Paleta de corretivos: um guia completo explicando para que serve cada cor

Escrito por Nicole Broetto

Foto: iStock

Muito utilizadas no mundo das maquiagens, a paleta de corretivos é um produto que ganha cada vez mais popularidade no mercado, expandindo o número de marcas adeptas ao desenvolvimento de combinações únicas de corretivos.

As cores são diversas, variando desde as neutras e mais conhecidas até os tons exóticos como salmão, azul e vermelho. Mas cada uma tem um objetivo certo que você não pode deixar de conhecer.

Pra que serve cada cor de corretivo?

Imagem: Dicas de Mulher

  • Neutros: são os mais procurados, eles contemplam cores que lembram os tons de pele, desde as mais claras às mais escuras. São muito comuns para serem aplicados na região da testa e abaixo dos olhos, mas também servem para realizar contornos e dar destaque ao resto da maquiagem.
  • Amarelo: amenizam olheiras roxas, deixando a região mais iluminada, geralmente é um dos primeiros a ser utilizado para quem ainda não possui prática com os corretivos. É uma ótima opção para quem deseja se livrar de hematomas, que geralmente possuem uma coloração mais puxada pro roxo.
  • Verde: camufla pontos vermelhos no rosto, sejam manchas, cicatrizes, vasinhos, espinhas ou irritações acneicas. Também pode ser usado por mulheres que possuem problema de rosácea ou para quem está gripado, quando o nariz tende a ficar avermelhado.
  • Azul: é mais difícil de ser encontrado, porém é indicado para quem sofre com olheiras rosa ou para cobrir pontos amarelados e alaranjados na pele, já que o azul faz contraste com cores quentes, neutralizando-as.
  • Lilás: disfarça manchas amareladas ou tons de marrom, homogeneizando a pele. Também é uma opção para mulheres com melasma ou sardas que desejam escondê-las.
  • Salmão: some com o tom acinzentado ou azulado abaixo dos olhos ou em outra parte do rosto, é um dos que têm maior poder de cobertura, devido à sua cor forte. Ainda pode ser utilizado abaixo da bochecha e sobrancelha, realçando os contornos do rosto.
  • Rosa: ajuda a neutralizar as partes mais claras da pele, como manchas de sol. Também traz maior iluminação se usado na área abaixo dos olhos. Já que o rosa funciona como cor contraste do verde, também pode disfarçar manchas esverdeadas da pele.
  • Branco: serve como base para a aplicação de outros produtos de maquiagem, como sombras, por exemplo. Ele deixa a pele toda com o mesmo tom, sem manchinhas indesejadas.
  • Marrom: diferente dos outros, não é muito utilizado para corrigir imperfeições da pele, mas sim para fazer contornos no rosto, seja no nariz, maxilar, bochechas, queixo ou testa. Ele define as partes mais marcantes do rosto, deixando tudo mais harmonioso. Entretanto, em mulheres de pele negra, também é possível o uso do corretivo marrom para esconder manchinhas em alguns casos.
  • Vermelho: para quem sofre de vitiligo, essa é a cor ideal de corretivo. Como o vermelho é mais forte, ele se combina com a cor das manchas mais claras, deixando-as em um tom mais parecido com o do resto da pele.

Paleta de corretivos: como usar?

Agora com as informações das marcas a comprar e sabendo a função de cada cor de corretivo, você se preocupa sobre como aplicá-los de maneira correta? Então não deixe de assistir esses 5 tutoriais abaixo.

1. Camuflagem de manchas, por Paula Coutti

A blogueira revela seus truques para esconder não só olheiras, mas também manchas com seus tons favoritos da paleta de corretivos. Ela indica a ordem de aplicação dos produtos na pele, finalizando com o pó.

Leia também: Kit básico de maquiagem: aprenda a montar o seu

2. Aplicando corretivo colorido, por Gabih Machado

A youtuber utiliza corretivos coloridos e a esponjinha para a aplicação. Ela também faz uma breve explicação da função de cada cor usada, que no caso dela foram os corretivos verde, amarelo e laranja, além do neutro para finalizar a pele.

3. Correção de pele, por Fernanda Ferreira

Fernanda Ferreira, do canal Dicas de Fê oferece um vídeo completo ensinando a fazer toda a correção do tom de pele, desde a limpeza com tônico até a aplicação do corretivo. É ideal para mulheres que ainda não têm muita prática no mundo da maquiagem e se perdem com os diversos produtos. Não perca!

4. Usando o corretivo para uma cobertura total, por Duda Fernandes

Leia também: Como aplicar corretivo: um guia completo para se tornar expert no assunto

Usando apenas os produtos bem em conta da Ruby Rose, Duda Fernandes ensina suas dicas para a aplicação de corretivos, garantindo uma cobertura bem completa. Ela também indica como passar os corretivos cor de pele para fazer contorno e iluminar o rosto.

5. Corretivo na pele negra, por Juliana Luziê

Juliana Luziê mostra como aplicar o corretivo salmão para neutralizar manchas e olheiras na pele negra. Ela usa apenas dois produtinhos para uniformizar a cor da pele antes da aplicação da base e do pó.

6 paletas de corretivo para você comprar

Ficou interessada nos corretivos mas não sabe ao certo que marca procurar ou onde comprar sua paleta? Se liga nas dicas abaixo.

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Paleta de Corretivos Bitarra 12 Cores, na Loja MP Store
  2. “É uma paleta muito boa porque as coisas da Bitarra costumam ser bem baratas e nem por isso elas deixam a desejar na qualidade.” – Barbara Thais

  3. Paleta 15 Cores Jasmyne FaceBeauty, na Loja Shopbela
  4. “O legal dessa paleta é que você pode fazer muitas misturinhas para chegar a um tom mais adequado ao que você estiver querendo, então eu gostei muito dela por isso. O preço é bom e o produto também.” – Marina Macedo

  5. Paleta de Corretivo Ruby Rose
  6. “A cobertura é muito boa, não é um corretivo muito líquido e nem muito pastoso, ele tem uma consistência bem bacana no rosto.” – Tudo em Dose Dupla

  7. Paleta de Corretivos 10 Cores Luisance, na Loja Mais Vaidosa
  8. “Confesso que me surpreendi bastante com esse produto. Pois é bem pigmentado. As cores são fortes e cobrem muito bem as imperfeições.” – Carol Hermógenes

  9. Corretivo Colorido Vult, na Loja MaquiAdoro
  10. “Por serem corretivos para locais específicos, esta quantidade que vem na embalagem durará um bom tempo, já que quase nada de produto já faz bem o trabalho.” – Maraisa Fidelis

  11. MAC Studio Conceal And Correct Palette
  12. “A durabilidade é simplesmente excelente e isso não tem como negar. Mas o que mais amei foi a versatilidade. Uso essa paleta de corretivos da MAC tanto pra correção, quanto pra contorno e iluminação.” – Luiza Rossi

Os preços de cada marca e loja são bem diversos, sendo acessível para todos os bolsos. Também é possível encontrar corretivos que priorizam as cores de diferentes tons de pele, enquanto outras paletas contém mais pigmentos coloridos, existindo opções variadas conforme sua preferência.

Independente da cor e textura da sua pele, sempre irá existir produtos certos para cada tipo, e agora que você já sabe onde comprar, para que serve cada cor e como aplicá-las, não tem como errar, não é mesmo?

Assuntos: Maquiagem

Para você