Moda e Beleza

Olheiras profundas: causas e as melhores maneira de tratar

iStock

Atualizado em 19.05.23

As olheiras profundas incomodam qualquer pessoa e mexe muito com a autoestima, principalmente das mulheres. Para sanar algumas dúvidas sobre esse assunto e, possivelmente, te ajudar a compreender o que pode ser feito a respeito, trouxemos algumas informações muito úteis de uma dermatologista. Confira logo abaixo.

Índice do conteúdo:

Causas das olheiras profundas

iStock

De acordo com a Dra. Roseli Andrade (CRM 91690/SP), as olheiras profundas ocorrem devido à falta de recheio na região da pálpebra. Neste local existe um preenchimento natural que é a própria gordura, o próprio tecido subcutâneo da pele. Confira alguns motivos que podem ocasionar o problema.

  • Característica genética: quando a pessoa herda determinadas características físicas de outras gerações da família.
  • Emagrecimento: quando uma pessoa emagrece, é normal que haja uma perda de gordura e isso pode ficar visível na entre a pálpebra e a bochecha, ocasionando olheiras com profundidade;
  • Envelhecimento: em decorrência do envelhecimento, o tecido subcutâneo vai sendo absorvido e automaticamente surge um degrau entre a pálpebra e a bochecha. Assim como no emagrecimento, começa a surgir as olheiras profundas.

Esses são os motivos relacionados à aparição das olheiras com profundidade. No próximo tópico, a Dra. Roseli dá dicas de como tratar essas olheiras. Lembrando que o melhor diagnóstico de cuidados sempre vem de um profissional qualificado, ok? Cuide de você mesma com muito carinho!

Publicidade

Como tratar olheiras profundas

iStock

Agora que você já sabe quais são as causas das olheiras profundas, veja quais são as dicas de tratamento mais indicados pela Dra. Roseli Andrade.

1. Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um composto muito utilizado na dermatologia cosmética para o preenchimento de rugas e sulcos. Como nas olheiras profundas ocorre a diminuição do tecido entre a borda óssea e a pele, ocasionando um degrau, é colocado um preenchimento exatamente na linha do degrau.

O procedimento favorece um resultado estético, mais harmônico e também melhora a refração da luz quando bate na região. A presença do ácido hialurônico aumenta a distância entre a pele e os vasos sanguíneos, deixando a região um pouco mais clara, já que a pele não ficará mais tão transparente. Isso também impede a aparição dos vasos sanguíneos.

2. Tratamento com cremes

Segundo a Dra. Roseli, os cremes não alteram a profundidade das olheiras. Eles apenas melhoram o viço da pele, o brilho e auxilia nos casos de olheiras com congestão dos vasos, onde elas se mostram avermelhadas ou arroxeadas. Ou seja, em casos de olheira vascular ou com bolsas em que há retenção de líquido. Somente nesses casos alguns cremes podem ajudar e diminuir a progressão da olheira.

3. Tratamento caseiro

Não existe tratamento caseiro para olheiras profundas. O procedimento mais eficaz é o preenchimento com ácido hialurônico.

Publicidade

4. Tratamento a laser

De acordo com a Dra. Roseli, o tratamento a laser não funciona para olheiras com profundidade, mas ele pode ser utilizado para olheiras vasculares e para olheiras que ocorrem por escurecimento da pele, a fim de clarear superficialmente a pele.

5. Microagulhamento

O microagulhamento funciona muito bem para alteração das linhas finas, rugas, viscosidade da pele e, em alguns casos, melhora a coloração acinzentada da pele local. Para tratamento de olheiras profundas, a melhor técnica a ser utilizada ainda é o preenchimento.

Pronta para dar aquela atenção às suas olheiras profundas? Só se lembre sempre de contar com a ajuda de especialistas qualificados. E se você deseja o melhor para a sua pele, confira essas dicas necessárias e proveitosas de cuidados com a pele. Você merece todos os cuidados do mundo!

Redatora, escritora de poesias que talvez, um dia, sejam publicadas. Amante de cachoeiras, praias e gatos. Gosta muito de dançar, vaguear pela cidade de bicicleta, saladas e aprender através de conversas.