O que é melhor: usar óculos ou lentes?

Veja as vantagens e desvantagens de cada um para a correção de problemas da visão

Escrito por Andressa Dias
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Hoje, quem sofre com problemas de visão não precisa mais necessariamente viver usando óculos. Além desta opção, existem também as lentes de contato e ainda, a cirurgia de miopia.

Há quem prefira usar somente óculos e quem prefira colocar lentes de contato, pois cada pessoa se adapta melhor a um tipo de tratamento e há, ainda, quem alterne entre o uso dos dois. Por isso, é importante conhecer os prós e os contras do uso de cada tratamento para problemas da visão para então escolher qual é o ideal para você.

Vantagens e desvantagens do uso dos óculos

A principal vantagem do uso dos óculos para correção de problema de visão é que ele não oferece riscos à saúde ocular, pois eles não tocam o olho, como o caso das lentes de contato. Os óculos são a forma de tratamento mais tradicional para este tipo de problema e podem ser encontrados nas mais variadas formas, cores e preços.

Por outro lado, o uso dos óculos pode causar alguns desconfortos porque distorcem a visão periférica. Outro aspecto negativo dos óculos é que podem quebrar, sendo que há necessidade de tomar bastante cuidado com eles. Os óculos também podem ser considerados nada atraentes para a aparência, mas isso é uma questão pessoal.

Outro ponto negativo dos óculos é que são menos práticos, por exemplo, se a pessoa pratica esportes mais agitados como handebol ou vôlei, ela pode se machucar ou quebrar os óculos durante o jogo. E praticar a atividade física sem os óculos pode ser difícil, se o problema de visão que a pessoa tem é grave.

Vantagens e desvantagens do uso das lentes de contato

As lentes de contato são uma alternativa mais prática em alguns aspectos, se comparada aos óculos. Elas podem ser usadas durante a prática de esportes, sem você ter o medo de quebrá-las. Além disso, não alteram sua aparência, pois são quase imperceptíveis. Outra vantagem do uso de lentes de contato é que ela proporciona uma melhor correção da visão.

Porém, as lentes de contato exigem mais cuidados, higiene e tempo de dedicação para que seu uso não seja prejudicial à saúde ocular. É preciso mantê-las sempre limpas, ficar atento ao prazo de validade e nunca dormir com a lente.

Outro contra do uso de lentes é que na hora de colocá-las, a pessoa precisa ter o máximo cuidado possível para não contaminar as lentes com impurezas presentes nos dedos e nas unhas. Também é preciso ter capricho no que se refere ao seu armazenamento, o qual deve ser feito no frasco específico e embebido em solução apropriada para este fim.

Por fim, é importante consultar o oftalmologista para saber exatamente qual é o seu problema e qual seria a melhor alternativa para corrigi-lo. É possível que a cirurgia seja uma solução e que você não precise mais nem de óculos e nem de lentes. Porém, se esse não for o caso, não deixe de optar por um tratamento, escolha o mais confortável para você e mantenha sua vista saudável.

Para você