Bem-estar

Como tratar orelha inflamada e 5 dicas para evitar o problema

iStock

Atualizado em 14.02.23

Os brincos são adereços que compõem o look e deixam o visual elegante. Mas, em alguns casos, as peças podem causar reações alérgicas e até inflamação. Para saber mais sobre orelha inflamada, consultamos o dermatologista Victor Fernandes (CRM/SP 144.449 | RQE 49.968), da clínica Unique, que respondeu as principais dúvidas, explicou como evitar e tratar a inflamação. Confira:

Por que a orelha inflama?

O dermatologista explica que “a inflamação pode acontecer por problemas como alergia a algum brinco, produtos aplicados na região ou pela entrada de microorganismos. Os sinais são: vermelhidão, aumento de calor local, dor e inchaço”.

Quais brincos que podem causar inflamação

iStock

A seguir, saiba quais são os principais materiais utilizados na confecção de brincos que podem causar inflamação na orelha:

  • Níquel: segundo Victor, “a causa mais comum de inflamação por causa de brincos é pela presença de níquel em bijuterias. Mas mesmo brincos de outros materiais podem ter pequenas quantidades de níquel suficiente para causar alergia em pessoas suscetíveis”.
  • Fibras naturais: o dermatologista informa que outros materiais, como fibras naturais, podem apresentar contaminação por microorganismos causando a inflamação.

As chances dos brincos confeccionados somente com materiais nobres, como ouro, prata e platina causarem alguma reação adversa são mínimas. No entanto, é importante higienizá-los devidamente para prevenir contaminações.

Publicidade

Como evitar a inflamação

Confira abaixo, algumas recomendações do dermatologista para prevenir o surgimento de inflamação na orelha:

  • Utilizar brincos de material cirúrgico (aço, titânio);
  • Higienizar bem as peças;
  • Não compartilhar joias sem higienizá-las antes;
  • Evitar brincos de lojas com procedência desconhecida;
  • Caso já tenha alergia comprovada, não usar bijuterias.

É importante seguir as orientações mencionadas acima para evitar o desenvolvimento de uma inflamação mais grave.

Como tratar da orelha inflamada

iStock

“Boa higiene local com água e sabonete no banho, cessar o uso de brincos e produtos químicos na região e procurar atendimento médico para avaliar se há necessidade de introduzir algum medicamento”, orienta o dermatologista.

Dúvidas frequentes sobre orelha inflamada

iStock

Com o auxílio do médico, sanamos as dúvidas mais comuns acerca da orelha inflamada. Acompanhe:

Publicidade

1. Pode usar brinco enquanto a orelha estiver inflamada?

Victor Fernandes (VF): “Não, pois pode ser o causador da inflamação ou um reservatório para contaminação por bactérias”.

2. Usar Bepantol ajuda a desinflamar?

VF: “O Bepantol atuará como um hidratante, ajudando a restabelecer a barreira da pele. Pode ajudar, porém, sozinho talvez não seja suficiente”.

3. Existe algum remédio caseiro para ajudar?

VF: O dermatologista indica apenas higiene adequada com água e sabonete. E dependendo do caso, buscar auxílio médico para avaliação correta do caso. Isso porque cada organismo é único e pode reagir de maneiras diferentes.

4. A alimentação pode influenciar diretamente na inflamação?

VF: “Não, ao contrário do que se acredita popularmente, alguns alimentos como carne de porco não influenciam na cicatrização ou pioram a inflamação”.

Publicidade

Seguindo as orientações do dermatologista e evitando brincos feitos com níquel, é possível usar os adereços sem nenhum problema. Aproveite e saiba como evitar e tratar o queloide na orelha.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.