18 receitas de panqueca integral para refeições mais saudáveis

Escrito por
Em 28.07.20

iStock

A panqueca integral é um prato extremamente versátil. Afinal, dá para fazer versões doces e salgadas. Além disso, dependendo da sua escolha, dá para saboreá-la no café da manhã, na hora do lanche e também como refeição principal. Gostou? Então, confira a lista abaixo, que conta com as melhores receitas para você testar!

Continua após o anúncio

1. Panqueca integral fácil

Essa é uma receita de panqueca tão básica, que é feita à mão mesmo. Primeiro, é preciso bater o ovo com sal, água e azeite. Na sequência, a farinha de trigo integral é incorporada. Para finalizar, basta levar sua massa para uma frigideira. Muito simples, não é mesmo?

2. Panqueca integral fofinha

iStock

Essa é uma panqueca no estilo americana, em que a massa cresce e fica bem fofinha. Além disso, ela leva açúcar, o que faz com que essa seja uma ótima pedida para adoçar o seu dia. Veja o modo de preparo e se delicie com o resultado.

3. Panqueca integral de aveia com tapioca

Essa receita é sinônimo de praticidade, pois é feita no liquidificador. Aqui, é preciso bater no eletrodoméstico claras e gema de ovo, farinha de tapioca, aveia integral e sal. Quando a textura ficar homogênea, basta fritar sua panqueca e aproveitar todo o sabor.

4. Panqueca integral com mix de farinha de trigo

Gosta de uma panqueca fina e com uma massa bem leve? Para atingir essa textura, a dica é combinar as farinhas de trigo integral e branca, sendo a primeira em maior quantidade. Além delas, você também vai usar leite, ovo, azeite, sal e pimenta-do-reino.

5. Panqueca integral com mix de farinhas

Continua após o anúncio

Essa é outra alternativa para quem quer fazer uma receita que não leve apenas farinha de trigo integral. Além dela, você também vai precisar da farinha de trigo branca e aveia. Assim, você consegue uma textura interessante e um sabor irresistível.

6. Panqueca integral com flocos de aveia

Além de levar farinha de trigo integral e farelo de aveia, essa é uma receita em que o leite escolhido é o desnatado. Os outros ingredientes de que você vai precisar são ovo, sal e azeite ou óleo de coco. Após misturar todos eles e obter uma textura lisinha, é só levar para a frigideira.

7. Panqueca integral com leite em pó desnatado

Já pensou em fazer uma massa de panqueca leve, integral e que não leva óleo? Essa é a proposta dessa receita, que ainda é feita com leite em pó desnatado. Para melhorar ainda mais, a massa de liquidificador garante praticidade na cozinha. Vale a pena experimentar.

8. Panqueca integral com linhaça

Que tal deixar sua panqueca ainda mais nutritiva? Para atingir esse resultado, a dica é acrescentar linhaça à massa. Esse é um ingrediente simples e que não altera o sabor do seu prato. Tudo isso faz com que essa seja uma ótima escolha para testar na sua casa.

9. Panqueca integral com chia e aveia

Farinha de trigo integral, aveia, chia, leite desnatado, ovos, sal rosa, orégano, pimenta e manjericão são os ingredientes que compõem essa receita. Como todos eles são batidos juntos no liquidificador, você não terá trabalho para fazer a massa.

10. Panqueca integral com iogurte natural

Só Penso em Comida

Continua após o anúncio

Quer deixar a sua massa ainda mais gostosa? Para isso, uma boa sugestão é usar iogurte natural. Por causa dele, não é preciso adicionar leite à massa, apenas água. Além disso, chia e linhaça deixam seu prato mais nutritivo. Confira o modo de preparo completo.

11. Panqueca integral de aveia e maçã

Nessa receita, a aveia dá um toque levemente crocante para a massa. Isso sem contar que ela combina muito bem com a maçã. Para aromatizar seu prato, a sugestão é acrescentar uma pitada de noz-moscada, o que é uma ótima alternativa para quem quer deixar a canela de lado. Aprenda o passo a passo detalhado.

12. Panqueca de cenoura integral com chia

Cenoura na massa de panqueca? É isso mesmo que você leu! Aqui, o legume é picado e vai cru mesmo para o liquidificador com todos os outros ingredientes. Como resultado, você obtém um prato leve, funcional e com um gostinho diferenciado.

13. Panqueca integral de arroz

Sobrou arroz integral cozido da última refeição? Então, dê um novo uso para ele testando essa receita. O grão deve ser misturado com ovo, farinha de trigo integral, salsinha e chia. Na sequência, é só untar uma forma com azeite e ir moldando as panquecas nela mesma, com o auxílio de uma colher, e levar ao forno para assar.

14. Panqueca integral de espinafre

Se você gosta de evitar desperdício, essa receita é perfeita para você. Isso porque são os talos do espinafre que são usados para fazer a massa da panqueca. Então, já sabe, né? Quando for utilizar as folhas, não precisa descartar os talos. Agora, veja o modo de preparo.

15. Panqueca fit integral de banana

Continua após o anúncio

Que tal experimentar uma receita vegana, ou seja, que não leva ingredientes de origem animal? Para dar liga à massa, é feita uma mistura de chia com água. Além disso, o leite usado é vegetal. E tem mais: a massa é aromatizada com canela, uma especiaria que combina muito bem com banana.

16. Panqueca integral vegana

Essa é uma receita que leva apenas quatro ingredientes: farinha de trigo integral, farinha de aveia, água e azeite. A massa, que é feita no liquidificador, fica com uma textura bem leve.

17. Panqueca integral sem glúten e vegana

Quer usar o mínimo de ingredientes possível? Então, chega mais para conferir essa opção, que é feita só com farinha de trigo-sarraceno, água e, opcionalmente, sal. Depois de misturar os ingredientes, é só levar a massa para a frigideira.

18. Panqueca americana integral

A última receita da lista fica com uma textura bem macia. O preparo começa misturando farinha de trigo, farinha de aveia, xilitol, fermento em pó e sal. Depois, os líquidos entram em cena: ovo, leite, azeite e essência de baunilha. Então, é só levar a massa para uma frigideira aquecida com um fio de azeite.

Após ver todas essas opções de panqueca integral, fica a difícil tarefa de escolher qual testar primeiro. Enquanto você não decide, que tal aproveitar e dar uma olhada em receitas de pizza de couve-flor? Outra alternativa saudável para acrescentar ao seu cardápio.

Assuntos: Alimentação