Os benefícios do café

Saiba quais são os efeitos positivos da cafeína na saúde

Escrito por Andressa Dias

Além de ser um hábito prazeroso, tomar um “cafezinho” diariamente pode colaborar com a sua saúde. Confira abaixo os principais benefícios da cafeína no organismo e saiba por que beber café faz bem.

Café pode espantar a depressão

Um recente estudo da Harvard School of Public Health comprovou que mulheres que tomam uma dose de no máximo seis xícara pequenas de café diariamente tem 20% menos chance de desenvolver depressão ao longo da vida. Tomar um “cafezinho” de manhã sem dúvida dá uma injeção de energia e melhora o humor de muita gente.

Café pode ajudar a manter o peso ideal

De acordo com o PhD David Levitsky, da Cornell University nos EUA, a cafeína age no estômago e no duodeno fazendo com que a digestão seja mais lenta e o metabolismo mais acelerado e assim é possível a pessoa engorde menos com aquela refeição.

Porém, esse efeito sozinho não faz milagres e não se deve tomar doses exageradas de café após as refeições visando emagrecimento instantâneo.

Café pode aumentar a fertilidade masculina

Pesquisas da HRC Fertility na Califórnia mostram também que a cafeína é responsável por uma melhoria na mobilidade do espermatozoide, o que facilita a penetração dele no óvulo e aumenta as chances de gravidez.

Outro estudo realizado na USP comprovou ainda que a mobilidade dos espermatozoides de quem toma café é muito melhor do que a de quem não toma. Os resultados indicam também que a quantidade de café não faz diferença, a única diferença encontrada foi entre quem bebe ou não café – independente da quantidade.

Café pode reduzir o risco de câncer de pele

Tomar um pouco mais de três xícaras pequenas de café diariamente pode diminuir as chances de ter câncer de pele em 20% nas mulheres e 9% nos homens, de acordo com uma pesquisa do Brigham and Women’s Hospital.

Entretanto, o protetor solar e precauções quanto à exposição aos raios solares não podem ser dispensadas mesmo que você tome muito café.

Mitos sobre o café

Além de todos esse benefícios, tomar café não causa dependência como as drogas e essa comparação não deve ser feita, pois quem deixa de tomar café não enfrenta as mesmas consequências de dependência como um viciado em drogas.

Outro mito que é muito discutido mas que não tem embasamento é que o café dá dor de estômago. Felizmente, essa ligação não está comprovada. Porém, quem já sofre com problemas gástricos deve consumir a bebida com moderação pois ela estimula a produção de ácido gástrico.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web