26 receitas de ovo de colher para saborear em qualquer época do ano

Que tal produzir seu próprio ovo de Páscoa de colher, deixar a criatividade correr solta e ainda economizar?

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Danielle Noce

Quando a Páscoa chega, é comum aumentar a procura por ovos de chocolate, dos mais variados tipos e sabores. Apesar de existirem muitas opções nos supermercados, produzir o seu próprio ovo pode ser uma forma de economizar e ainda colocar os seus dotes culinários em prática.

Podendo utilizar tipos diversos de chocolate, como ao leite, meio amargo, branco ou mesclados, ainda é possível adicionar confeitos variados, com cores e sabores diferentes, de acordo com o que sua imaginação mandar.

Dentre as opções de ovos mais procuradas está a sua versão recheada, podendo receber desde mousses, saborosos cremes e até bolo em seu interior. Como sua produção demanda um pouco mais de trabalho do que a versão tradicional do ovo, seu custo de venda também aumenta.

Se você deseja economizar e produzir seus próprios ovos recheados para degustar com uma colher, confira a seguir uma seleção de receitas para inspirar-se e soltar a imaginação:

Recheios queridinhos

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

1. Ovo de chocolate: enquanto cada metade do ovo é feita com chocolate meio amargo derretido em banho maria e temperado, elas ainda recebem uma calda de especiarias, contendo açúcar, cravo, canela em pau e sementes de cardamomo. Só então elas são preenchidas com brigadeiro, com o auxílio de um saco de confeitar.

Leia também: 6 receitas de sobremesas saborosas para a Páscoa

2. Ovo de brigadeiro: já esta versão possui a “casca do ovo” feita com o chocolate de sua preferencia, podendo ser até mesmo um comprado pronto. Para preenchê-la, brigadeiro caseiro preparado com leite condensado, manteiga sem sal, chocolate em pó 70% cacau e creme de leite. Para um visual mais belo, enrole alguns brigadeiros, passe nos confeitos de chocolate e posicione acima da metade do ovo.

3. Ovo de bombom aberto de morango: a casca de chocolate pode ser feita com sua versão favorita, seja ao leite ou meio amarga. A ganache de chocolate leva o mesmo chocolate escolhido para a casca juntamente com creme de leite sem soro. Já o creme branco utiliza leite condensado, manteiga e creme de leite. Para finalizar, lindos morangos.

4. Ovo dois amores: ideal para aqueles que não conseguem decidir se preferem ganache branca ou ao leite, este ovo possui casca de chocolate ao leite e recheio que mistura os dois cremes. A base dos dois cremes é a mesma: creme de leite, margarina sem sal e leite condensado, porém o creme de chocolate ainda ganha um ingrediente extra: chocolate em pó.

5. Ovo mousse de maracujá: simples e fácil de fazer, ao utilizar chocolate para fazer a casca, este é derretido no micro-ondas, facilitando o processo. O recheio não poderia ser mais simples e saboroso: mousse de maracujá feito com leite condensado, creme de leite e suco de maracujá concentrado. Para decorar, polpa natural da fruta.

6. Ovo de bolo de chocolate e mousse de maracujá: visando equilibrar a doçura do bolo, a casca de chocolate foi elaborada com sua versão meia amarga. Para facilitar o preparo do bolo, procure utilizar uma mistura pronta comprada em mercado. No momento da montagem, alterne camadas de mousse de maracujá com o bolo de chocolate e finalize com merengue.

Leia também: O chocolate estimula a inteligência

7. Ovo de torta de limão: aqui a casca do ovo foi produzida utilizando chocolate branco. Já o creme de limão é bem simples: leva somente leite condensado e suco da própria fruta. Para adicionar textura ao ovo, as cascas recebem uma farofa feita com biscoito doce quebrado, seguida do creme de limão. Para finalizar, merengue e raspas de limão para um visual ainda mais belo.

8. Ovo de leite ninho com Nutella: utilizando casca de chocolate branco, o recheio deste ovo vai agradar os amantes do leite em pó e creme de avelã. Para montá-lo adicione uma generosa porção do creme de avelãs, depois o brigadeiro mole, seguido do brigadeiro empanado no leite em pó e decore com o creme de avelãs.

9. Ovo trufado de Oreo: com o chocolate branco novamente formando as metades do ovo, adicione ganache de chocolate preparada com uma mistura de chocolate branco derretido no micro-ondas com creme de leite e por último o biscoito em pedaços.

10. Ovo de mousse de chocolate: com a intenção de reaproveitar ovos de chocolate que não foram consumidos, esta receita de mousse utiliza 300g de suas cascas juntamente com creme de leite, leite condensado e cacau em pó para elaborar a mousse de chocolate que irá rechear nossas cascas de chocolate ao leite. Fácil e prático de fazer.

11. Ovo de Ovomaltine: para a casca, chocolate ao leite, já para o recheio, o chocolate meio amargo é o escolhido. Este é acompanhado de creme de leite fresco, formando uma espécie de ganache para rechear a metade do ovo. Para finalizar, Ovomaltine salpicado em cima da ganache, adicionando sabor e textura ao ovo.

Leia também: Chocolate pode ser muito benéfico para a saúde

12. Ovo de Kinder Bueno: com casca de chocolate ao leite, este ovo de colher recebe o recheio de ganache de chocolate branco intercalada com o famoso creme de avelãs. Para finalizar, pedaços do chocolate Kinder Bueno são dispostos lado a lado, resultando em um belo efeito.

13. Ovo trufado de Alpino: utilizando as metades do ovo de páscoa Alpino Blacktop, basta rechear o ovo com uma camada de ganache fluida, seguida do bolo de chocolate, alternando-as. Para finalizar, aplique as trufas elaboradas com ganache firme e leve à geladeira.

14. Ovo de brigadeiro de paçoca: além do brigadeiro elaborado com o doce de amendoim que é orgulho nacional, este ovo de chocolate ainda ganha recheio de um bolo estilo brownie feito com chocolate meio amargo. No momento da montagem, intercale o brigadeiro com o bolo e finalize com paçoquinha em farelos e gotas de chocolate.

Recheios diferentes

Foto: Reprodução / Fru-fruta

15. Ovo de pão de mel: simulando uma versão pascal do pão de mel, este ovo ganha recheio de tradicional do doce, com ingredientes como açúcar mascavo, canela em pó, farinha de trigo, cravo e chocolate em pó. Acompanhado de uma pasta de damasco para equilibrar a doçura da receita, ainda ganha doce de leite e uma casquinha de chocolate para se assemelhar ainda mais com a versão original.

16. Ovo de 2 brigadeiros: se você sempre tem dúvidas na hora de escolher qual o brigadeiro mais gostoso, o de leite em pó ou com creme de avelãs, esta é a opção ideal para você. Para equilibrar a mistura de doces, o chocolate meio amargo foi o escolhido para ser utilizado na casca do ovo. Para um visual de dar água na boca, polvilhe leite em pó antes de colocar os brigadeiros em seu topo e finalize com um pouco mais de creme de avelã.

Leia também: 25 receitas para um delicioso almoço de Páscoa com a família

17. Ovo de bem-casado: o recheio deste ovo de páscoa de chocolate branco com doce de leite é o bolo de pão de ló. Para deixá-lo mais suculento, uma calda de leite com baunilha e açúcar entra em jogo. Intercalando-se com o bolo, leite condensado cozido e, para finalizar, cubos de chocolate com doce de leite.

18. Ovo de bolo de cenoura e mousse de chocolate: opção ideal para intolerantes, veganos ou alérgicos, o bolo de cenoura utilizado para rechear este ovo não leva ovos, leite ou glúten em seu preparo. Aqui ele será intercalado com uma mousse de chocolate preparada com apenas dois ingredientes: aquafaba e chocolate amargo sem leite em sua composição.

19. Ovo de pavê: aqui o clássico pavê ganhou uma releitura ao ser servido dentro do ovo de páscoa. Para montá-lo, intercale o creme de baunilha com biscoitos de champanhe embebidos no leite, seguidos de geleia de frutas vermelhas, sucessivamente e finalizando com uma camada de biscoito. Por fim, cubra o ovo com uma generosa camada de ganache de chocolate e adicione frutas para enfeitar.

20. Ovo de colher fit: com muitas sugestões de recheio para tornar esta opção fit, basta adicionar a combinação de sua preferência em uma casca de ovo elaborada com chocolate meio amargo. Dentre as opções sugeridas existe a combinação de creme de avelã com morango e nibs de cacau, pasta de amendoim e geleia, doce de leite diet com nozes ou paçoquinha diet e por último uma combinação de nozes, damasco, cranberry e uva passa.

21. Ovo de colher vegano: aqui o ovo com cascas de chocolate sem leite é recheado com trufa de chocolate elaborada com chocolate meio amargo, creme de leite de soja, glucose e essência de amêndoas. Para decorar, polvilhe cacau em pó e cubra com morangos frescos.

22. Ovo sem glúten e sem lactose: ideal para alérgicos e intolerantes, essa receita não possui nenhum dos alérgenos mais comuns como glúten, soja, ovos ou leite. O recheio leva bolo de chocolate feito com farinha de painço e de amêndoas e ainda ganha a companhia de um creme de frutas vermelhas elaborado com biomassa de banana verde.

23. Ovo de chocolate branco e doce de leite: para o recheio deste ovo de chocolate branco, um saboroso recheio de bolo de coco intercalado com doce de leite. A finalização fica por conta do doce de leite em picos, elaborado com o auxílio de um saco de confeitar e bico pitanga

24. Ovo de colher de caramelo e amendoim: os amantes de pé de moleque irão adorar esta versão de ovo com casca e chocolate ao leite recheado com camadas de amendoim torrado e um delicioso caramelo preparado com açúcar, manteiga, creme de leite e flor de sal.

25. Ovo de colher mousse com chocolate e framboesa: com apresentação inusitada, este ovo recebe uma dose dupla de chocolate, nas sua casca e no seu mousse. Este último é feito com uma mistura da receita original de mousse de chocolate, utilizando ovos, juntamente com frutas vermelhas para um sabor sem igual.

26. Ovo de colher de brownie, churros, paçoca e doce de leite: outra receita com fácil e prática, é rica em sabores e texturas. Para montar o ovo, adicione uma camada de doce de leite em seu interior, seguida de Brownie de chocolate em pedaços. Depois, adicione churros, cobrindo-os com doce de leite e finalizando com farelos de paçoca para arrematar.

Seja na época da páscoa ou em qualquer outra ocasião em que bate aquela vontade de comer um doce, fazer seus próprios ovos de colher pode ser uma opção econômica e uma ótima oportunidade de deixar a criatividade fluir e abusar de seus dotes culinários.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web