Organização no espaço de trabalho e imagem profissional

Entenda o problema da bagunça para sua imagem profissional e saiba como se organizar

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

É comum encontrar mesas de trabalho desorganizadas com papéis antigos que não tem mais importância, objetos que não são apropriados para o ambiente profissional e até mesmo lixo. Porém ter a mesa bagunçada pode sinalizar para quem a vê, que a pessoa não sabe organizar-se para trabalhar de maneira efetiva e deixa rastros e pendências, o que pode afastar promoções ou clientes.

Pesquisa feita na Universidade do Texas nos USA mostrou que colegas de trabalho percebem os desorganizados como ineficientes e não imaginativos. Outro estudo, de uma empresa americana de materiais para escritório, a OfficeMax, constatou em uma pesquisa que 75% dos trabalhadores acreditam que a desordem prejudica o estado de espírito, os níveis de motivação e produtividade no trabalho.

Para evitar a imagem ruim sobre a competência profissional e que a desordem traga sensações ruins que prejudiquem sua rotina, é preciso adquirir o hábito de organizar o escritório ou home office todos os dias no final das atividades.

Aqueles que têm muitas coisas desorganizadas no ambiente de trabalho e acreditam que a arrumação no fim do dia não é capaz de resolver o caso devem dedicar um dia para por tudo em ordem, para depois apenas manter a organização diariamente. Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a organização do espaço que você utiliza para trabalhar:

Como organizar a bagunça acumulada do trabalho

  • Providencie pastas de arquivo, etiquetas e sacos para lixo;
  • Analise documentos observando se: precisam por lei serem guardados, necessitam de atenção de alguém, o conteúdo é recente o suficiente para ser relevante ou a informação existe em algum outro lugar ou formato;
  • Categorize de acordo com assuntos e ordem de importância, separando em pastas e nomeando-as com as etiquetas;
  • Crie lugares específicos para as pastas e guarde-as adequadamente;
  • Faça o mesmo procedimento dos documentos impressos nos documentos do seu computador em sua caixa de e-mails;
  • Jogue fora todo o lixo e documentos desnecessários e tenha bom senso na escolha de quais objetos decorativos permanecerão na mesa.

Como manter a organização da mesa de trabalho no dia a dia

  • Separe um espaço na mesa de trabalho para cada atividade e disponha em cada seção os objetos que utiliza para cada função. Neste momento você pode pensar em um espaço para um objeto de valor sentimental que não atrapalhe sua imagem profissional;
  • Coloque nas gavetas da sua mesa de trabalho somente os itens que você usa o tempo todo e não as use como estoque de itens de escritório;
  • Deixe em cima da mesa o que está sendo usado no momento;
  • Quando terminar de trabalhar lembre-se de guardar as coisas nos seus devidos lugares. Objetos não são lembretes de atividades que precisam ser terminadas no dia seguinte, para isso, use uma agenda e escreva suas atividades.

“Assim como com as roupas, mandamos mensagens pela organização da mesa de trabalho e objetos que estão nela”, afirma Renata Mello, consultora de comportamento profissional.

Da mesma forma que o excesso de papéis, ter muitas flores, brinquedos ou fotos de balada na mesa de trabalho pode transmitir uma imagem de que o profissional não leva o trabalho a sério e pode não conseguir finalizar tarefas. Mas ter uma mesa vazia também não passa boa impressão, passa a imagem de que o profissional é frio e metódico ou que não pretende ficar muito tempo na empresa. Manter o equilíbrio é fundamental.

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