Ovo marrom ou ovo branco: qual é a diferença e qual deles é o melhor?

Você sabe dizer se um tipo de ovo é melhor do que o outro pela cor da casca? Saiba a diferença entre o ovo branco e o marrom

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

É bem provável que você saiba que os ovos são uma boa fonte de proteína e que seu consumo traz benefícios para a nossa saúde.

Mas nós queremos saber: como você escolhe seus ovos quando vai às compras? Você tem alguma preferência por tamanho? Ou o seu critério de escolha é pela cor?

Na hora de escolher qual dúzia levar para casa, muitas pessoas optam pelos ovos marrons porque acreditam que eles sejam mais saudáveis ou “naturais” do que os brancos.

Outras, porém, preferem aqueles de casca branca porque sentem que eles são mais limpos ou são mais saborosos.

Você arriscaria um palpite sobre quem está certo nessa história? Vamos descobrir quem tem razão quando se trata de escolher os ovos pela cor.

Leia também: 9 alimentos que podem ser congelados e você nem sabia

Por que existem ovos de cores diferentes?

Foto: iStock

A resposta para essa pergunta é simples: existem ovos de cores diferentes porque a coloração da casca depende da raça da galinha.

A galinha Legorne, que tem penas brancas, bico amarelo e crista e face vermelhas, põe ovos brancos. Já a galinha Sex Link (pois é, o nome é esse!), que tem plumagem marrom, bota ovos também marrons.

A regra não é 100% exata, mas, em geral, galinhas de plumagem branca botam ovos brancos, enquanto galinhas de plumagem escura botam ovos marrons.

A certeza que você pode ter é que o único fator que influenciam a cor da casca do ovo é a genética da galinha. Diferente do que muitas pessoas acreditem, a alimentação da ave não influenciam a cor da casca, embora influencie a cor da gema.

Para você saber: galinhas caipiras, alimentadas com milho, que tem mais carotenoides, botam ovos com gema de amarelo mais intenso, puxando para o vermelho. Já as galinhas de granja botam ovos mais claros, pois sua alimentação contém menos nutrientes com esse pigmento.

Leia também: Acabou? 7 ingredientes que podem ser substituídos nas receitas

E qual é a diferença entre os ovos brancos e marrons, afinal?

Foto: iStock

Além da própria coloração, a única diferença entre eles é o preço. Como muitas pessoas acreditam que o ovo marrom é mais saudável, o preço desse tipo de ovo acaba sendo um pouco mais alto.

Porém, na verdade, a casca do ovo não indica nenhuma diferença significante na composição nutricional dos ovos, conforme demonstrou uma pesquisa feita pelo Departamento de Pesquisas Agrícolas dos EUA. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20181877 Tanto o ovo marrom quando o branco são igualmente saudáveis, contendo várias vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade – tudo isso em cerca de 80 calorias por unidade.

Isso, porém, não significa que todos os ovos têm o mesmo gosto. Desde o final da década de 1960, já se sabe que quanto mais fresco for o ovo, mais saboroso ele será.

Fatores que realmente influenciam a qualidade do ovo

Foto: iStock

Apesar de a cor da casca não fazer nenhuma diferença na qualidade nutricional do ovo, as pesquisas indicam que os ovos caipiras, botados por galinhas que vivem soltas e são livres para tomar sol, contêm de 3 a 4 vezes mais vitamina D do que os ovos de granja.

E mesmo que a alimentação da galinha não determine se a casca será branca ou marrom, ela exerce sim influência sobre seu conteúdo nutricional. Galinhas que consomem uma dieta rica em ômega-3 e vitamina D são capazes de passar esses nutrientes para os ovos, conforme apontam pesquisas feitas em 2013 e 2017.

Leia também: Ovo: um alimento saboroso e que oferece muitos benefícios à saúde

E então? Agora que você já sabe que o conteúdo nutricional dos ovos brancos e marrons é o mesmo, você pretende se guiar pelo preço deles no mercado ou por algum outro fator?

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web