno também.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

2. Pão de alho amanteigado: feito com pão francês, este pão de alho fica bem saboroso e você pode colocá-lo no forno, na grelha ou na churrasqueira até ficar dourado e bem crocante. Boa pedida para seus finais de semana!

3. Pão de alho com manteiga e maionese: pão francês, manteiga, maionese e alho. Além de ficar delicioso, você fará uma economia e tanto! Para dar mais sabor, você pode adicionar, salsinha, orégano, queijo parmesão e gotas de molho de pimenta.

4. Pão de alho rústico e fácil: em menos de 10 minutos os pãezinhos ficam prontos para irem para a grelha da churrasqueira! A receita é fácil e você usará apenas pão francês, alho, salsa fresca, azeite, manteiga, pimenta e sal.

5. Pão de alho no pão de hot dog: uma maneira diferente de preparar um delicioso pão de alho! Além do pão de hot dog, você usará cream cheese, alho, queijo mussarela ralado, ovo, alho granulado e parmesão ralado.

6. Pão de alho com queijo: esta receita é feita com pão tipo bisnaguinha, mas a pastinha pode ser usada em qualquer tipo de pão, até para fazer tipo torrada ou bruschetta. Você também pode adicionar ervas secas ou frescas, como salsinha, manjericão, orégano.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer caseiro para você experimentar

7. Pão de alho com muito queijo: um pão de alho que fica bonito e muito apetitoso. Boa pedida para servir quando for reunir os amigos ou a família em um churrasquinho. Para fazer, você usará apenas pão italiano, alho, manteiga, queijo mussarela, sal e salsinha.

8. Pão de alho com parmesão: receita feita com um pão de semolina grande. Pra começar, você deve fazer cortes quadriculados nele sem deixar chegar até o fim. Depois, é besuntar o pão com a pasta de alho, tentando enfiar nos cortes o mais fundo que puder. Ou seja, é uma receita sem segredos e que fica muito saborosa.

9. Pão de alho com queijo, requeijão e bacon: a dica é harmonizar este pão de alho – que fica lindo e super-recheado – com uma boa cerveja. Ótima pedida para um fim de semana em companhia dos amigos!

Versões elaboradas

Foto: Reprodução / Receitas para a felicidade

10. Pão de alho com massa caseira básica: ótimo para acompanhar uma salada, um churrasquinho ou para comer puro mesmo no finalzinho da tarde. E a dica da receita é, mesmo depois de frios, colocar os pães novamente no forno só por alguns minutinhos para dar uma requentada.

11. Pão de alho com massa caseira e sal grosso: uma receita com aroma de dar água na boca! Você precisará de fermento biológico, açúcar, leite morno, farinha, ovo, manteiga, sal, margarina, óleo, alho em pasta e sal grosso.

Leia também: 11 receitas de panqueca de frango que beiram a perfeição

12. Pão de alho dois queijos: nesta receita, o gosto do alho não fica tão forte, deixando o pão bem suave. O recheio é com requeijão cremoso e queijo mussarela, ou seja, combinação que não tem erro!

13. Pão de alho com queijo de puxar: uma versão de pão de alho cheinha de queijo e, claro, muito sabor. Boa pedida para os churrascos, mas também para qualquer reunião em família ou amigos, quando se quer servir uma entradinha gostosa!

14. Pão de alho com requeijão, parmesão e ervas finas: você vai precisar de dentes de alho grandes, margarina, mistura de ervas finas, requeijão, queijo parmesão ralado na hora e pão francês.

15. Pão de alho com nata, parmesão e salsinha: receita fácil, você precisará apenas de farinha de trigo, fermento biológico, açúcar, água morna, azeite de oliva, sal, manteiga com sal, alho, salsinha e parmesão ralado.

16. Briochinhos de alho: é bom saber que o gosto de alho fica bem marcante, então, se você preferir, pode colocar uma quantidade menor. A receita rende nove pãezinhos de tamanho médio, por isso, se você vai precisar de uma quantidade maior, é bom dobrar a receita.

Leia também: 100 maneiras de cortar 100 calorias

17. Pãezinhos de alho e queijo: fáceis de fazer, perfumados e deliciosos, com certeza esses pães vão ser devorados rapidamente! A dica é servir bem quente. Boa pedida para quando se recebe os amigos em casa!

18. Pão de alho enroladinho no espeto: uma receita diferente, ótima opção para um churrasco especial! Você usará farinha de trigo, fermento químico, açúcar, sal, azeite de oliva, leite, água, manteiga, alho e salsinha.

19. Pão de alho rústico: um pão de alho com fermentação natural. Você precisará de alho cortado em lâminas finas, azeite, farinha de trigo integral orgânica, farinha de glúten, água filtrada, sal marinho, levain à base de keffir e sal marinho.

Agora você já sabe que fazer pão de alho em casa permite mil e uma possibilidades e ainda sai muito mais em conta do que comprar o pão pronto! Vale a pena escolher sua receita preferida e preparar pães de alho para fazer aquele churrasquinho no fim de semana ou, simplesmente, para receber amigos em casa com uma boa cerveja. 😉

Dicas pela Web
Comentários