Os benefícios do cálcio para a saúde

Saiba tudo sobre o cálcio e como garantir sua dose diária do nutriente

Escrito por Deborah Busko

Para manter a boa saúde, nosso corpo necessita de doses diárias de vitaminas e também de minerais, entre eles o cálcio.

Além da conhecida função de proteger os ossos e dentes, este nutriente oferece outros benefícios para o nosso organismo.

Junto com a vitamina K, o cálcio ajuda na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial. A prevenção da hipertensão também entra na lista de benefícios do cálcio para a saúde.

Sem esquecer que o mineral aparece na lista dos nutrientes que dão um empurrãozinho na batalha contra os quilos a mais. A presença do cálcio na alimentação induz ao consumo de maior quantidade de proteínas, que prolongam a saciedade e fazem com que a pessoa coma menos carboidratos.

Fontes de cálcio

Quando falamos em alimentos com cálcio, lembramos do leite e seus derivados. É essencial incluir estes alimentos na dieta, mas é preferível não abusar e consumir outros que também sejam fontes do mineral: grãos integrais, feijão, amêndoas, vegetais verde-escuros como o brócolis, peixes como salmão e sardinha.

A ingestão diária de cálcio recomendada para uma pessoa adulta é de 1000 mg. Segundo especialistas, a quantidade é suficiente para ajudar na prevenção de doenças e proporcionar uma vida mais saudável.

Para garantir sua dose diária de cálcio, prefira alimentos fortificados, principalmente no café da manhã. Inclua iogurte ou queijo nos lanches entre as refeições e tome um copo de leite antes de dormir.

Outra dica é esperar duas horas para ingerir leite e seus derivados depois de comer alimentos que contenham ferro, como a carne vermelha. Isso porque o ferro dificulta o aproveitamento do cálcio pelo organismo.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários