O que pode ser colocado na lava-louças?

Acabe de vez com as dúvidas sobre quais utensílios podem ou não ser colocados na lavadora

Escrito por Deborah Busko

Poupar tempo na hora de lavar os utensílios de cozinha é um grande atrativo da lava-louças. Não há segredos sobre como usar a lavadora de louças. Geralmente os procedimentos são bem simples e a maioria dos itens usados na cozinha pode ser colocada na máquina. Porém, o assunto ainda gera dúvidas.

Para acabar com de vez com elas, confira as orientações abaixo e descubra o que pode ou não ser colocado na lava-louças. Não se esqueça de que para economizar água e energia, o melhor é só usar a máquina na sua capacidade máxima, mas sem sobrecarregá-la.

Pratos

A maioria dos pratos vendidos atualmente pode ir para a lavadora sem problema algum. Apesar de parecerem frágeis demais para esse tipo de lavagem, as porcelanas geralmente possuem uma camada de verniz que serve como proteção e evita os danos à decoração e por isso, também são seguras para a lava-louças.

Caso você tenha alguma dúvida se seus pratos podem ou não ir para a lavadora, consulte o fabricante ou pergunte ao vendedor antes da compra.

Talheres

Os talheres em aço inoxidável e em prata podem ir para a lava-louças, porém é preciso tomar algumas precauções. Entre elas, enxaguar os talheres antes se houver contato com alimentos ácidos e com sal, pois eles podem provocar manchas.

Ao carregar a cesta de talheres, evite sobrecarregá-la. Se os talheres ficarem amontoados, pode ser que a água não enxague todas as superfícies. Objetos com cabo de madeira ou colados não devem ir para a lavadora, pois podem se soltar.

Panelas

As panelas feitas em aço inox e as com revestimento antiaderente podem ser colocadas na lava-louças, sem problemas. Já para as panelas com pegadores de madeira, de barro, de pedra sabão e cobre, melhor fazer a lavagem à mão.

No caso das panelas de alumínio, consulte o fabricante para saber se a lavagem na máquina é permitida, pois nem todas são recomendadas e é melhor não correr o risco de estragá-las.

Vidros

Os vidros comuns e travessas que vão ao forno podem ser lavados na máquina. Os mais delicados e os cristais, no entanto, não devem ser colocados na lava-louças, a não ser que contenham a indicação de que é permitido esse tipo de lavagem.

Nãos posicione copos muito perto uns dos outros, já que a água corre em alta velocidade durante a lavagem e o resultado pode ser alguns deles trincados ou quebrados. Muito sabão pode riscar os copos e utensílios em vidro, portanto, não exagere no detergente e só use produtos específicos para lavadoras.

Plásticos

Apenas os recipientes plásticos indicados devem ser colocados na lava-louças. Os que não possuem etiquetas com essa informação, devem ser lavados manualmente, com água morna e detergente suave. Isso porque a água em temperatura muito alta usada na lava-louças torna o material plástico mais flexível e no processo de resfriamento, podem ocorrer deformações no produto.

Assuntos: Cozinha, Limpeza

Para você