Categorias: Beleza

Conheça os 4 principais benefícios da ozonioterapia capilar para a saúde dos fios

Ter cabelos fortes e saudáveis é o desejo de muitas mulheres. Por isso, cada vez mais, surgem tratamentos que prometem hidratar e recuperar os fios. A tendência da vez é a ozonioterapia capilar, técnica que, entre outras coisas, combate problemas no couro cabeludo. Nessa matéria, a terapeuta capilar Poliana Abreu explica o procedimento e responde as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é ozonioterapia capilar

Ozonioterapia capilar é um tratamento realizado com água e ozônio em forma de vapor. Esse penetra nos fios deixando-os mais hidratados, macios e encorpados. Além disso, o vapor também pode ser usado no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e recuperar a saúde das madeixas.

Segundo Poliana Abreu, na ozonioterapia capilar, o oxigênio puro passa por um equipamento que o transforma em ozônio. Além disso, a especialista destaca que “para realizar o método, invasivo ou minimamente invasivo, o profissional precisa ter autorização prévia do conselho de classe para exercer a técnica. Por isso, antes de realizar o procedimento, confira se a terapeuta capilar ou cabeleireira está apta para fazê-lo”.

Benefícios da ozonioterapia capilar

iStock

Publicidade

Se você sofre com problemas capilares, como seborreia, queda de cabelo, calvície, entre outros, o tratamento com ozônio pode ser uma ótima opção. De acordo com a terapeuta capilar, esse procedimento não tem contraindicações, por isso, qualquer pessoa pode fazer. A seguir, conheça alguns benefícios:

  • Combate a calvície e a queda de cabelo: por estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, a ozonioterapia ajuda na renovação celular dessa área, o que faz com que o cabelo cresça de forma rápida e saudável, diminuindo a queda dos fios e deixando-os mais encorpados;
  • Combate a caspa e outras dermatites seborreicas: o ozônio tem propriedades antibactericidas e antifúngicas. Por isso, ele remove todas as impurezas presentes no couro cabeludo, curando lesões, caspas e outras infecções;
  • Hidrata e recupera os fios: a ozonioterapia promove a renovação celular do couro cabeludo e elimina as toxinas e impurezas presentes nas madeixas, potencializando a absorção dos nutrientes, além de deixar o cabelo mais macio, sem frizz e com muito brilho;
  • Rejuvenescimento dos fios: o ozônio auxilia na oxigenação celular e combate os radicais livres promovendo assim a renovação das células e prevenindo doenças degenerativas e o envelhecimento dos folículos capilares;
    • A terapeuta capilar acrescenta que, na verdade, o ozônio sozinho não traz todos esses benefícios para os fios. “O vapor apenas auxilia na realização de outros protocolos, como tratamento para calvície e caspa. Isso porque ele ajuda a umedecer a argila, elimina as toxinas presentes no couro cabeludo etc”.

      4 perguntas sobre ozonioterapia capilar respondidas pela especialista

      A ozonoterapia capilar é uma técnica nova no mercado de beleza, por isso é comum ter muitas dúvidas sobre o procedimento. A seguir, confira as explicações da especialista.

      Como é feita a ozonioterapia capilar?

      “Primeiramente, fazemos uma avaliação individual. A partir daí, identificamos qual é a necessidade da cliente e montamos um protocolo para ela”, declara Poliana Abreu. Em seguida, é feita uma higienização e uma leve esfoliação do couro cabeludo. Logo depois, em uma máquina de vapor, o ozônio é aplicado ao longo dos fios. A aplicação dura cerca de 20 a 30 minutos.

      Publicidade

      Quantas sessões são necessárias?

      O procedimento pode ser realizado semanalmente, entretanto, Poliana Abreu explica que a quantidade de sessões dependerá da quantidade de reposições que o tratamento principal demanda. Afinal, o aparelho de ozônio é usado apenas para auxiliar outros protocolos.

      Quanto custa?

      Na clínica da especialista, uma sessão de terapia capilar custa, “em média, R$ 450,00. Mas é importante lembrar que cada caso é um caso, e o aparelho de vapor de ozônio é apenas uma das ferramentas utilizadas para potencializar os resultados de outros procedimentos”. Por isso, o preço pode variar conforme a necessidade da cliente e o estabelecimento escolhido.

      É possível fazer tratamento caseiro de ozonioterapia capilar?

      Esse não é um procedimento caseiro, pois envolve diversas técnicas. Entretanto, Poliana acrescenta que se a pessoa tiver o aparelho de vapor de ozônio e saber como usá-lo, ela pode realizar o tratamento em casa. Para evitar um resultado insatisfatório, o aconselhável é buscar a ajuda de uma profissional.

      A ozonioterapia capilar é uma ótima alternativa para cuidar da saúde dos fios, pois, graças a suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, ela combate a queda de cabelo e a caspa, deixando os fios mais macios e brilhosos. Contudo, se você quer um tratamento natural, confira quais são as vitaminas para cabelo que ajudam no crescimento capilar.

Compartilhe