Óleo de baobá proporciona mais beleza à pele, cabelos e unhas

Uma de suas grandes vantagens é nutrir o couro cabeludo, ajudando a evitar a queda, além de hidratar e proteger os fios

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Não é de hoje que os óleos são grandes aliados nos cuidados com a beleza da pele e dos cabelos. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, dos benefícios do óleo de babosa para os fios? Ou ainda, do óleo de amêndoas para a hidratação da pele? Entre muitas outras opções!

Neste contexto, um óleo de nome nem tão popular assim, mas que oferece benefícios incríveis para cabelos, pele e unhas é o óleo de baobá. Você já conhece?

Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, comenta que baobá é uma árvore muito antiga, que leva até 60 anos para dar fruto. “Seu óleo é fino, de baixa densidade, nutritivo, com oligoelementos e vitaminas, como o ômega-6 e ômega-9 e vitamina E. Ele é antioxidante, ajuda na hidratação e na elasticidade tanto da pele como dos cabelos”, explica.

Saiba mais sobre o óleo de baobá e aprenda como usá-lo para usufruir de seus benefícios para a pele, cabelos e unhas.

9 benefícios e usos do óleo de baobá

Conheça as incríveis vantagens de usar o óleo de baobá, de acordo com a cosmetóloga:

Leia também: 14 truques de beleza caseiros e baratos

1. Dá mais brilho e proteção aos cabelos

Foto: iStock

Roseli explica que, como este óleo tem ácidos graxos, é absorvido pelo cabelo e traz vários benefícios, como, por exemplo, o aumento do brilho dos fios.

“O óleo protege ainda os fio da irradiação do sol, da água do mar e do cloro da piscina. Mantém a cor por mais tempo, pois previne o desbotamento”, acrescenta a esteticista.

Como usar: você pode aplicar algumas gotas nas mãos, friccionar para espalhar e aplicar no comprimento e nas pontas, conforme orienta Roseli.

2. Nutre o couro cabeludo e evita a queda

Foto: iStock

A especialista explica que o óleo pode ainda ser usado diretamente no couro cabeludo, para ajudar a nutrir, desintoxicar e até evitar a queda dos fios.

Como usar: aplique uma vez por semana o óleo somente no couro cabeludo, antes do banho, com uma leve massagem. Depois lave o cabelo normalmente.

Leia também: 9 formas de usar o óleo de coco nos cabelos e usufruir dos seus benefícios

3. Restaura o fio

Foto: iStock

Roseli afirma que o óleo de baobá, quando usado no comprimento dos cabelos, ajuda a restaurar os fios, deixando os cabelos mais saudáveis e, naturalmente, mais bonitos.

Como usar: pode-se aplicar o óleo antes do banho, duas vezes por semana. Em seguida, lave os cabelos como de costume (com xampu e condicionador).

4. Tonifica, hidrata e protege as unhas

Foto: iStock

O óleo de baobá tonifica e protege a película da unha, hidratando e melhorando a elasticidade e evitando que a cutícula fique dura. “Na Europa, por exemplo, eles são contra cortar a cutícula e usam muito um óleo para deixar emoliente. Usando este óleo, você não vai nem precisar tirar, só empurrar a cutícula”, comenta Roseli.

Como usar: a dica da esteticista é mergulhar as unhas em um óleo de gergelim morno (comprado a frio em casas de produtos naturais), deixar por cinco minutos, lavar (com água e sabonete) e aplicar o óleo de baobá (menos de uma gota) na base (matriz) da unha. Massagear. Você pode fazer esse tratamento um dia antes de esmaltar as unhas e pode fazer nas mãos e também nos pés.

5. Evita fissuras nas unhas

Foto: iStock

Roseli acrescenta que, nas unhas, vão acontecendo também as fissuras, estrias, deixando-as feias. E o óleo vai evitar esses problemas, mantendo as unhas íntegras e bonitas.

Leia também: Babosa: conheça seus inúmeros benefícios à saúde e à beleza da mulher

Como usar: massageie o óleo e aplique escova de cerdas naturais. Isso também ajuda a hidratar as unhas.

6. Hidrata os lábios

Foto: iStock

Nos lábios, esse óleo pode ser usado para hidratar e remover as pelinhas, conforme destaca Roseli.

Como usar: basta aplicar ao redor dos lábios, fazer um exercício de friccionar um lábio no outro, prendendo e soltando, para ativar a circulação. Outra dica é aplicar o óleo e cobrir com um papel filme por 10 segundos.

7. Mantém a pele do rosto hidratada

Foto: iStock

No rosto, o óleo de baobá penetra na pele e vai equilibrar os lipídeos, que é a proteção natural, mantendo a pele da face mais bonita e protegida.

Como usar: aplique duas gotas do óleo misturadas com gotas de água. Massageie.

Leia também: 9 receitas caseiras de beleza com abacate

8. Hidrata a pele do corpo sem deixá-la muito oleosa

Foto: iStock

Roseli explica que, como o óleo é totalmente absorvido pela pele, ele hidrata sem incomodar (sem deixa a pele “melecada”).

Como usar: a dica é aplicar algumas gotas do óleo durante o banho.

9. Hidrata os calcanhares

Foto: iStock

O óleo de baobá pode também ajudar a evitar a “crosta” que pode se formar nos calcanhares, deixando assim os pés hidratados e macios.

Como usar: aplique algumas gotas do óleo nos pés durante o banho ou antes de dormir. Você pode ainda aplicar o óleo e, na sequência, colocar uma meia de algodão para dormir com ela. Assim a hidratação é intensificada.

Efeitos colaterais e contraindicações do óleo de baobá

Roseli destaca que o óleo é orgânico e não tem contraindicações. “Ele ajuda na desintoxicação e aumenta a defesa natural da pele”, diz.

Porém, o óleo de baobá não deve ser usado em excesso, nem na pele, nem nos cabelos. Especialmente as pessoas com pele ou cabelos oleosos devem ter cuidado com o uso inadequado deste e de outros óleos.

O mais indicado, aliás, é usá-lo de acordo com orientações de um profissional esteticista, dermatologista ou cabeleireiro.

Agora você já sabe que, se usado de forma correta, o óleo de baobá pode ser um grande aliado da saúde e beleza dos cabelos, das unhas e da pele. Não vai deixar de testar né?

Assuntos: Pele

Dicas pela Web
Comentários