Os 6 piores erros na hora do alongamento

Professor de educação física fala sobre os principais erros cometidos antes da prática do exercício físico. Veja quais são eles e aprenda a maneira correta de se alongar

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Processo ideal antes de começar qualquer tipo de atividade física, o alongamento é responsável por aquecer e preparar o corpo para a ginástica. É ele também quem evita lesões antes, durante e após os exercícios, por isso, tem função determinante para a saúde muscular. “Ele previne o encurvamento da coluna, traz bem estar e proporciona conforto na realização de atividades físicas”, explica o professor de educação física Sérgio Rogério.

Mas fazê-lo sem orientação profissional pode acarretar danos na musculatura, o que traz dores intensas e prejudica a coluna. “Se a pessoa malhar sem orientações de um personal, por exemplo, pode fazer os exercícios erroneamente e ter dores musculares terríveis. Por isso, nada de usar a academia sem orientações”, recomenda o professor.

Braços

Exercício muito comum no alongamento é esticar os braços para cima. “Tem pessoas que não esticam por completo o braço, o que pode trazer dores no pescoço e na região dos ombros”, diz Rogério. Por isso, estique completamente os braços até que as mãos se encontrem no alto da cabeça.

Ombros

O correto é esticar todo o antebraço esquerdo contra o peito e segurá-lo com a mão direita. “Esse exercício também não pode deixar com que os braços fiquem tortos. É preciso deixá-los completamente retos até sentir os braços e costas se esticando”, ensina o professor.

Costas

Atrás do corpo, junte as mãos uma na outra e flexione o peito para cima. “Muitos também deixam de colocar o peito à frente e acabam prejudicando a coluna. O certo, é ficar com ela toda ereta”, diz Rogério.

Pernas

Para aquecer e alongar as pernas, segure com uma mão uma perna até o pé encostar no bumbum. “A falta de equilíbrio acaba prejudicando o alongamento. Para evitar lesões, olhe fixo em um ponto no chão que você terá o equilíbrio necessário. Ficar caindo durante esse exercício pode trazer dores nas pernas e no bumbum”, afirma o professor.

Pés

Para fortalecer a chamada ‘batata da perna’, personal trainer e professores de educação física orientam subir em um banquinho com a parte inicial do pé, e fazer movimentos de subida e descida. “Afirmo novamente: se a pessoa fizer esse exercício sem estar reta, corre o risco de prejudicar toda a coluna, causando dores musculares terríveis”, alerta Rogério.

Malhar ou fazer o alongamento com calçado impróprio pode prejudicar também a coluna. “Nada de usar chinelos, sandálias ou outro tipo de calçado que não seja ideal para ginásticas. Prefira os mais confortáveis sempre”, diz o professor.

Pescoço

Virar o pescoço para o lado esquerdo e direito com rispidez pode trazer lesões bastante sérias. “Muita gente acha que virar rapidamente o pescoço aquece mais rápido. Isso não passa de mito e é completamente prejudicial. Ter em mente que um bom alongamento deve ser feito com cuidado e lentamente é essencial para a eficiência da ginástica”, diz o professor.

Como fazer alongamento em casa

Após feito o alongamento corretamente, faça seus exercícios de rotina. Não esqueça que realizar as atividades físicas com orientações de um profissional potencializa ainda mais o resultado. Vale lembrar que estar bem hidratado possibilita maior resistência durante o treino e claro, traz mais saúde ao seu dia a dia.

Assuntos: Fitness

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