7 produtos oil free para incluir na sua rotina de skincare

Escrito por
Atualizado em 09.07.21

iStock

Por
Atualizado em 09.07.21

As peles mista e oleosa exigem cuidados especiais na escolha dos produtos para proteger e hidratar. Assim, é possível evitar a acne e a sensação de ter o creme escorrendo pelo corpo. Para entender melhor, confira a explicação da dermatologista Daniela Bellucci (CRM 89858 SP | RQE 47885 | RQE 30927), da Clínica Silk, e os produtos oil free separados para você:

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é oil free

Daniela Bellucci: “Os produtos oil free são aqueles que possuem uma quantidade muito pequena ou não possuem nada de óleo em sua composição. Eles são indicados, principalmente, para pessoas com pele oleosa, evitando aquele brilho excessivo. A pele oleosa é muito comum nas mulheres brasileiras. Vários fatores contribuem para isso, desde questões genéticas até desequilíbrios hormonais. A indústria de produtos dermatológicos tem investido muito em produtos sem óleo para atender exatamente este público. Hoje, já é possível encontrarmos filtros solar, hidratantes, bases, entre outros, que não aumentam a oleosidade. Muito pelo contrário, alguns ajudam a controlá-la.”

7 melhores produtos oil free para uma pele sempre linda

Veja agora quais são os produtos oil free que você precisa conhecer:

1. Sérum Primer Hidratante Noite Max Love – $

Sérum de uso noturno, altamente hidratante. Funciona como um primer, preparando a pele para receber a maquiagem e hidratando sem deixar a pele oleosa. Auxilia a combater as rugas e linhas de expressão, por conter colágeno e vitamina B5.

“A minha pele andava ressecada e comecei a passar ele e melhorou muito. Tenho usado ele todo dia à noite antes de dormir, porque eu dificilmente saio à noite, e assim, a textura da pele melhorou bastante. E de manhã, quando eu acordo, a pele não tá oleosa, ela tá sequinha, com um toque gostoso.” – Daniele Serrano

2. Neutrogena Creme Hidratante Facial Oil free – $$

Indicado para todos os tipos de pele, ele não contém álcool e é hipoalergênico. Pode ser usado diariamente e tem FPS 15. Deve ser usado com a pele limpa e possui textura leve, de fácil aplicação.

“Ele é um hidrante leve, não chega a ser um gel, porém espalha fácil na pele e logo já some. […] gosto dele, pois dá uma sensação de pele hidratada o dia todo, mesmo não sendo matte.” – Beleza com Tai

3. Sérum Facial VITAMINA C Coisas de Pele – $$

Além de ser oil free, o produto é orgânico e possui vitamina C, assim, ajuda a prevenir e reduzir as rugas e linhas de expressão. O recomendado é aplicar com a pele limpa, antes da maquiagem durante o dia, mas também pode ser usado à noite.

“A proposta aqui que eu gostei é de ser oil free, porque a minha pele é mista para oleosa e é muito difícil eu achar uma vitamina C que dê certo com ela. O que eu gostei muito dessa vitamina é ela não ser oleosa, porque a vitamina C, a tendência de todas, é de ser um pouco mais oleosa.” – Julli Beauty

Publicidade

4. Hidratante Facial Tracta Pele mista a oleosa FPS 30 – $$

Possui três importantes ingredientes: o P-Refinyl, responsável por diminuir a produção de oleosidade e diminuir os poros; o Flucogel, para hidratação a pele; a Vitamina E, para combater os sinais de envelhecimento. É um tratamento completo para peles mistas a oleosas.

“Esse produto é em gel e tem uma secagem rápida, além de ser uma ótima opção de produto 2 em 1 (hidratante e protetor solar). Ele é um produto de longa duração, feito para durar na sua pele, o dia todo. Indico muito esse produto, uso e acho incrível!” – Bárbara Correa

5. Protetor Solar Anthelios Airlicium FPS 70 La Roche-Posay – $$$

Protetor solar sem cor indicado para peles oleosas. Sua textura não pesa ou derrete e protege por até 12h. É em gel creme e deve ser aplicado sempre 30 minutos antes de se expor ao sol.

“Eu uso esse protetor solar faz uns 8 anos… Espalha bem, absorve tudo, seca rápido, não esfarela e parece que some do rosto. A textura é um gel-creme mesmo, o FPS 70 é mais grosso que o FPS 30, mas isso não é uma coisa que fez diferença para mim na utilização e eficiência. Deixa um glow de pele saudável, mas, ao mesmo tempo, ele é matte e de toque superseco.” – Maísa Testa

6. Effaclar Mat da La Roche-Posay – $$$$

Hidratante para pele oleosa ou com tendência a oleosidade. Além de combater o brilho, também ajuda a reduzir o tamanho dos poros e pode ser usado pela manhã ou noite, sempre após lavar o rosto.

“Vocês podem ver que ele é bem firme. Não é um produto que escorre. Quando você pega o produto e espalha, ele já fica transparente e fica muito levinho. Ele já vira um gel. Ele não tem nenhuma textura em creme, ele tem uma textura em gel.” – Carol Ramos

7. Sérum Normaderm Phytosolution – $$$$

É um fortalecedor para pele oleosa e acneica, com 6 ingredientes ativos, incluindo o ácido hialurônico. Protege a pele contra as agressões diárias, como a poluição, e ajuda a corrigir pequenas imperfeições. Além disso, é rapidamente absorvido pela pele.

“A embalagem dele é de vidro e vem 50 ml. Ele é branquinho, mas, se mexer, ele logo fica transparente. A textura dele é bem levinha, fica uma textura de água na pele, mas passou um minuto a pele logo absorve. Eu acredito que realmente ele ajudou a reduzir as espinhas e que não aparecessem espinhas novas no meu rosto.” – Carol Ramos

A dermatologista Daniela ressalta que “a oleosidade, na medida certa, é importante para a proteção da pele, por isso não podemos utilizar produtos que acabem totalmente com a gordura natural. Isso pode causar outros problemas, inclusive o estímulo de produção de gordura para compensar essa falta. De forma geral, precisamos ter um equilíbrio saudável, e isso só é possível com cuidados diários, como higienização da pele, hidratação, uso de filtro solar e alimentação adequada.”

Mais informações sobre oil free

Que tal conhecer mais detalhes sobre produtos oil free? Para isso, vem ver a seleção de vídeos abaixo:

Publicidade

Protetor solar oil free é só para pele oleosa?

A YouTuber faz uma comparação entre vários protetores solares oil free e explica quando são realmente indicados para a pele oleosa. Ela cita a importância de verificar isso antes de aplicar o produto na pele.

Dicas e produtos oil free para pele com acne

Cita dicas para quem tem muitas espinhas na pele, comentando sugestões de produtos oil free para serem usados antes da maquiagem e para hidratar o rosto.

Melhores hidratantes para pele oleosa

O vídeo fala da importância de hidratar a pele oleosa e cita produtos favoritos da YouTuber. Ela comenta os efeitos, se é nutritivo ou refrescante após a aplicação. Focou em itens mais baratos e nacionais.

Como você pode ver, os produtos oil free não contêm óleo em sua composição, porém não são exclusivos para a pele mais oleosa. O melhor é conversar com sua dermatologista para escolher o protetor solar e o hidratante que mais se adéquam a sua pele. Agora, aproveite e saiba mais sobre a pele oleosa nesse guia completo!

Assuntos: Cosméticos, Pele