16 receitas de panqueca low carb para uma refeição prática e saborosa

Com opções doces e salgadas, as panquecas proporcionam um refeição rápida e prática, permitindo grande variedade de recheios ou acompanhamentos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Com o preceito de reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente, a dieta low carb tornou-se muito popular atualmente. Com isso, é essencial aumentar a ingestão de fibras, para garantir a sensação de saciedade e o bom funcionamento do intestino.

É importante frisar que uma dieta low carb não elimina o consumo de carboidratos da dieta, o que seria altamente prejudicial ao organismo. Esta apenas reduz sua quantidade e prioriza alimentos de baixo índice glicêmico, garantindo a dose de energia necessária para o equilíbrio das funções de nosso corpo.

Com a popularidade desta dieta, muitas receitas tradicionais ganharam suas versões com baixo índice de carboidratos, possibilitando ampliar o cardápio de sopas, massas, salgados, pães e até doces.

Dentre essas opções, as panquecas são uma ótima pedida para quem busca uma refeição rápida e prática, permitindo liberar a criatividade tanto no preparo de sua massa quando no momento de escolher o recheio. Confira a seguir uma seleção de receitas de panquecas low carb para adicionar ao seu cardápio:

Panquecas low cab salgadas

Foto: Reprodução / Pitadinha 

1. Panqueca low carb com massa de presunto: aqui, em vez de preparar uma receita de massa low carb, a autora da receita optou pelo uso do próprio presunto e queijo para enrolar as panquecas. Como recheio escolhido, carne moída refogada com cebola, sal e pimenta, cheiro-verde e ovos cozidos picados. Por cima, molho de tomate caseiro e queijo parmesão ralado.

Leia também: 9 farinhas low carb para incluir no seu cardápio

2. Panqueca low carb verde sem farinha: utilizando em sua base ovos e espinafre, esta panqueca é, na realidade, um tipo de omelete sem o sabor característicos do prato, podendo ser enrolado e receber o recheio de sua escolha. Nesta sugestão, a panqueca com massa verde foi recheada com queijo light, peito de peru e cebolinha. Para finalizar, é necessário levá-la à frigideira, para que o queijo derreta.

3. Panqueca low carb fácil e rápida: a massa leva ingredientes como claras, fibra de soja, leite desnatado, fermento e sal. Para prepará-la, basta bater os ingredientes no liquidificador, untar a frigideira com um fio de azeite e despejar a metade da massa. Após cerca de dois minutos, vire para dourar o outro lado. Esta receita rende duas panquecas.

4. Panqueca crepioca low carb: com a massa leve e creme branco, esta versão leva goma de tapioca, ovos e fermento no preparo da massa. Para o recheio, a autora optou por frango desfiado e catupiry, porém este último pode ser dispensado se você desejar uma receita menos calórica. O creme branco e o queijo parmesão adicionados à panqueca já enrolada e recheada finalizam a receita.

5. Panqueca low carb com farinha de grão de bico: outra opção sem glúten, esta receita ainda não leva leite de origem animal, mas sim o leite de amêndoas, uma ótima substituição para quem é intolerante à lactose ou alérgico à proteína do leite. Além do grão de bico, a massa ainda é elaborada com semente de chia, aumentando o valor nutricional da panqueca.

6. Panqueca low carb sem nenhuma farinha: feita com poucos ingredientes, não utiliza nenhum tipo de farinha em seu preparo. Para fazer a massa, basta misturar em um recipiente ovos, creme de leite, queijo parmesão ralado e seus temperos favoritos. Leve-a à frigideira e doure dos dois lados. A autora ainda dá uma sugestão de molho branco para acompanhar o recheio de sua preferência.

Leia também: Dieta low carb propõe redução de carboidratos para emagrecer

7. Panqueca low carb de espinafre e chia: o espinafre é utilizado para o preparo da massa, resultando em uma panqueca verdinha e com altas doses de ferro, cálcio, vitaminas A e do complexo B. As folhas do espinafre devem ser batidas no liquidificador acompanhadas de um ovo, duas claras, uma colher de sopa de chia, além de sal e pimenta-do-reino à gosto.

8. Panqueca low carb de micro-ondas: se deseja praticidade, esta é a receita ideal para você. Ao invés de ser frita, a massa é levada ao micro-ondas em um recipiente de vidro. Preparada com farinha e aveia, ovos, farinha de amêndoas, requeijão, creme de leite fresco, sal e fermento químico, pode receber qualquer recheio para ser degustada.

9. Panqueca low carb proteica (zero carb): a massa utiliza zero carboidratos em seu preparo, tornando-se ideal para uma dieta mais restrita. Para prepará-la, queijo cottage, berinjela crua, óleo de coco, claras de ovos, fermento e suplemento proteico com o sabor de sua preferência.

10. Panqueca low carb com manteiga de coco: utilizando farinha de coco como base, esta receita ainda leva ovos, água, manteiga de coco, bicarbonato de sódio e suco de limão. De sabor neutro, pode ser utilizada com acompanhamentos doces ou salgados, permitindo que a criatividade role solta.

Panquecas low carb doces

Foto: Reprodução / Pitadinha

11. Panqueca low carb sem glúten: receita curinga, pode ser utilizada para o preparo de panqueca ou waffles, desde que utilizada a máquina específica para seu preparo. A mistura sem glúten, ideal para celíacos ou alérgicos, é preparada com coco ralado sem açúcar, farinha de linhaça dourada e parmesão ralado. Quando misturada ao leite de coco, fermento e ovos, resulta em uma saborosa e versátil massa.

Leia também: 16 saborosas receitas de lasanha de berinjela para uma dieta low carb

12. Panqueca low carb com cacau: ideal para aqueles dias em que um chocolate é indispensável, esta massa leva cacau em pó sem açúcar. Além do cacau, a panqueca ainda leva farinha de amêndoas, abobrinha cozida, claras e fermento em pó.

13. Panqueca low carb de coco com morangos: uma ótima sugestão para ser degustada no café da manhã, esta panqueca é feita com ovo, coco ralado fino sem açúcar, goma de tapioca, stevia, fermento em pó e morangos cortados em pedaços. Depois de fritar sua panqueca, adicione mais morangos para um sabor marcante.

14. Panqueca low carb doce funcional: com um visual de dar água na boca, esta panqueca é acompanhada de uma calda de pasta de amendoim com agave e figos em pedaços. Para sua massa, basta misturar em um recipiente a farinha de aveia, o açúcar mascavo, o fermento, a canela e a água, levando a massa à frigideira para dourar em ambos os lados.

15. Panqueca low carb de banana com pasta de amendoim: utilizando apenas 4 ingredientes, esta panqueca se torna uma boa opção para um café da manhã rápido. Em seu preparo vão os ingredientes: ovos, bananas, canela e pasta de amendoim. Para recheá-las, aposte em frutas, como a sugestão de bananas picadas, ou ainda em geleias variadas.

16. Panqueca low carb de banana saudável: para esta versão, a banana e os ovos permanecem, mas a massa ainda ganha o farelo de aveia, agregando mais valor nutricional e garantindo mais fibras ao prato. O uso de fermento é opcional, de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Leia também: 17 receitas de sopas low carb para se aquecer e saciar de forma saudável

Simples e fáceis de fazer, estas receitas de panquecas low carb são capazes de abrir um leque de opções de refeições, sejam no café-da-manhã, almoço, lanche da tarde ou ceia, as opções doces e salgadas proporcionarão sabores deliciosos, sem pesar na consciência. Escolha sua favorita e mãos à massa!

Assuntos: Fitness

Dicas pela Web
Comentários