Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Óleo de macadâmia para hidratar e nutrir os fios

Confira mais essa novidade que promete regenerar os fios deixando-os bonitos e bem cuidados

em 29/09/2014

Foto: Thinkstock

A indústria da beleza sabe o quanto é importante para a mulher ter os cabelos sempre bonitos e bem tratados, prova disso é a infinidade de xampus, condicionadores, máscaras, cremes e demais produtos que chegam às prateleiras como promessa de se tornarem os maiores aliados das mulheres na difícil missão de domar e tratar os fios.

Depois da febre do óleo de argan, a mais recente novidade é a utilização do óleo de macadâmia para disciplinar os fios de todos os tipos de cabelos, principalmente os cacheados e com frizz.

Extraída de uma árvore de origem australiana, a macadâmia é uma fruta que tem formato semelhante ao de uma noz. Possui um alto teor de absorção e penetração, o que permite que seja usada nos fios e também na pele proporcionando mais vitalidade.

O óleo extraído da fruta é rico em substâncias antioxidantes, ácidos graxos, vitaminas e minerais que ajudam a hidratar, proteger o cabelo de desgastes químicos e evitar o envelhecimento precoce da pele e dos fios.

O corpo humano produz o ácido palmitoléico, também conhecido como Ômega 7, substância abundante no óleo de macadâmia. No corpo, essa substância é responsável pela vitalidade da pele, o que reduz com o passar dos anos, dessa forma, o óleo de macadâmia ajuda a regenerar a epiderme repondo a substância que o corpo deixa de fabricar.

Benefícios do óleo de macadâmia para os cabelos

Já nos cabelos, o óleo de macadâmia proporciona uma maior nutrição dos fios deixando-os mais fortes e hidratados, o que resulta em cabelos mais saudáveis, sedosos, macios, com volume controlado, fáceis de pentear e com muito mais brilho. Os ômegas 3 e 6 que também são abundantes nessa substância, são considerados gorduras boas e com alto potencial hidratante, o que estimula o crescimento, melhora a elasticidade e oferece efeito condicionante aos fios.

Tudo isso ocorre porque além de nutrir, o óleo forma uma barreira que protege os fios dos desgastes provocados por tratamentos químicos como tinturas, reflexos e alisamentos devolvendo a saúde dos cabelos.

Uma das principais vantagens do óleo de macadâmia em relação aos outros disponíveis no mercado, é que ele não deixa o couro cabeludo com aspecto oleoso. Como possui alto poder de absorção, em questão de minutos ele é absorvido pelos fios.

Quem pode usar?

Indicado para todos os tipos de cabelo, o óleo de macadâmia tem tudo para se tornar o queridinho das mulheres que possuem cabelos enrolados ou cacheados, uma vez que além de todos os benefícios já citados, ele também tem ação regenerativa e ajuda a controlar o volume dos cachos sem que eles percam o seu formato. Quem possui cabelos oleosos pode usar o produto, mas com a frequência menor, em comparação com quem tem cabelos ressecados.

Como usar o óleo de macadâmia?

A utilização do produto é simples. Com os cabelos secos ou molhados, basta aplicá-lo na palma das mãos e esfregá-las para aquecer o produto e, em seguida aplicar no cabelo do comprimento às pontas espalhando-o uniformemente.

Onde encontrar?

O óleo de macadâmia já pode ser encontrado em perfumarias, casas de cosméticos e demais lojas do ramo. Além disso, já é possível encontrar no mercado uma série de produtos que possuem a substância em sua fórmula. São xampus, condicionadores, máscara e leave-in de diversas marcas, mas de acordo com dermatologistas, quando misturado a outros ingredientes, a capacidade natural de hidratação da macadâmia pode ser reduzida, por isso, o melhor efeito pode ser obtido com o uso do óleo em si.

Ainda assim, várias empresas de cosméticos já incluem em suas fórmulas a macadâmia. A linha de produtos Inoar foi uma das empresas que apostou nessa novidade e inovou aliando os benefícios da macadâmia aos do óleo de argan criando uma linha de produtos completa que foi lançada em 2012 com destaque para o óleo de tratamento macadâmia com preço médio de R$60, variando entre as diferentes lojas.

Óleo de macadâmia: diferentes marcas e preços

Gostou da novidade? Então agora é só utilizar e tirar as suas próprias conclusões. Não se esqueça de compartilhar conosco nos comentários como foi a sua experiência com o óleo de macadâmia e se você recomenda ou não.

Comentários
Dicas relacionadas