Os verdadeiros segredos de beleza para se preparar para o casamento

Não há melhor dica de beleza para uma noiva que aprender a lidar com as próprias emoções

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Os meses que antecedem uma cerimônia de casamento podem parecer meses comuns para os convidados, os pais dos noivos e, não raro, até mesmo para o noivo. Entretanto, enquanto os demais mortais fazem uma lenta contagem regressiva até o “sim”, a pobre noiva se perde em meio às provas do vestido e dos doces, a decisão do cardápio, a escolha das músicas e do salão de beleza, o contrato com o fotógrafo e do local da festa, “tudo ao mesmo tempo agora”.

É possível relaxar antes do tão esperado dia? É possível deixar de lado toda essa responsabilidade e simplesmente curtir o momento, ainda que seja apenas na data do casamento? O que fazer para alcançar um estágio próximo da tranquilidade?

Por que a noiva se sente tão sobrecarregada?

Em geral, os noivos não tomam todas as decisões do casamento juntos ou, se isso acontece, as informações já chegam ao noivo um tanto quanto “mastigadas”, apenas para apreciação e martelada final. Isso porque a noiva normalmente se dispõe, de forma voluntária e inconsciente, a correr atrás de tudo sozinha.

Talvez porque não confie na capacidade de organização do amado, talvez porque queira deixar sua marquinha em cada detalhe, talvez apenas porque mulheres têm essa mania de achar que dão conta de tudo. O fato é que a maioria da responsabilidade recai, de fato, sobre a porção feminina do casal. Ao noivo resta comparecer no dia e horário marcados.

É possível relaxar?

Tayara Carminati, 24 anos, casada há pouco mais de um mês, ri um pouco antes de responder à pergunta. “Na verdade eu tentei, mas não foi possível” – ela explica que as coisas foram acontecendo tão depressa que, às vezes, nem percebia o quanto estava estressada com tudo. “Fui relaxar no salão, três horas antes do casamento, fazendo pé, mão, cabelo e maquiagem. Antes tentei, mas sem chance”.

Que tipo de ritual de beleza deve ser adotado pouco antes do grande dia?

De fato, não há um ritual especialmente desenvolvido para noivas. É preciso entender que, acima disso, você é um ser humano que continua com as mesmas características que possuía antes de se tornar “a noiva”. Consulte um nutricionista e procure alimentar-se corretamente. Outros detalhes, como pele e cabelos, precisam ser tratados ao longo do tempo, nos meses que precedem a cerimônia. Profissionais de confiança podem fazer isso por você.

Tayara, por sua vez, desenvolveu uma estranha alergia à carne de frango poucos meses antes do casamento. Seus lábios simplesmente começavam a inchar toda vez que ela comia esse tipo de carne. Os rituais de beleza, portanto, estavam destinados principalmente a evitar esse contratempo: “a única coisa que tomava era meu comprimido de alergia, caso contrário ficaria com a boca inchada”, lembra.

Quando questionada sobre alimentação e produtos de beleza, ela diz que alterou um pouco a rotina. “Fechei a boca e passei um creme manipulado no rosto, para controlar o pH da pele, mas fora isso, nada de mais”.

Dicas verdadeiras para se preparar

Se a data do seu casamento está se aproximando vertiginosamente e você não sabe ao certo o que fazer para chegar a ela em seu melhor estado físico, Tayara garante que a decisão mais sábia é não perder o controle. “Primeiro, é preciso tentar manter a calma, mesmo sendo quase impossível”, diz, ressaltando a importância de ter ajuda, “contrate uma assessora, pelo menos para o dia [do casamento]. É muito importante”.

Para o dia do casamento, a dica principal é não se preocupar mais, segundo ela. “No último dia tente relaxar, a adrenalina nos consome e nem percebemos muito o estresse que nos rodeia”, diz, “mas no outro dia fica tenso – cansaço à flor da pele”. Portanto, tome as decisões necessárias, mas não se desespere. Não há melhor dica de beleza para uma noiva que aprender a lidar com as próprias emoções.

Assuntos: Planejamento

Para você