O que fazer com o 13º salário

Saber usar corretamente o dinheiro extra pode ser a solução para começar o ano com o pé direito

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Para quem passa o ano todo apertado, esperando este momento, eis que ele bate à porta: o 13º salário é o presente de Natal preferido da maioria dos brasileiros. A grande dificuldade é usar esse dinheiro, de fato, para cumprir aqueles propósitos financeiros feitos durante o resto do ano. O que é preciso fazer, então, para que o 13º renda mais?

Pague contas atrasadas

Normalmente, durante o ano, acumulamos algumas contas que acabam ficando para trás, porque excederam o orçamento mensal planejado. Ao receber o 13º, faça um levantamento das contas a pagar e, se possível, renegocie com os credores para pagar o débito à vista. Muitos deles não terão problemas em oferecer bons descontos, uma vez que você estará se colocando à disposição para quitar a dívida de uma só vez.

Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e contabilidade (Anefac), a maioria dos brasileiros que receberão o 13º salário em 2012 optará por utilizá-lo para quitar contas em atraso. Cerca de 75% dos entrevistados pela Anefac afirmou que faria uso do dinheiro extra para se livrar dessas pendências financeiras.

Caso escolha essa opção, lembre-se de pagar, em primeiro lugar, as dívidas referentes ao seu cartão de crédito, já que a cobrança de juros normalmente é alta e o valor pode aumentar rapidamente, quanto mais tempo você demorar para pagar. Para evitar que esse problema se repita no próximo ano, procure planejar melhor seus gastos e gerenciar seu orçamento.

Poupe para um propósito maior

Se você não tiver dívidas esperando para serem quitadas, por que não guardar o 13º salário integralmente? Você pode aplicá-lo na em uma poupança ou fundo de renda fixa, enquanto espera a melhor oportunidade para investi-lo em um projeto maior. Para isso, pegue caderno e lápis e defina prioridades para o ano que se inicia. O que você gostaria de comprar? Um apartamento, um carro novo, seu próprio negócio? Tudo é possível quando há planejamento e seu 13º pode ser o início de um projeto que vai melhorar sua vida.

Use em um projeto de curto prazo adiado há tempos

Quase toda mulher tem pequenos projetos que acaba adiando por nunca dispor da quantia necessária para realizar. Esses pequenos desejos estão longe de ser um pecado e – se você não pretende investir em algo maior e não tem contas em atraso – o 13º pode ser uma boa oportunidade para finalmente tirar os planos da sua imaginação.

Aqui entram aquela viagem incrível que você gostaria de fazer, a cirurgia plástica há tanto tempo desejada, a troca de móveis e eletrodomésticos, enfim, coisas com as quais você sonha e que não demandam uma quantidade tão grande assim de dinheiro. Se esse for seu caso, gaste sem dó, afinal não é qualquer uma que chega ao fim do ano com dinheiro disponível para essas regalias e, se você o fez, esteja certa de que merece dar a si mesma um presente em grande estilo. Não se sinta culpada por não guardar cada centavo, lembre-se sempre de que é preciso economizar, mas dinheiro serve, principalmente, para nos dar conforto.

Para você