12 receitas de panetone para você preparar o ano todo

Escrito por

iStock

Uma espécie de pão dourado tradicionalmente recheado com frutas cristalizadas, o panetone tem presença entre as receitas de Natal. De sabor característico, há quem defenda que esta delícia merece espaço nas mesas em qualquer época do ano.

Continua após o anúncio

Preparado com uma massa base de ovos, farinha e leite, ele tem origem italiana. Reza a lenda que na região de Milão, no século XV, um jovem apaixonado pela filha do padeiro se disfarçou como este profissional e acabou criando este saboroso pão para encantar sua pretendida e cair nas graças de seu futuro sogro.

Confira a seguir uma seleção de saborosas receitas de panetone e aprecie esta delícia em todas as épocas do ano:

1. Panetone Fácil

Servido em uma opção de miniatura, esta receita rende 10 unidades de 100 g cada. Para facilitar o seu preparo, o tipo de fermento utilizado é o biológico seco, que precisa agir por cerca de 20 minutos em uma mistura de açúcar, farinha de trigo e água morna para garantir uma textura fofinha ao pão. Confira a receita completa.

2. Panetone tradicional com frutas secas

Para ajudar a saborizar sua massa, esta receita leva essência de baunilha. As frutas cristalizadas garantem aquele sabor azedinho ao degustar o panetone, e as uvas passas conferem a doçura ideal para equilibrar esta mistura. Veja como preparar.

3. Panetone trufado de prestígio

Com a possibilidade de utilizar o panetone tradicional ou sua versão com gotas de chocolate, conhecida como chocotone, esta receita garante muito sabor e cremosidade ao rechear o pão com um saboroso creme que leva whisky, leite condensado, creme de leite, coco ralado e chocolate meio amargo. Aprenda essa incrementação passo a passo.

4. Panetone salgado

Que tal uma versão salgada deste tradicional quitute? Podendo incrementar o menu da ceia ou em qualquer outra ocasião, aqui o panetone é recheado com queijo mussarela e presunto. Para uma apresentação ainda mais bela, vale servi-lo com tomates cereja e ramos de alecrim. Corra para ver a receita.

5. Panetone trufado com sorvete

Feita em poucos passos, esta receita não tem muito segredo: basta retirar o topo do panetone e cortar seu interior, recheando-o com sorvete de creme. Então, vire-o de ponta cabeça e banhe-o com chocolate derretido. Após endurecer no congelador, adicione o topo do pão e a cobertura, e coloque de novo para gelar. Confira os detalhes do preparo.

6. Panetone de chocolate meio amargo e passas

Uma ótima alternativa para quem adora chocolate, mas não abre mão das frutas cristalizadas presentes na versão original deste prato. Para garantir toda a maciez e textura da massa, é importante dar atenção ao preparo da “esponja”, espécie de mistura feita com o fermento, água e farinha. Saiba como fazer.

7. Panetone gelado com iogurte grego e cerejas em calda

Que tal criar uma sobremesa totalmente nova utilizando este pão? Aqui, ele é fatiado e esfarelado, sendo servido em pequenos copos juntamente com cream cheese, iogurte grego e cerejas em calda. Também é possível utilizar sua versão com gotas de chocolate para diferenciar o sabor. Veja a receita completa.

8. Panetone integral sem açúcar

Opção sem açúcar, esta versão ainda utiliza farinha de trigo integral e farinha de aveia, ganhando mais fibras e nutrientes. O xilitol é o eleito para adoçar o pão, e seu recheio leva cranberry e chocolate meio amargo. Acesse a receita e teste já!

Continua após o anúncio

9. Panetone sem glúten

Alternativa ideal para celíacos ou pessoas sensíveis ao glúten, esta versão substitui o uso da farinha de trigo por uma mistura que leva farinha de arroz, polvilho doce e trigo sarraceno. Para ajudar na textura, a massa ainda conta com suco de laranja batido com meia abobrinha. Veja os detalhes do modo de preparo.

10. Panetone recheado com trufa de maracujá

Outra opção recheada para surpreender qualquer um. Aqui, o recheio escolhido é a trufa de maracujá, preparada com chocolate branco, creme de leite e suco concentrado da fruta. Para uma apresentação de encher os olhos, vale cobrir o pão com chocolate branco derretido. Confira como fazer essa delícia!

11. Panetone vegano

Preparado sem utilizar nenhum ingrediente de origem animal, esta opção ainda é sem glúten, permitindo que alérgicos e celíacos se deliciem com o pão. O psyllium e a goma xantana são os ingredientes escolhidos para garantir uma massa mais macia, sendo utilizados juntamente com farinha de amêndoas, grão-de-bico, polvilho doce e fécula de batata. Aprenda!

12. Panetone de caneca

Bateu aquela vontade de comer um panetone, mas não tem a paciência de fazer todos os processos de sua versão tradicional? Então esta receita é perfeita para você. Pronta em apenas 3 minutos no micro-ondas, ela reproduz o sabor da versão feita no forno. Se liga no passo a passo completo!

Com tantas opções, fica ainda mais fácil degustar este tradicional pão em qualquer época do ano. Basta escolher sua receita favorita e colocar as mãos na massa!

Assuntos: Natal